Conheça as vantagens e desvantagens do home office

home office

Modalidade de trabalho cada vez mais popular, o home office está ganhando o gosto de empresas e colaboradores dos mais diversos segmentos mercadológicos, tanto é que, popularmente, leva o nome de “trabalho em casa”.

Isso porque possibilita o trabalho a distância, além de que o home office tem origem da palavra inglesa que traduz o termo para “escritório em casa”, pelo fato de haver a possibilidade das tarefas serem executadas em qualquer ambiente.

Com o grande avanço da tecnologia e, por consequência, da internet, a facilidade do trabalho ser realizado em casa aumentou em grande escala, principalmente por considerar que o trabalho pode ser feito em aparelhos como os notebooks, além de tablets e celulares.

Da mesma maneira que pode ser feita a compra de uma bateria estacionária 150a pelo formato mobile, algumas empresas oferecem até mesmo equipamentos, como ou computadores corporativos, de maneira a ajudar neste formato de trabalho. 

Quem pode trabalhar no formato home office?

Mesmo sendo uma relação de trabalho cada vez mais comum, buscada por empresas e trabalhadores, não são todos os tipos de serviços que podem ser feitos no home office.

Um serviço de manutenção de aeronaves, por exemplo, exige a presença física do profissional para a execução da tarefa, portanto, não se enquadra como um modelo que pode ser feito à distância.

Dentre outras, as áreas e profissões mais comuns de se trabalharem no formato de home office são:

  • Designers gráficos;
  • Jornalistas (a depender da função);
  • Escritores;
  • Áreas contábeis;
  • Desenvolvedores de softwares.

Embora algumas profissões, como o Direito e Medicina possam estender o trabalho algumas vezes para home office, como consultas por videochamadas, aos poucos, o mercado vai se adaptando para englobar cada vez mais seus profissionais nesse formato.

Entenda as diferenças entre trabalho remoto e home office

Podendo ser comparados muitas vezes, há pequenas divergências que separam o trabalho remoto do home office.

O primeiro deles é o local de trabalho. O home office, assim como o próprio nome já diz, é um trabalho do qual se realiza em casa, em algum espaço destinado à realização do serviço, para que a execução de tarefas garanta um melhor rendimento.

O trabalho remoto, por outro lado, pode englobar o home office, porém, não ficando restrito a ele, mas sim, dando a flexibilidade para que o trabalho seja feito onde o trabalhador achar melhor, como em coworkings, cafés, restaurantes ou bibliotecas públicas.

Empresas que oferecem flexibilidade também podem ter dias destinados ao trabalho remoto em suas dependências, como quando a é necessário recuperar dados hd estiver pronta e precisa ser levada para uma reunião com o comprador.

A estrutura de espaço para se trabalhar também é diferente nos dois modelos, visto que no home office é necessário adaptar a casa para que tenha um conforto, de modo que não prejudique sua estrutura física.

Já no trabalho remoto, que também há a possibilidade de trabalhar na empresa, a estrutura é diferente por contar com um ambiente de escritório que contém mesas apropriadas, assim como as cadeiras e outras estruturas tecnológicas.

A convivência e a concentração são outros dois pontos que podem ser diferentes, uma vez que no formato home office, a interação com colegas de trabalho se torna mais fraca do que o remoto, e a concentração deve ser ainda maior por se tratar de um ambiente residencial.

Isso porque a tendência de desvio de atenção nos horários de trabalho em casa podem ser prejudiciais, da mesma forma que a concentração do formato remoto em ambientes silenciosos ou externos deve ser praticada para que traga qualidade nas atividades laborais.

Ou seja, tanto o trabalho remoto como o trabalho com foco em home office devem contar com recursos para que se torne um meio do qual o trabalhador possa progredir em sua área.

Principais vantagens do home office

Poder trabalhar no conforto do lar, em boa parte dos casos, é o fator que transforma muitos trabalhadores e adeptos a converter o modo de vida conhecido para trabalhar sem sair de casa.

Uma das vantagens é estar próximo da família, podendo até mesmo fazer parte da rotina da casa como o adestramento para filhotes do novo cachorro, além de dar maior atenção para o cônjuge e os filhos, um dos motivos que atrai tanta atenção ao home office.

A flexibilidade de estar com a família também reflete nos horários dos quais pode ser feito o trabalho, dando possibilidades ainda maiores de ter um tempo com os familiares e amigos, mas ainda assim, ter o foco necessário no trabalho.

