Medir o alcance no YouTube é essencial para quem deseja ter um bom desempenho ao trabalhar com essa estratégia. 

Isso porque não basta apenas criar os vídeos e esperar os resultados, é necessário analisar algumas métricas.

Já faz um tempo que o YouTube faz parte de nossas vidas e está entre os principais canais para veiculação de conteúdo, usados pelas empresas.

Ele se tornou tão importante porque o vídeo é o formato preferido entre os usuários da internet, porque ele facilita a compreensão do assunto, além de ser muito mais dinâmico do que os textos.

Dentro dessa plataforma, podemos encontrar vídeos dos mais diversos tipos e sobre as mais variadas pautas, por essa razão, o YouTube se tornou um dos principais sites para acessar informações.

Pessoas e empresas utilizam a plataforma com as mais diversas finalidades, inclusive, emissoras de TV e rádio também estão presentes nela.

Esse canal tem crescido tanto que alguns especialistas acreditam que ele vai substituir a televisão, mas para colher bons resultados, é necessário ter um bom alcance.

Neste vídeo, vamos mostrar a importância de criar conteúdo no YouTube, qual é o conceito de YouTube Analytics e de que forma medir o alcance das publicações.

Por que criar conteúdos no YouTube?

Uma empresa deve criar conteúdos para o YouTube por diversas razões. Uma delas é o fato de que essa plataforma ajuda a aumentar a visibilidade de uma marca.

Você precisa ter em mente que nem todas as pessoas que usam a internet acompanham as redes sociais todos os dias. 

Além disso, muitas não conhecem o seu blog, mas se você estiver no YouTube, pode falar com um número maior de pessoas.

Uma empresa no ramo de sala aluguel por hora também pode ganhar visibilidade por meio dos vídeos sugeridos. 

E uma vez que o YouTube também funciona como página de buscas, acaba sendo uma forma de divulgar ainda mais a sua marca.

Essa plataforma também estimula as organizações a criarem conteúdos de valor, algo muito importante dentro das estratégias de marketing.

O consumidor moderno não é facilmente influenciável e ele prioriza as empresas que geram valor para ele, por meio de materiais ricos e relevantes.

Aproveite o YouTube para mostrar soluções para o seu público-alvo e dar dicas que sejam realmente valiosas para essas pessoas.

É uma forma de mostrar que o seu negócio não está preocupado apenas em vender, mas também em atender às necessidades dos usuários.

Quanto mais conteúdos de valor você entregar, mais tempo as pessoas vão passar no seu canal, o que aumenta o engajamento.

Mas, mesmo diante dessa premissa, um fabricante de etiqueta colorida também pode divulgar seus produtos. 

Portanto, mesmo que o objetivo da produção de vídeos seja entregar conteúdos valiosos, eles também mostram um pouco sobre produtos e serviços.

Tanto é que o YouTube é considerado um canal excelente para que as pessoas possam conhecer marcas diferentes. Só que isso não quer dizer que você pode publicar propagandas o dia todo.

Lembre-se de que quem procura conteúdos no YouTube não quer comprar nada, apenas esclarecer suas dúvidas ou encontrar uma solução para o seu problema.

Por fim, mas não menos importante, a criação de conteúdos nessa plataforma também pode construir uma imagem de autoridade para o seu negócio.

Uma de suas principais características é a variedade de assuntos que podem ser abordados dentro da plataforma, como:

  • Moda;
  • Beleza;
  • Bem-estar;
  • Viagens;
  • Gastronomia;
  • Educação;
  • Cinema;
  • Literatura;
  • Saúde.

Isso significa que existe espaço para todos os nichos e todo tipo de organização pode conseguir reconhecimento. 

Para isso, é necessário entregar materiais de valor e informações ricas para o público.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, um fabricante de parede de gesso 3D precisa saber utilizar o YouTube Analytics.

O que é YouTube Analytics?

O YouTube Analytics é uma ferramenta criada pelo próprio YouTube para analisar métricas dentro da plataforma. Por meio dele, você monitora o desempenho dos vídeos e do canal como um todo.

É possível ter acesso a relatórios atualizados todos os dias, que entregam informações importantes, como origem do tráfego, dados demográficos, número de inscritos, compartilhamentos, tempo de visualização e comentários.

É por meio dele que acompanhamos as métricas e resultados do canal dentro do YouTube. 

