A tecnologia tem impacto direto na forma com que as empresas atuam independente do mercado em que atuam, as inovações geradas por ela no entanto não surgem de forma espontânea, é preciso estabelecer processos de transformação digital.
Muitas organizações precisam passar por esse processo de forma acelerada e urgente para acompanhar um desenvolvimento produtivo do seu nicho, já empresas mais adiantadas e inovadoras criam novos processos e ditam a regra e o ritmo da produção do seu setor.
Desde a inserção da tecnologia no cotidiano das empresas, em especial das ferramentas digitais, se tornou ainda mais imprescindível que as organizações estejam atentas às inovações propostas pelo mercado e cada vez mais eficientes em seus processos.
Inserções como o totem para divulgação digital, o marketing de conteúdo, as ações de experiência, a comunicação e organização interna intermediada por aplicativos e outras diversas transformações geradas pelo digital mudaram completamente o trabalho humano.
O foco de toda a transformação digital no meio empresarial está em proporcionar para a empresa uma nova visão sobre sua própria atividade. Esse processo tende a impactar positivamente o desempenho dos setores, gerando mais resultado e expandindo horizontes.
Com tantos benefícios e sendo essa transformação digital cada vez mais importante para o bom desenvolvimento de uma empresa, nem sempre apenas a iniciativa de transformar é o suficiente, ações de grande efeito na cadeia produtiva e devem ser feitas com precisão.
A transformação digital não pode ser algo transitório ou uma iniciativa única em um determinado momento.
A partir do momento que se aplicam conceitos e se definem ideias, é necessário transformar a inovação em cultura da empresa.
Isso porque empresas que não investem e não dedicam um olhar mais atencioso aos aspectos da transformação digital acabam se tornando ultrapassadas e perdem espaço no mercado. Quando esse conceito muda, a transformação tardia pode ser muito mais difícil.
Por mais que o aumento da produtividade seja uma questão fundamental e vital para empresas de qualquer segmento, a transformação digital pode ser vista de um ponto muito mais profundo, ela é o vetor de inovação que oxigena todos os setores da empresa.
Como todo processo que atua na produção de uma empresa seja para a criação de um produto ou serviço, a transformação digital deve ser feita com estudo e adaptabilidade para que todas as sessões da empresa envolvidas tenham acesso às novas ferramentas.
O que é a transformação digital?
O mundo está cada vez mais conectado, muitos dos serviços que eram obrigatoriamente realizados de forma presencial atualmente ocorrem a partir do meio digital. Essa mudança não ocorre da noite para o dia, ela é o reflexo da transformação digital.
Por mais que os efeitos na sociedade sejam bem claros, a transformação digital ocorre dentro das empresas, seus benefícios e efeitos mudaram completamente a rotina do dia a dia de trabalho em diversas áreas de atuação.
A transformação digital começou profundamente relacionada às áreas já interligadas à tecnologia, apesar disso, atualmente as pessoas passaram a aplicar essa transformação em outras áreas como pintura de fachada comercial.
O uso de softwares para comunicação e planejamento, a presença nos meios de marketing digital e outras ferramentas são colocadas à prova no dia a dia das empresas, gerando impacto na produtividade geral e desempenho de toda a produção, otimizando resultados.
A transformação digital também é responsável por remodelar a empresa de forma mais profunda, a partir da sua aplicação, toda a sua estrutura deve ser repensada constantemente e todo processo deve estar aberto à inovação e revisão.
Ter redes sociais ativas, investir em um site bem construído, softwares de operação e armazenamento em nuvem são sim características da transformação digital como conhecemos hoje, contudo, para atingir seus resultados, é preciso de planejamento.
Para um escritório planejado moderno, a transformação digital é fundamentalmente um processo estratégico. Com diversas frentes de atuação, a transformação digital depende do estudo da aplicação de cada ferramenta e de seu impacto na produção.
Em suma, a transformação digital é o processo de reestruturação de processos de empresas e instituições na busca por absorver e internalizar as culturas de produtividade digital, o principal objetivo é aumentar a produtividade e dar mais alcance para a marca.
