Ter uma equipe com alta produtividade é sem dúvidas, um dos principais objetivos de uma empresa. Isso porque, um time produtivo é reflexo de colaboradores felizes com seu trabalho e que possuem uma rotina otimizada.
Para facilitar os processos, surgem novas ferramentas para tornar o dia a dia da empresa mais otimizado. À medida que a tecnologia se expande, as tarefas manuais estão dando lugar às soluções mais flexíveis e informatizadas.
Os dados agora são o ativo mais valioso de uma empresa e, com as ferramentas certas, certamente levarão a melhores resultados.
Por isso, neste artigo, mostraremos a importância desses sistemas e os que mais importam para sua empresa. Vamos lá?
Por que investir em ferramentas de gestão empresarial?
Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Esta é a quarta revolução industrial, estamos vivendo isso agora. De modo geral, a Indústria 4.0 é caracterizada pela automação.
Com computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e tecnologias de big data, empresas e indústrias estão investindo na integração profunda de tecnologia e processos de produção.
Quando falamos especificamente de gestão empresarial, ao investir em um sistema que automatiza processos e gera dados em tempo real, estamos entrando nessa era pós-digital.
Portanto, as decisões são baseadas em uma ampla interpretação dos dados. Deixando de lado opiniões infundadas e comece a trabalhar com base em dados reais sobre clientes, funcionários, condições da empresa e o mercado em geral.
Como resultado, as empresas podem notar diferenças como:
- Integração de processos;
- Relatórios mais precisos;
- Aumento da satisfação dos funcionários;
- Acompanhamento de métricas em tempo real.
Além desses pontos, outro importante benefício do uso dessas ferramentas na gestão empresarial é o aumento da produtividade dos funcionários. Isso acontece devido à otimização de tempo e recursos humanos.
Principais ferramentas para potencializar a produtividade
Como mencionamos anteriormente, essas ferramentas ajudam os colaboradores a terem resultados cada dia melhores. Elas fornecem suporte real para o trabalho diário em várias áreas e permitem que a empresa funcione de maneira ágil e eficiente.
Para te ajudar, separamos 4 principais ferramentas de gestão empresarial que potencializam a produtividade da sua equipe:
- CRM
Um dos softwares de gerenciamento de negócios mais populares e amplamente utilizados atualmente é o crm, que se traduz em gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Além de monitorar o trabalho dos vendedores, essa ferramenta também pode ser usada para gerenciar clientes. Ela possui diversos dados e informações que podem ser registrados através de relatórios e gráficos gerados em tempo real.
Além disso, atualmente é possível encontrar sistemas de crm gratuitos no mercado. Assim, é possível encontrar a que melhor atende a sua empresa e fazer um teste antes de adquirir a versão paga — que consequentemente oferece ainda mais serviços.
Por meio dessa ferramenta, é possível armazenar e acompanhar a evolução e acompanhamento das áreas, agendas dos clientes, seus históricos e desempenho das equipes.
Outra vantagem de um crm online free é que, ao rodar na nuvem, ele permite que toda a equipe acesse rapidamente a ferramenta a partir de seus dispositivos móveis – útil para vendedores externos, por exemplo.
- ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning) é outro bom exemplo de ferramenta de gestão empresarial que integra todos os processos da empresa por meio de automação, controle e otimização.
Isso significa não apenas a gestão do negócio, mas também todos os departamentos (financeiro, administrativo, controle de estoque, etc.).
O objetivo do ERP é estabelecer um fluxo de informações que ajude a melhorar a cadeia produtiva e a tomar melhores decisões.
- Inteligência de Negócios (BI)
Outra ferramenta importante é o uso do BI, ou “Business Intelligence”. Na verdade, este sistema é a cara da já mencionada Indústria 4.0.
A inteligência de negócios é um método de coleta e análise de uma série de dados (internos e externos) relacionados à sua empresa e ao mercado, após essa análise, você poderá obter informações relevantes para o seu dia a dia.
Este é um ótimo complemento para a gestão de vendas de uma empresa, pois os dados coletados podem prever necessidades e problemas e aumentar as vendas. Portanto, pode-se dizer que o software de BI é o braço direito do controle de leads.
- Automação de Marketing
Combinar os departamentos de marketing e vendas é uma boa estratégia para a empresa. Afinal, a primeira responsabilidade é atrair pessoas que possam se tornar clientes e a segunda é fechar a venda.
Portanto, o quarto e último exemplo de um dispositivo de gerenciamento de negócios é o uso de ferramentas de automação e gerenciamento de marketing.
Eles ajudam a criar fluxos totalmente automatizados com base no comportamento de clientes em potencial na Internet (compras, visitas e outras informações). Isso economiza muito tempo e aumenta a produtividade dos funcionários.
Portanto, o software pode ajudar a preparar potenciais clientes e torná-los interessados em comprar.
Assim, após a confirmação, a equipe de vendas (e seu comercial crm) irá para onde o negócio está fechado e colocará em prática a estratégia que faz mais sentido para aquele perfil de cliente.
Como você pôde ver, as ferramentas de gestão de negócios são mais do que apenas vender software técnico. Eles atuam como sistemas e, se usados em conjunto com sua estratégia de negócios, os resultados surgem com o tempo.
Por exemplo, uma ferramenta de CRM alinhada à inteligência de negócios pode ter um impacto significativo nos resultados e produtividade da empresa.
Isso porque, além dos processos organizacionais, elas fornecem os dados e insights que tornam suas equipes cada vez mais eficientes e confiantes nos resultados.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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