O marketing é um quesito fundamental para qualquer empresa que pretende se desenvolver nos dias de hoje, contudo, ele depende de diversos processos para se consolidar e gerar resultados consistentes, essa barreira pode ser resolvida com a automação de marketing.

É possível englobar no conceito de marketing toda a ação feita no ambiente virtual ou físico que contribua para um discurso de venda ou gere conexão entre uma empresa e seus consumidores. 

Esse processo envolve criatividade, estudo, conhecimento de plataformas e muito planejamento, além desses itens que devem ser feitos pelos gestores de marketing existem diversos pontos que podem ser automatizados.

Isso significa que uma determinada ação de marketing de uma empresa de montagem de fachada de loja infantil pode ser realizada sem a dedicação direta de um gestor, envio de emails e mensagens.

Além da criação de relatórios de métricas e outras ações podem ser automatizadas. A automação de processos não contribui apenas para a dinamização do trabalho. 

Com mais foco nas ações que demandam atenção humana, todos os processos se tornam mais eficientes, o resultado da eficiência no marketing é o aumento das vendas. 

O marketing digital depende de um método de trabalho massivo e responsivo para atender o fluxo de clientes que os mecanismos online geram, em muitos casos é humanamente impossível acompanhar o ritmo da demanda sem softwares de automação para ajudar. 

Em muitas pessoas a palavra automação gera uma desconfiança, uma vez que atendimentos virtuais tendem a ser ineficientes para os consumidores.

Porém, com a base de dados gerada pelo marketing digital é possível gerar a personalização adequada sem perder a velocidade. 

Outra crença limitante é que esses softwares são apenas para grandes empresas, na realidade o mercado se desenvolveu bastante e não só estão disponíveis como geram resultados consistentes em empresas de diferentes portes. 

Além de ter valores acessíveis, a automação é responsável por um uso muito mais inteligente de recursos. 

Essas ferramentas atendem empresas dos mais diversos portes e nichos, desde uma agência de marketing até uma loja de móveis escritório completo

O que é a automação em marketing?

Quando se fala em marketing, uma palavra é a chave para desvendar o sucesso de uma estratégia, performance, seja nos meios tradicionais ou na lógica do marketing digital, cada ação é pensada para gerar resultados consistentes de venda. 

É essa busca por performance que faz as empresas implementarem processos cada vez mais eficientes com o menor tempo e custo. 

Uma das ferramentas mais utilizadas para essa finalidade no atual cenário do marketing é a automação de marketing. 

Essa ação parte do uso de tecnologias para realizar processos e ativar contatos de modo automático. 

Além do aumento da eficiência, essa aplicação visa aumentar a escalabilidade do negócio com a manutenção do relacionamento personalizado. 

Uma empresa de cadastro de domicílio fiscal eletrônico pode alimentar uma estratégia de inbound marketing por meio de emails pré-definidos que são agendados e enviados para uma lista ilimitada de clientes inscritos, tudo isso de forma automatizada. 

A automação é um vetor muito explorado de facilitação de processos, isso significa que praticamente todas as ações do marketing digital atual podem contar com algum processo automatizado para que o foco humano seja aproveitado da melhor forma. 

Na produção de postagens para blogs e redes sociais, o horário da publicação sempre foi uma questão delicada, o momento pode interferir diretamente na performance e nem sempre a melhor opção é em horário comercial, a automação permite o agendamento. 

Cada pequeno processo que é simplificado pela automação se soma e ao final de uma estratégia de marketing resulta em uma grande soma de otimizações que afetam diretamente o resultado final de uma campanha.

Apesar de ser sempre monitorado pelas provedoras de redes sociais, os serviços de compra de seguidores, comentários e curtidas são um exemplo de utilização da automação no dia a dia do marketing.

Por que investir em automação do marketing da empresa?

Quando se fala em automação de marketing, não se trata apenas de questões de detalhe ou de superficialidades.

O ponto dessa estratégia é colocar a otimização oferecida por esses mecanismos no centro da estratégia para alcançar novos clientes e atender a relacionamentos. 

Dentro de uma empresa de limpeza de vidros em altura, todos os processos são realizados em harmonia para que tudo saia como o esperado. Isso também se repete em uma ação de marketing com a automação em dia. 