A aplicação de uma transformação digital tem como processo a reestruturação da empresa por completo, com ela, a tecnologia deixa de ser apenas uma ferramenta para se tornar a chave e o motor de toda a produção da empresa.
Por que fazer parte da transformação digital
Entendendo e conceituando a transformação digital já surge a atenção para esse processo, mas se adaptar aos novos equipamentos e tecnologias se torna uma necessidade conforme uma empresa de adaptação de veículos para deficientes observa a realidade atual.
Desde o fim da era analógica da tecnologia, iniciou-se uma cadeia de mudanças que na prática obrigam as empresas a migrar parcialmente, ou de forma integral, para o meio digital. Isso acontece porque a vida produtiva passou a ser mais presente nos meios online.
Trabalho remoto, compras online, armazenamento em nuvem e softwares de trabalho são atualmente características praticamente unânimes em boa parte das grandes empresas do mercado e cada vez mais são absorvidas por outras empresas de menor porte.
Essa adesão de organizações menores faz com que seja fácil de observar que a transformação digital é acessível para empresas de qualquer tamanho em qualquer meio de atuação, de multinacionais até uma pequena manufatura de letreiro de loja.
A transformação digital se mostra mais necessária conforme a sociedade em si está cada vez mais conectada, em números atualizados, existem cerca de sete bilhões de dispositivos móveis conectados, junto a eles mais quatro bilhões de equipamentos não portáteis.
Com tantas portas de entrada para o mundo digital, que por sua vez geram facilidades infinitas de trabalho e consumo online, estar presente na internet deixou de ser um extra ou uma segunda frente de atuação para se tornar o foco das empresas.
Quando a transformação digital ocorre de forma efetiva, as empresas percebem alguns impactos diretos:
- Empresas notam um aumento do seu mercado;
- Geram o aumento do ticket médio;
- Aumento do engajamento do consumidor e dos funcionários;
- Aumento de visibilidade pelos meios online, sites e redes sociais.
Todas essas vantagens dependem da forma como a empresa lida com a transformação, para um resultado eficiente e significativo é preciso planejar, executar corretamente e colocar a inovação no centro da atividade da empresa a partir desse momento.
Como implementar a transformação digital das empresas
Uma empresa de instalação elétrica portão automático deve ter em mente que a transformação digital é um processo, ou seja, dependem de uma série de etapas e que tem o seu tempo de adaptação e maturação até alcançar seus resultados.
É possível implantar a transformação em maior ou menor grau em qualquer empresa, independente de seu porte ou área de atuação, mas para que ela tenha seu efeito pretendido é necessário que ela tenha seus passos respeitados.
Em primeiro grau de prioridade, está a definição de qual é o ponto que a empresa deseja transformar. Por mais que as empresas sejam transformadas integralmente, a atenção deve ser direcionada para evitar a superficialidade das transformações.
A partir do momento que se entende quais são as necessidades da empresa, é chegado o momento de se estudar as possibilidades que a tecnologia mais atual oferece para a resolução das questões a partir da viabilidade dessas tecnologias.
Com a tecnologia que será utilizada selecionada, é preciso que toda a equipe seja apresentada à nova ferramenta ou software utilizado, com isso os funcionários poderão trabalhar com essa ferramenta com mais fluência e controle.
Com a transformação digital em curso de uma empresa de restauração de piso laminado, é necessário compreender que as ferramentas utilizadas devem passar por uma constante revisão e atualização para estar sempre à frente da concorrência e gerando resultados.
Considerações finais
A tecnologia fez com que os mercados deixassem de ser fixos e estagnados como uma estrutura metálica para fachada, esse processo constante de inovação pode ser conhecido como transformação digital.
Faz muito tempo que adotar a transformação como parte de determinados processos de trabalhos era uma opção, no cenário atual inovar virou uma necessidade. As empresas têm buscado estar sempre renovando suas ações e reformulando processos com eficiência.
Para que as transformações digitais tenham seus efeitos pretendidos é necessário que os processos sejam tratados como prioridade e o espírito de inovação deve estar presentes desde os detalhes menores até a gestão que comanda toda a operação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.