Com os crescentes avanços da tecnologia e necessidade de se adaptar a novas tendências, diversas empresas vêm buscando novas estratégias para potencializar suas vendas e engajar clientes, dessa forma, o live marketing começou a ganhar espaço.

Não é por acaso que o design de campanhas de marketing e anúncios exige mais empatia. Mostrar ao público o que sua marca traz para o mercado não é suficiente. É preciso proporcionar ao consumidor um momento único e extraordinário.

Adotar experiências imersivas está se tornando cada vez mais necessário para alcançar o nível de engajamento que toda marca busca.

Para ter uma melhor compreensão de como o live marketing ou marketing em tempo real pode alcançar resultados desejáveis ​​para diversos negócios, é preciso entender sua definição, quais seus benefícios e como funciona.

O que é live marketing?

O marketing no local é uma estratégia por meio de experiências no local projetadas para promover a interação do público com uma marca. Também conhecido como marketing em tempo real ou marketing experiencial, seu objetivo principal é:

  • Gerar valor;
  • Engajar;
  • Fidelizar;
  • Proporcionar conversões.

Esses pontos podem ser feitos de diferentes maneiras, no entanto, as ferramentas mudaram. Com a transformação digital veio mais possibilidades de gerar ação, mas tornou-se menos fácil para os consumidores se engajarem.

Seus requisitos mudaram e ficou mais difícil conquistá-lo. Ao mesmo tempo, cada vez mais empresas como uma oficina mecânica honda, estão dispostas a buscar uma nova forma de tentar se aproximar de seu público e criar um sentimento de pertencimento.

Isso é uma estratégia importante, mas que deve ser aprimorada e executada com base em parâmetros sólidos. Dessa forma, o live marketing veio como um conceito que valoriza um leque mais amplo de promoções.

A proposta busca envolver o público mais profundamente e envolvê-lo na experiência. Isso é alcançado por meio de campanhas inovadoras que colocam os consumidores no centro de seu relacionamento com a marca.

Por que usar o live marketing?

Estamos vivendo em um mundo onde as pessoas têm acesso imediato a quase tudo o que precisam. E, claro, o mundo do marketing faz parte dessa entrega.

Todos vêem, assistem e ouvem centenas ou milhares de anúncios todos os dias, às vezes nem percebemos que estão anunciando algo.

O método mais importante a ser explorado quando uma empresa de serviço de ferramentaria está pensando em marketing é como posicionar a marca de maneira memorável para que seu cliente não pense em comprar de outra marca.

É exatamente isso que o Live Marketing oferece. Não é apenas mais uma estratégia de anúncio que o público encontrará, é sobre estar dando a eles uma experiência.

As pessoas ficam muito mais propensas a comprar um produto como uniforme para cozinheira de restaurante se a marca proporcionar uma boa experiência em um evento ou outra ação de Live Marketing.

Com o Live Marketing, é possível mostrar ao público-alvo o quão única é a marca e, com certeza, se diferenciar de todos os outros concorrentes.

Como usar os tipos de live marketing

Primeiramente, não existe “melhor tipo” de Live Marketing. O que é necessário e o que é melhor para a mensagem que uma empresa que, por exemplo, fabrique placa de homenagem formatura passe a identidade da marca e o público que está direcionando.

Ao definir esses pontos, é possível traçar qual será a melhor estratégia de uso do live marketing para proporcionar os melhores resultados de impacto.

Marketing de Eventos

Os eventos são o tipo mais comum de Live Marketing, por isso estão sempre sendo confundidos e, às vezes, é difícil separá-los de outros marketings. Mas não são os mesmos.

Todo evento é uma ação de Live Marketing, mas nem toda ação de Live Marketing é um evento. Para produzir um evento é preciso ter um local específico, ingressos para entrar e algum tipo de promoção antes que ele ocorra.

Mas pensando no evento, é preciso planejar toda a jornada do cliente, antes, durante e depois do dia do evento. Todos esses pontos são importantes e impactarão diretamente na experiência que está sendo proporcionada ao seu cliente. É preciso ser cuidadoso.

Para criar um evento memorável, tenha em mente o seguinte: promoção antes do evento, conteúdo do evento, comunicação com quem vai participar, que tipo de público deve comparecer, preço do ingresso, se haverá patrocinadores ou não e a logística.

Neste caso, usando esse tipo de Live Marketing, uma empresa que vende produtos naturais para pele pode criar um evento para atrair público interessado no assunto de estética e proporcionar testes grátis de seus produtos para promovê-los.

Marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha é ir fisicamente às ruas, ser criativo e surpreender o público. Nesse caso, não pode promover o evento. É preciso ter um local específico em mente e não precisa vender ingressos antes da ação acontecer.

A questão principal aqui é como a marca irá se envolver com o público de maneira inesperada para que eles gostem tanto que compartilhem com outras pessoas. A boa notícia é que não precisa de muito dinheiro para fazer um bom Marketing de Guerrilha.

Mas tenha cuidado, muitas coisas podem impactar e atordoar as pessoas. É possível organizar um desfile, parar o trânsito e influenciar centenas de pessoas, mas os envolvidos provavelmente terão problemas com isso.

A ideia é sempre ligar a marca a boas experiências e coisas legais, portanto, se uma empresa de retoque pintura automotiva quiser ter bons resultados, deve considerar as consequências antes de ir às ruas sem um plano.

Mapeie todos os possíveis problemas que possa ter com isso e comece a pensar em maneiras de evitá-los para que as ações sejam bem sucedidas sem prejudicar a sua marca ou as pessoas envolvidas na ação.

Ativação de marca

O último tipo de Live Marketing é a ativação da marca. Geralmente é usado quando uma empresa está lançando um novo produto como uma bomba para aspirar piscina ou serviço.

É perfeito para aplicar isso quando o negócio precisa divulgar a nova linha de produtos. Use uma experiência legal e barata para promover o produto que está vendendo e terá a ativação da marca em ação.

Não precisa gastar muito dinheiro com isso. É possível oferecer o produto gratuitamente por um dia se os clientes concordarem em postar uma foto em seus canais de mídia social, ou se eles usam algo relacionado à sua marca.

Imagine os cenários e pondere os pontos que é possível para a marca alcançar novas formas de se diferenciar da concorrência, atingir o público e impacta-los de forma positiva.

O objetivo da ativação de marca é reforçar a marca para aqueles que já são clientes e garantir publicidade gratuita para demonstrar aos outros que a empresa está criando um produto interessante que atenderá às necessidades deles.

Os benefícios do Live Marketing

O marketing em tempo real oferece claros benefícios às empresas, porque sua abordagem diferenciada coloca os consumidores em outro nível de engajamento.

Os pontos fortes ajudam marcas a se destacarem no mercado, levando ao desenvolvimento econômico e ao aprendizado.

Esse tipo de estratégia fortalece negócios de diversos segmentos, desde uma grande indústria de alimentos, até uma clínica de estética que realiza aplicação de botox natural rosto pode usufruir de suas vantagens, algumas delas são:

Flexibilidade de estratégia

Como citado anteriormente, pelo fato de abranger múltiplas tecnologias e formas de promover uma ação, significa que o marketing em tempo real é muito flexível e pode ser adaptado ao perfil e aos objetivos de cada negócio.

Não é uma estratégia fixa, mas sim, uma solução única e simplificada que traz resultados esplêndidos quando bem usada.

Instiga o engajamento

O marketing em tempo real é muito poderoso para engajamento, pois proporciona uma experiência completa para o público-alvo.

Nessa estratégia, as marcas vinculam seu nome a grandes momentos que, por exemplo, são difíceis de realizar na internet.

Isso cria um grande valor para a imagem do negócio, e os consumidores rapidamente absorveram essa ótima experiência. Então, conquistar clientes por meio de novas ações e da presença certa no lugar certo é o que gera engajamento.

Gerar mais oportunidades de venda

Estratégias de marketing servem a uma variedade de propósitos, porém, o objetivo principal e último da existência de uma empresa é sempre obter mais lucro.

Com isso, as vendas precisam ocorrer regularmente e com constância. Esta é a única maneira de manter o negócio saudável e de fato lucrativo.

Se uma empresa puder impactar de forma positiva os clientes, naturalmente gerará mais vendas, aumentará seu engajamento e continuará a fortalecer a marca.

O marketing em tempo real é uma excelente forma de aproximar uma empresa do caminho para um bom desempenho de vendas. Esses eventos geram curiosidade e, o mais importante, engajam os consumidores.

Ao longo do cenário, esse cliente estará mais propenso a comprar, que é o objetivo principal e assim, pode-se dizer se a campanha foi ou não um sucesso.

Considerações finais 

Ter uma melhor compreensão de como o Live Marketing funciona e como ele pode ajudar a atender aos seus propósitos tem muitos benefícios para todos os envolvidos.

É fundamental não só planejar e proporcionar uma boa jornada para o cliente, mas se organizar e mensurar todas as ações de marketing e ajustá-las de acordo com a necessidade do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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