Nós do Google passamos muito tempo pensando sobre otimização de buscas (search engine optimization, ou SEO). E não é para menos, já que esse é o coração do nosso negócio.

É claro, há várias outras formas de estimular tráfego para o nosso site. Mídia paga, posts em redes sociais e anúncios em display são apenas alguns deles. Mas quando o SEO é bem feito, ele pode ser uma estratégia importante – e com bom custo-benefício – para o crescimento orgânico. Para se ter uma ideia, pesquisas feitas pela empresa de analytics Parse.ly mostram que cerca de metade dos direcionamentos externos para plataformas de conteúdo no ano passado ocorreram via Google Search.

Para explorar o SEO ao máximo, no entanto, você precisa ficar por dentro de todas as atualizações do Google Search. E internamente também é assim. No Google, somos donos de 7 mil sites gerenciados por centenas de produtos e equipes de marketing ao redor do mundo. Mais de 200 mudanças são feitas nesses sites todos os dias, e isso pode afetar o SEO de algumas páginas. E como os sites do Google recebem do search o mesmo tratamento de qualquer outro que esteja na internet, a nossa equipe segue as mesmas diretrizes dadas aos webmasters de fora da empresa.

É por isso que montamos uma estratégia consistente de SEO, com a qual podemos contar sempre – e com a qual qualquer administrador de site pode aprender.

1. Para grandes resultados de SEO, comece pequeno

Isso pode parecer simples, mas focar em mudanças pequenas e incrementais na estratégia global de SEO pode trazer ganhos consideráveis ao longo do tempo. O site Google Meu Negócio, por exemplo, quase dobrou seu tráfego orgânico1. Isso se deu em parte porque a sua equipe implementou várias boas práticas fundamentais da web, por exemplo, mostrando aos mecanismos de busca que URLs indexar, ao implementar páginas canônicas.

É claro que correlação não indica necessariamente relação causal, mas vários sites do Google têm tido crescimentos orgânicos fortes depois de fazer algumas dessas mudanças simples de SEO.

Por dentro do marketing do Google: 3 maneiras de pensar no SEO do seu site

Caso você tenha dificuldades para identificar alguns dos problemas que seu site enfrenta, um ótimo lugar para começar é o Search Console, a nova ferramenta de inspeção de URL.

2. Não tenha medo das mudanças: aceite-as

Os recursos de search estão sempre evoluindo para entregar o conteúdo mais relevante aos usuários e dar conta das mudanças do seu comportamento. Por exemplo, mais de 50% do tráfego online hoje vem do mobile, e, em resposta, o Google Search vem se adaptando com rapidez, desenvolvendo tecnologias novas como o AMP e o Progressive Web Apps.

É fácil se sentir sufocado pelas mudanças, mas internamente descobrimos que, quanto mais aceitamos e experimentamos com essas novidades, melhores são os resultados do nosso SEO. Por exemplo, no ano passado focamos em consertar os erros do Google Search Console, implementando dados estruturados e adicionando a tecnologia AMP ao site do Think with Google. Depois que arrumamos um erro comum de AMP em algumas URLs, as nossas impressões aumentaram em 200%. Também vimos que  melhorar o nosso conteúdo como um todo pode ter nos ajudado a aparecer com mais frequência nos snippets em destaque na busca, o que trouxe mais 1.000 impressões diárias.

Por dentro do marketing do Google: 3 maneiras de pensar no SEO do seu site

3. Quando der, consolide

Pode ser que você sinta vontade de criar vários sites, com conteúdos bem parecidos entre si, mas visando atingir diferentes perfis de consumidor ou diferentes regiões e localizações. Isso, na verdade, é algo que fizemos aqui no Google. Uma auditoria revelou recentemente que, ao longo dos anos, desenvolvemos muitos sites praticamente iguais com base em campanhas e metas de marketing diferentes.

Mas essa abordagem tem um problema. O conteúdo duplicado não é confuso apenas para os usuários, mas também para os mecanismos de busca. Criar um único site que seja ótimo, em vez de criar vários sites minúsculos, é a melhor forma de estimular o crescimento orgânico ao longo do tempo.

Por exemplo, depois dessa auditoria, decidimos reformular os nossos sites de marketing e focar no Google Retail. Limpar os seis sites antigos, consolidar o seu conteúdo e concentrar nossa energia apenas em um grande site dobrou a taxa de cliques nos CTAs do site e aumentou o tráfego orgânico em 64%2.

Por dentro do marketing do Google: 3 maneiras de pensar no SEO do seu site

Essa lição é clara: a performance é importante, mas uma estratégia bem-sucedida de SEO precisa levar em conta todo o seu ecossistema online.

Aplicando a estratégia de SEO do Google no seu site

Assim como toda empresa, o Google nem sempre acerta no SEO, e estamos constantemente trabalhando para melhorar nossos próprios sites. Mas, focando nessas três áreas, conseguimos construir uma estratégia de SEO flexível o bastante para se adaptar a novas mudanças, sólida o bastante para obter resultados impressionantes e adaptável o bastante para ser aplicada em qualquer site.

Pronto para colocar sua estratégia de SEO em prática? Aprenda mais com nosso guia de SEO para iniciantes.

Fonte: Sean O’Keefe – Contributor, Website Optimization at Google

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