Os influenciadores digitais são pessoas que conseguiram se destacar nas redes sociais por conta do conteúdo que produzem. Dentro do marketing digital, assumiram um papel importante na divulgação de marcas, produtos e serviços.

São indivíduos comuns que ganharam voz e que possuem uma grande quantidade de seguidores em diferentes plataformas. Eles contam com um público engajado, leal e fiel e muitas empresas já perceberam o valor delas.

Atualmente, alguns já são considerados verdadeiras celebridades, mas não deixam de ser pessoas comuns e que são vistas com bons olhos pelos usuários por exporem suas opiniões de maneira sincera.

Eles criam conteúdos específicos dentro de um nicho, e com isso conseguem conquistar ainda mais seguidores engajados. A parceria entre eles e as organizações é conhecida como marketing de influência.

Para alcançar o público de maneira genuína e conquistar a atenção das pessoas, muitas empresas investem nessa estratégia, e ela pode ser utilizada por negócios de todos os tamanhos e segmentos.

Para que se entenda um pouco mais o assunto, neste artigo será possível ver o papel que exercem os influenciadores digitais no marketing e ver de que maneira eles podem levar uma empresa ao sucesso.

O papel dos influenciadores digitais

Influenciar é levar alguém a fazer alguma coisa, a se comportar de determinada maneira ou a pensar sobre um assunto de modo específico. 

O influenciador é aquele que induz as pessoas a agirem de uma maneira.

Eles atuam na internet e se expressam por meio de plataformas digitais, gerando conteúdos que impactam a sociedade de várias maneiras. Ao longo do tempo, as pessoas começaram a prestar mais atenção e a confiar no que eles dizem.

Se um influenciador digital diz que uma empresa de serviços administrativos terceirizados é de qualidade, sua audiência engajada, numerosa e leal, absorve a informação e acredita em seu ponto de vista.

Os influenciadores assumem o papel de, às vezes, “ditar” comportamentos e até a mentalidade das pessoas em relação aos assuntos que abordam em seus conteúdos.

Ao longo do tempo, a internet se transformou em um meio em que, além de obterem informações, as pessoas começaram a contribuir com a geração de conteúdos.

Antes disso, as marcas contratavam artistas para endossar seu nome e influenciar a opinião dos consumidores, mas tudo era feito dentro do controle da empresa, e ela decidia quem contratava, o que seria falado e de que maneira tudo aconteceria.

Mas houve a inclusão e horizontalização do marketing, encurtando as barreiras entre as empresas e os consumidores. As pessoas começaram a se comunicar de maneira mais direta e criaram comunidades para trocar experiências.

As marcas já não são mais as únicas a atuarem no mercado e dependem de seu público para cocriar. Foi nesse cenário que surgiram os influenciadores digitais, e para cada conteúdo surge uma audiência nova.

Uma clínica centro cardio pode contar com pessoas que antes eram indivíduos comuns, mas que começaram a influenciar grupos com os conteúdos que produzem. Eles atuam em diferentes áreas como:

  • Moda;
  • Empreendedorismo;
  • Educação;
  • Esportes;
  • Carreira;
  • Turismo;
  • Finanças.

Eles costumam começar em uma determinada rede social, mas com o tempo começam a alcançar outras plataformas, transformando-se em verdadeiras potências para as estratégias de marketing.

O papel do influenciador digital para com as empresas é gerar retorno valoroso às quais se associa, atraindo leads qualificados e promovendo conversões de vendas.

Isso acontece porque o influenciador possui uma legião de seguidores que lhe confiam e que são leais aos seus conteúdos. Quando ele fala sobre um produto ou serviço, as pessoas prestam atenção no que ele diz e se sentem estimuladas a comprar.

As companhias não precisam mais lutar para atrair a atenção do público, tudo o que elas precisam é de escolher um influenciador compatível com seu público e fazer uma parceria.

Assim como acontece com o marketing de conteúdo, o marketing de influência permite que a empresa esteja no lugar certo e na hora mais apropriada.

Uma clínica de estética especializada em botox para afinar nariz deve escolher um influenciador qualificado para seu público, pois isso vai gerar valor e aumentar o faturamento.

Eles incorporam os produtos e serviços em sua rotina, demonstram como devem ser usados e mostram os resultados, e tudo isso de maneira sincera e genuína.

Como resultado, a marca aumenta sua credibilidade, por meio de uma estratégia menos invasiva, mais segmentada e com altas possibilidades de conversão.