Aumentando deste modo a qualidade de vida do trabalhador, que não fica somente focado no trabalho, como também desenvolve a socialização e permite que a mente respire um pouco, fortalecendo sua sanidade mental.

A independência é outra vantagem que envolve o home office, isto porque não há necessidade de enfrentar um trajeto longo, transportes e trânsito após esquecer de pegar a cópia de chave de moto para chegar no trabalho.

O que acaba evidenciando outra vantagem, que é a redução de custos para o transporte como também para a alimentação, permitindo que o trabalhador possa até mesmo ter uma dieta saudável com as refeições em casa, feitas durante as pausas.

A redução de custos também reflete como um fator positivo para as empresas, porque o home office permite que haja uma contratação mais ampla e até de trabalhadores de outros estados, sem que haja a necessidade de presença na empresa.

Isso gera uma redução nos gastos em relação ao espaço que é utilizado, podendo deixar mais espaço para a fabricação de tecnologias, como um braço robótico comercial com arduino

O home office possui desvantagens?

Embora haja vantagens em trabalhar em casa, este formato também pode apresentar alguns aspectos negativos para o colaborador.

A primeira delas é que, da mesma maneira que o home office possibilita que o empregado fique mais próximo da família, também pode acabar sendo um empecilho com a falta de limites durante o período do trabalho, acarretando em um isolamento e incômodo.

Por isso, é importante que o local onde as tarefas do serviço será realizado seja isolado ou que tenha portas, para haver uma separação entre os demais cômodos da casa.

O trabalho home office também acaba gerando um excesso de carga de demandas, visto que por não haver uma rotina fixa de entrar e sair de um serviço de private label camisetas, a noção do tempo pode ser diferente de um trabalho convencional.

O que se torna um alerta para o trabalhador, especialmente se não tiver uma estrutura para se trabalhar, o que acaba gerando problemas de saúde em um futuro não muito distante.

A demora para obter um retorno da empresa, assim como as falhas de comunicação que podem vir a surgir, é outro empecilho que pode vir a ser um efeito negativo do trabalho em casa.

Especialmente no que está ligado a situações de urgência e que, em casos como o risco de internet ou energia cair, bem como uma falha tecnológica, mostram-se como um risco que gerará efeitos negativos no empreendimento.

Portanto, o profissional e a empresa devem se certificar de que detalhes técnicos como estes e os canais de comunicação que envolvam o trabalhador, mesmo à distância, sejam criados e colocados em prática.

Como trabalhar ou se adaptar ao home office

Se tratando de comunicação ao estilo home office, é fundamental saber como será feita a troca de ideias ou de mensagens entre os colaboradores e suas equipes, ou então diretamente com a empresa.

Por isso, é bom ter estabelecido desde o início o canal de comunicação e como ele funcionará, seja por mensagens ou então por meio de reuniões virtuais ocasionais, lembrando sempre de que deve haver um ambiente tranquilo para esses casos.

Adaptar-se ao home office pode ser algo que demore, principalmente se já estiver uma rotina estabelecida. Por isso, é essencial mantê-la para que ainda se tenha um controle de como deverá ser feito o trabalho, podendo utilizar até as mesmas roupas do trabalho.

Entender a produtividade também é importante. Em um trabalho mais flexível, ver qual período do dia há uma maior concentração ou ainda um maior silêncio, que pode ajudar a moldar o formato de trabalho home office.

Sem esquecer também de que há uma necessidade de uma rotina pessoal. Portanto, as refeições assim como pausas para descanso e hidratação são vitais para manter o corpo e a mente funcionando em bom estado.

Considerações finais

Se mostrando como uma opção para as empresas e também para os trabalhadores, o home office está virando uma tendência cada vez mais procurada para aqueles que desejam ter uma maior flexibilidade.

Isso porque permite mais flexibilidade de horários, o que significa mais tempo com a família e amigos, bem como um maior período em casa para fazer por conta própria a hidratação de couro automotivo e demais tarefas. 

Embora também haja algumas desvantagens, como a necessidade de impor limites para conseguir trabalhar e, muitas vezes, a demora de comunicação com a empresa, o formato em home office, ainda assim, é algo que vem ganhando bastante aderência.

Dando a opção de empresas contratarem funcionários que moram longe da sede, ou como forma de diminuir os custos, o home office apresenta vantagens das quais, com as adaptações necessárias, pode ser mais uma forma de transformar o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.