Ter um bom alcance no YouTube depende da qualidade das suas estratégias e dos materiais que um canal produz. Essa plataforma hospeda os vídeos e facilita o compartilhamento deles.

É considerada uma das redes sociais mais usadas no Brasil e a tendência é que continue crescendo, tendo em vista que os vídeos se tornaram o principal tipo de conteúdo consumido pelos usuários.

Inclusive, muitos especialistas acreditam que o YouTube vai substituir a televisão, já que ele conta com bilhões de visualizações todos os dias. Mas isso também quer dizer que as empresas presentes nesta plataforma podem alcançar um número elevado de pessoas.

Por essa razão, é visto por diferentes marcas como uma das principais estratégias para potencializar as ações de marketing.

Ter um canal no YouTube é a melhor maneira de divulgar o seu negócio, melhorar o relacionamento com o cliente, manter sua audiência informada e aumentar as oportunidades do negócio.

Só que, muito além de publicar vídeos, o YouTube também oferece outros recursos. Neste artigo, vamos explicar a importância de criar conteúdos para essa plataforma, conversar um pouco sobre o YouTube Analytics e como medir seu alcance dentro dele. Acompanhe!

Importância de criar conteúdos para o YouTube

Existem diversas razões que explicam a importância para uma empresa criar conteúdos que serão veiculados no YouTube.

Em primeiro lugar, ele demonstra que empresa se mantém atualizada, tendo em vista que estamos falando de uma plataforma que reúne materiais sobre diferentes assuntos, como:

  • Viagens;
  • Dicas fitness;
  • Saúde;
  • Culinária;
  • Música;
  • Cinema.

Há muita variedade e, por esse motivo, se uma empresa de sala aluguel por hora quer ter uma boa interação com o público e conquistar um excelente retorno, deve trabalhar com as estratégias certas.

Os usuários costumam acessar essa plataforma durante suas horas livres ou quando querem saber um pouco mais sobre determinado assunto.

Você pode trabalhar com o YouTube criando anúncios, mas eles não são a única forma de estar presente nesse canal. Seu negócio pode criar vídeos próprios e até mesmo colaborar como os materiais de outras empresas.

As organizações têm acesso a um botão conhecido como insight. Ele está presente em todos os vídeos e oferece informações relacionadas aos dados demográficos de quem visualizou sua publicação.

Com base nessas informações, suas próximas estratégias de marketing digital serão mais assertivas e direcionadas para as características do público-alvo.

O YouTube ainda disponibiliza um espaço para que os espectadores possam comentar sobre os vídeos publicados. Esses comentários podem ser usados como feedbacks, permitindo entender quais são as demandas da sua audiência.

Um fabricante de etiqueta colorida também tem a possibilidade de integrar seu canal do YouTube a outras mídias. Por exemplo, se você compartilhar a publicação nas redes sociais, elas podem se tornar mais interessantes para o seu público.

O conteúdo audiovisual consegue transmitir uma ideia positiva e clara sobre determinado produto ou serviço. Para complicar ainda mais sua estratégia, você pode inserir links que levam os usuários para outros canais da companhia.

Também não podemos nos esquecer do fato de que a publicação de vídeos no YouTube é totalmente gratuita, o que faz dele um espaço democrático e acessível a todos.

Entretanto, não basta apenas publicar os vídeos e esperar os resultados, visto que é necessário analisar o desempenho dos seus materiais.

Mas, e o que é o YouTube Analytics?

O YouTube Analytics nada mais é do que uma ferramenta criada pelo próprio YouTube, para monitorar o desempenho dos vídeos e do canal em si.

Ele reúne métricas em relatórios constantemente atualizados, possibilitando os criadores de conteúdos entenderem um pouco mais sobre diversas informações relacionadas à conta.

Por exemplo, é possível saber quais são as origens dos tráfegos, tempo de visualização dos espectadores, informações demográficas sobre eles, entre outros.

Sua principal característica é o fato de que um fabricante de parede de gesso 3d consegue avaliar diferentes questões a respeito de seus vídeos e assim monitorar o progresso de seu canal.

A ferramenta também oferece informações valiosas sobre o público-alvo do canal e o tipo de conteúdo que deve continuar criando para que suas publicações sejam cada vez mais bem-sucedidas.

É fato que uma estratégia de marketing digital vai muito além de números, mas a partir do momento em que uma empresa publica e compartilha vídeos dentro de suas estratégias de marketing, precisa se atentar a alguns fatores.