A automação está em muitos processos do marketing, mas está diretamente relacionado ao marketing direcionado para o inbound marketing. 

Nessa estratégia a lógica é atrair novos consumidores, ou seja, leads, para o topo do funil de vendas da empresa. 

A automação está presente no inbound marketing desde a aquisição desses visitantes a partir de uma proposta de valor eficiente até a nutrição dos leads. 

Isso significa que a automação é a responsável por manter a comunicação com os consumidores ativa. 

A automação de marketing está normalmente associada a estratégias baseadas em email marketing. Sim, a automação faz parte dessa modalidade, mas é preciso entender o que diferencia esses dois conceitos para explorá-los da melhor forma. 

O que divide ambas as ideias como uma divisória de drywall para quarto é o foco e a abrangência. Enquanto o email marketing usa os disparos por um período e analisa as taxas relativas ao envio, a automação atua em mais áreas de depende de mais métricas.

O processo de automação é o meio pelo qual as empresas podem estender seu horário de atendimento e não só acompanhar, mas oferecer gatilhos para que o público  possa avançar no funil de vendas. 

É possível que haja alguma confusão entre a automação de marketing e o CRM, esse segundo relacionado ao relacionamento com o cliente. O CRM utiliza processos da automação, mas esse quer manter o relacionamento, enquanto a automação é mais direta. 

Essas ferramentas de automação nem sempre dependem de softwares e estratégias mais complexas. Pequenas empresas de adesivo freezer que investem apenas em redes sociais podem utilizá-las por meio das redes sociais.  

Dentro das redes existe o uso maligno, que ficou mais conhecido com a famosa compra de seguidores e engajamento. 

Contudo, também existem usos extremamente positivos como o agendamento de posts, o atendimento automático e a programação de campanhas pagas. 

Quais são as estratégias e ferramentas de automação?

O marketing digital é um ambiente de negócios e processos extremamente diverso e dinâmico. 

Com cada vez mais tecnologia inclusa nas atividades, todas as ações vão ganhando mais eficiência. Parte desse processo se dá por conta da automação de marketing. 

Existem muitas ferramentas que empresas de porta de aço para garagem podem utilizar para otimizar seus investimentos em marketing digital a partir de processos automatizados, os benefícios desses métodos são: 

  • Crescimento sensível de vendas; 
  • Aumento da escalabilidade do projeto; 
  • Nutrição de leads; 
  • Redução dos custos por cliques e custos por vendas;
  • Contribuição para a fidelização de clientes;
  • Aumento da eficiência do seu funil de vendas.

O mercado digital abriu os olhos de muitos empreendedores para um cenário que até então não era possível, escalar um empreendimento de forma exponencial. 

Lembrando que com uso exclusivo da mão de obra humana isso é muito difícil ou quase impossível. 

Com uma ferramenta que lida com todos os processos programáveis e repetitivos é possível otimizar esse processo e destinar a atenção humana para os pontos mais sensíveis.

Isso dá às empresas um poder de ação muito maior de atender demandas gigantescas sem dificuldades. 

Por fim, otimizar processos e inovar é importante, mas no marketing uma questão é central e essencial, o resultado. Aqui a automação se destaca com a redução drástica de necessidade de investimento e a entrega de números positivos e consistentes. 

Considerações finais

Portanto, alcançar mais pessoas mais rápido é um dos pilares que fundamentam o marketing digital como entendemos hoje, para a melhor eficiência desses processos em larga escala é necessário dispor de ferramentas que realizam a automação de marketing. 

Mensagens automáticas, planejamento de ações, envio de conteúdos e geração automática de relatórios são alguns dos itens presentes em diferentes estratégias de marketing digital que contam com softwares que otimizam a geração de diálogos com a base de contatos. 

O marketing digital oferece muitas possibilidades de ação, contudo, em meio a tantas opções saber definir o foco da ação humana é essencial.

Para isso é necessário que processos que apesar de secundários, trazem resultados, sejam automatizados. 

Com isso uma empresa de rede de proteção para quadra de futsal pode distribuir informações para uma base de contatos possivelmente interessados nos produtos e realizar esse acompanhamento por meio das plataformas de automação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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