Em outras palavras, conseguimos entender melhor se os materiais produzidos agradam ou não os usuários e o que pode ser feito para melhorá-los.

Portanto, estamos falando de uma ferramenta fundamental, que traz diversos benefícios, como a melhoria do desempenho dos seus conteúdos, mais qualidade aos materiais produzidos e obtenção de informações importantes sobre os seguidores.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, uma empresa de iluminação para festa profissional deve usar o YouTube Analytics do jeito certo.

Como medir o alcance dos seus vídeos

O YouTube Analytics é a ferramenta ideal para quem quer saber um pouco mais sobre o alcance de seus vídeos dentro da plataforma. 

Para isso, a primeira dica é usar a opção “Comparação”, localizada na parte superior da tela.

Existem muitas opções de dados disponíveis, mas para facilitar a medição, procure responder algumas perguntas específicas.

Por exemplo, você pode descobrir como está o desempenho do seu canal, o tipo de público que mais assiste seus vídeos e quais são os interesses dessa pessoa, além de medir o nível de engajamento.

Para obter as respostas de todas essas perguntas, existem algumas métricas que precisam ser avaliadas.

Dados demográficos dos visitantes

Um fabricante de caneca personalizada com foto precisa entender os dados demográficos de seu canal para que assim possa criar conteúdos cada vez melhores.

Para fazer isso, acesse a opção “Informações demográficas”, pois ela mostra a porcentagem masculina e feminina do seu público, a faixa etária mais presente e a localização por país.

Supondo que seu canal seja visualizado por um público formado por 80% de mulheres, mas se você acredita que seus vídeos são valiosos para ambos os sexos, pode buscar a causa dessa diferença de gêneros entre os espectadores.

Várias questões podem influenciar nesse sentido, como a identidade visual, a linguagem utilizada e a identificação com quem apresenta.

A partir disso, é possível implementar as mudanças necessárias para atrair pessoas dos dois gêneros. E a mesma situação se aplica à idade do espectador.

Se você sabe qual é a faixa etária da sua audiência, pode analisar se a linguagem usada em seus conteúdos está de acordo ou se é necessário fazer algum tipo de ajuste.

Comentários

Para qualquer empresa, como um fabricante de crachá personalizado, os comentários são uma importante métrica de engajamento.

Eles ajudam a ranquear os vídeos e você pode aprender um pouco mais sobre o seu público diretamente com eles. 

Por isso, uma das estratégias mais importantes é estimular os seus espectadores a comentar.

Faça perguntas específicas para o público, por exemplo, para saber qual parte do vídeo as pessoas gostaram mais e assuntos que gostariam de saber, assim, você terá algumas pautas para os seus próximos vídeos.

Número de visualizações

Esta é uma das métricas mais importantes e evidentes dentro do YouTube, e muitas pessoas associam o número de visualizações ao sucesso de um vídeo ou de um canal.

Entretanto, é preciso ficar de olho nisso porque as visualizações também podem ser consideradas uma métrica de vaidade, pois nem sempre a quantidade de pessoas que assistiram o seu vídeo pode trazer resultados concretos para o negócio.

Ao mesmo tempo em que nunca as pessoas podem clicar em um vídeo sobre câmera de monitoramento pelo celular porque desejam contratar esse tipo de serviço, outras podem clicar apenas por curiosidade.

Isso significa que o material pode ou não reter usuários e colaborar para o número de conversões. 

Por isso, ao analisar o número de visualizações, procure entender se o seu material foi visualizado por pessoas que realmente se interessam pelo assunto.

Retenção relativa

Uma empresa especializada na fabricação de mesa de centro madeira maciça pode comparar seus vídeos com todos os outros do YouTube, independentemente do assunto abordado por eles.

Estamos falando de um recurso muito interessante, mas é importante ter cuidado ao analisar os seus dados.

Visto que, apesar de trazer uma noção geral, pode chegar a conclusões equivocadas.

Conclusão

Resumindo, o YouTube oferece uma ferramenta que te ajuda a analisar o desempenho dos materiais produzidos pelo seu negócio. 

Assim, você consegue melhorar sua estratégia e entregar materiais valiosos para sua audiência.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância de trabalhar com conteúdos para o YouTube e o que precisa fazer para analisar o alcance deles dentro da plataforma.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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