Por exemplo, ela precisa saber quem está assistindo os vídeos, o tipo de material que gera mais engajamento, por quanto tempo as pessoas consomem seus vídeos, se eles estão muito longos, curtos ou se podem explorar os assuntos mais a fundo.

O YouTube Analytics responde a essas perguntas com facilidade, algo fundamental para fazer valer a pena os investimentos nesse tipo de campanha.

Assim, se uma empresa de iluminação para festa profissional deseja criar seu canal nessa plataforma, ela precisa entender sua audiência e se essas pessoas se engajam com seus conteúdos.

É exatamente nesse processo que entra o YouTube Analytics, que traz informações valiosas sobre as pessoas que acessam os vídeos, mostrando quem são elas, seu gênero, faixa etária e o tipo de conteúdo que gostam de assistir.

Com base nessas informações, fica muito mais fácil aprimorar a estratégia e trabalhar com materiais engajadores.

Como medir o alcance de seus conteúdos na plataforma?

Como falamos anteriormente, não basta apenas criar um vídeo e publicá-lo no YouTube. É preciso monitorar o seu progresso para que assim você possa aperfeiçoar seus materiais e agradar o público.

A empresa deve compreender de que maneira sua audiência encontra seus vídeos e como essas pessoas se envolvem com eles. 

Para chegar a todas essas respostas, é necessário avaliar algumas métricas do YouTube Analytics, como:

1 – Visão geral da página

Ao acessar a sua página, o primeiro tópico que consegue ver é o desempenho geral dela e o nível de popularidade dos seus vídeos com o público.

Ou seja, um fabricante de caneca personalizada com foto pode saber a quantidade de pessoas que clicaram no vídeo e assistiram, além de saber se eles visualizaram ou não o vídeo completo.

Outra possibilidade é avaliar o total de minutos que os usuários passaram assistindo seus conteúdos. Por fim, também é possível analisar a duração média da visualização e ter uma ideia se os usuários estão assistindo os vídeos até o fim.

2 – Analisar a origem do tráfego

Se você sabe de que maneira as pessoas estão encontrando os seus vídeos, pode descobrir palavras-chave que têm melhor desempenho e aquelas que podem ser descartadas.

O YouTube Analytics oferece um relatório que mostra de que maneira o vídeo foi encontrado, além de outros tipos de métricas, como as que mostramos anteriormente.

3 – Tipos de dispositivos

Um fabricante de crachá personalizado também pode descobrir por qual tipo de dispositivo seus vídeos vêm sendo assistidos, se é por meio de smartphones, tablets, notebook, videogames, dentre outras possibilidades.

Se você percebeu que a maioria dos seus visitantes utilizam o celular para assistir os seus vídeos, é possível otimizá-los para esse tipo de dispositivo.

Também há a possibilidade de criação de listas de reprodução, tendo como base os assuntos tratados no seu canal, o que otimiza ainda mais a experiência dos seus visitantes.

4 – Informações sobre os inscritos

Do mesmo modo, uma empresa de câmera de monitoramento pelo celular pode ter acesso a métricas de engajamento, como a fonte do tráfego e quando os novos inscritos se inscreveram no canal.

O YouTube prioriza o envolvimento dos usuários no que diz respeito à classificação do conteúdo, portanto, é uma informação muito importante a ser analisada.

O número total de assinantes, como o próprio nome já diz, mostra quantas pessoas se inscreveram no canal durante certo período.

Se você perceber que alguns de seus conteúdos geraram um bom número de novos inscritos, pode apostar que eles têm boa qualidade.

5 – Likes e dislikes

Fabricante de mesa de centro madeira maciça pode descobrir de que maneira as pessoas estão respondendo aos seus conteúdos, por meio dos likes e dislikes.

Quando o número de likes é elevado, significa que uma boa quantidade de pessoas está gostando dos seus materiais. Isso também faz com que eles sejam bem ranqueados nos resultados de pesquisa.

Conclusão

O YouTube é uma plataforma importante para as estratégias de marketing de qualquer empresa. Por meio dele, a organização leva informação de qualidade para o seu público, ao mesmo tempo em que consegue se posicionar como autoridade dentro de seu segmento.

No entanto, para melhorar continuamente os vídeos e fazer seus investimentos valerem a pena, é imprescindível analisar as métricas disponibilizadas pelo YouTube Analytics.

Por meio dele, compreende-se um pouco mais sobre o desempenho de seus conteúdos e do seu canal como um todo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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