Como ajudam a divulgar a empresa

Os influenciadores digitais ajudam a divulgar as empresas por meio dos benefícios que a parceria entre eles e os negócios lhes traz. São elas:

Aumenta a confiança dos consumidores

O influenciador promove um diálogo permanente com as pessoas, totalmente baseado na confiança. Se o propósito é aumentar a visibilidade e as vendas, por meio da indicação de produtos, primeiro é necessário convencer o influenciador.

Por exemplo, uma empresa de limpeza de colchão a vapor deve entrar em contato com ele e oferecer um tipo de amostra de seus serviços ou o pagamento de uma permuta.

É uma forma de ajudá-lo a entender que os valores da empresa são condizentes ao seu, e que falar sobre seus produtos e serviços não vai prejudicar sua credibilidade junto aos seguidores.

É justamente por isso que a organização precisa escolher alguém que seja compatível com sua filosofia e que converse com pessoas pertencentes ao seu público-alvo.

Atrai audiência qualificada e engajada

Hoje em dia, o principal objetivo das empresas é capturar leads e transformá-los em clientes, e os influenciadores digitais colaboram com a divulgação da marca porque ajudam a organização a alcançar as pessoas certas.

Eles possuem uma audiência engajada e o público que visualizar o post sobre o produto terá mais possibilidades de avançar no funil de vendas.

O engajamento é medido pela quantidade de visualizações e número de seguidores do influenciador, e é justamente por isso que os microinfluenciadores estão se profissionalizando e ganhando mais espaço nas estratégias.

Para um fabricante de etiqueta kraft personalizada, vale a pena fazer parcerias com eles, porque seu público é ainda mais específico. Além disso, quanto maior o número de seguidores, menor será o engajamento.

Os macroinfluenciadores, aqueles que costumam ter mais de 10 milhões de seguidores, possuem um nível de engajamento de 0,66%. Por outro lado, aquele que tem 30 mil seguidores, possui engajamento de 3,12%.

Embora o nível de engajamento seja diferente entre eles, não significa que os maiores influenciadores da internet estão perdendo espaço.

Antes de escolher entre um e outro, o ideal é verificar se a empresa deseja aumentar sua visibilidade ou investir em uma estratégia mais segmentada.

Uma empresa de aluguel de espaço para formatura pode fazer parcerias com um micro influenciador porque ele vai direcionar melhor as mensagens e tudo de maneira segmentada.

Aumenta o número de leads

Ao divulgar a empresa, o influenciador consegue atrair mais leads para a equipe de vendas do negócio. Isso acontece porque eles definem muito bem os conteúdos e criam postagens como de costume.

A divulgação acontece porque essas pessoas têm liberdade de criação durante a parceria, e isso é fundamental porque o público se identifica com a maneira como eles criam os conteúdos.

São materiais que incluem a impressão que o influenciador teve do produto ou serviço, algo fundamental para influenciar a decisão de compra, tendo em vista que as pessoas gostam de ouvir exemplos inspiradores.

Se ele diz que uma persiana externa motorizada supriu suas necessidades, é de qualidade e deixou a casa mais bonita, vai fazer isso com sinceridade, e seu público sabe muito bem disso.

É como se o influenciador fizesse uma propaganda boca a boca em larga escala, dizendo para milhares de pessoas, ao mesmo tempo, que determinado produto ou serviço é bom, e que elas podem confiar.

A espontaneidade da divulgação é a chave para o sucesso, por isso a empresa não deve interferir na liberdade de criação do influenciador.

Gera brand awareness

Por fim, a divulgação acontece porque os influenciadores digitais são capazes de criar uma lembrança da marca na mente de seus seguidores, gerando assim seu brand awareness.

Em outras palavras, por meio de sua parceria com um influenciador, uma empresa de locação piscinas de bolas infantil vai conseguir mostrar seu valor e ser lembrada de maneira positiva pela audiência.

Considerações finais

Os influenciadores digitais mudaram as maneiras com as quais as empresas divulgam seus produtos e serviços em parceria com celebridades.

Aquelas propagandas de TV com atores, cantores, apresentadores e outros tipos de pessoas famosas perderam força diante dos influenciadores digitais.

Eles ajudam a divulgar a empresa de maneira sincera e por isso conseguem trazer ótimos resultados para as marcas. Investir em marketing de influência é alcançar o público certo e conquistar clientes rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *