Elaborar um bom plano de mídia é fundamental para divulgar a marca, seus produtos e serviços, mas veicular campanhas de sucesso tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil e complexa para as empresas.

Para ter bons resultados, além de estar presente nas principais plataformas de maneira ampla, é necessário saber como captar a atenção dos consumidores. Isso se faz por meio de abordagem estratégica e plano de mídia.

Ela é responsável por tornar as ações certeiras e por trazer retornos valiosos. O orçamento disponível precisa ser usado de maneira inteligente, e definir ações estratégicas é fundamental.

Para escolher em quais mídias o negócio estará presente, é necessário considerar diferentes variáveis, e são elas que vão dizer quais plataformas vão garantir o sucesso das ações.

O marketing depende do planejamento de mídia, caso contrário as campanhas se tornam uma perda de tempo. Mas existem muitos gestores e empreendedores que têm dúvidas sobre o assunto, e é justamente disso que se falará aqui.

Este artigo tem a missão de auxiliar negociadores, empresários e proprietários a bem elaborarem um plano de mídia. Além disso, obviamente, ele explicará o conceito de plano de mídia.

O que é plano de mídia?

A transformação digital trouxe plataformas de veiculação de campanhas que ajudam na comunicação entre a empresa e o público. Existem muitas opções, por isso é importante entender quais canais serão utilizados para realizar ações de marketing.

O plano de mídia, também conhecido como planejamento de mídia, é um trabalho que ajuda a definir as plataformas e envolve uma série de estratégias.

Por meio dele, uma empresa especializada em cortina de vidro blindex vai avaliar fatores que podem impactar na decisão, e o plano determina quais serão os canais das campanhas.

É necessário ter consciência de que as definições estratégicas objetivam o sucesso das ações, em outras palavras, o alcance da meta estipulada desde o início. Dentre os fatores considerados no planejamento estão:

  • Horário de veiculação;
  • Canais para captar o público;
  • Canais com mais volume de captação;
  • Melhor custo-benefício.

Vários outros pontos são trabalhados, e é dessa maneira que a organização consegue alcançar seu público. Ela vai trabalhar com uma comunicação estratégica, definindo o plano de mídia por meio de uma análise profunda para entender onde a audiência está.

Se o trabalho for realizado de maneira competente, a equipe de marketing terá mais facilidade para detectar os canais de veiculação que chamam a atenção de pessoas interessadas em consumir os produtos e serviços.

A detecção das plataformas é uma das diretrizes do plano, e para escolher as mídias, é necessário considerar as chances de encontrar o público da empresa nesses canais.

Por meio dessa escolha estratégica, uma empresa de treinamento para motorista habilitado terá uma estratégia confiável e capaz de levar as campanhas a quem realmente importa.

Em muitas empresas, principalmente no caso dos pequenos negócios, o orçamento de marketing costuma ser reduzido, e por isso as estratégias precisam ser efetivas.

O objetivo por trás delas é gerar mais conversões e aumentar o engajamento com o menor custo possível. Para alcançar esse propósito, é necessário acertar o alvo evitando campanhas em vários canais apenas para ampliá-las.

O caminho certo é ser certeiro e produtivo, e é justamente o plano de mídia que torna o orçamento mais eficiente independentemente das condições do negócio.

Ao definir boas estratégias, a equipe de marketing vai elaborar ações que colhem bons resultados e que estejam de acordo com a realidade financeira do negócio.

O principal objetivo do planejamento é determinar os canais de veiculação das campanhas e que, além disso, vão servir para a comunicação entre a companhia e os consumidores.

Em um primeiro momento, é necessário considerar todas as opções, mas aos poucos serão filtradas de acordo com os objetivos, interesses e outros aspectos da estratégia.

É durante o processo de filtragem que uma empresa de instalação de rede protetora para gatos vai eliminar mídias caras e que não possuem potencial para impactar audiência qualificada.

Fica mais fácil identificar o público em vários canais, o custo-benefício do orçamento e as melhores possibilidades oferecidas pelas mídias, as quais devem estar submetidas aos objetivos da corporação.

Elaborando o plano de mídia

O plano de mídia é desenvolvido por meio de um passo a passo com etapas muito importantes, visto que avaliam questões relacionadas ao mercado, à empresa e ao público. São elas:

Definir os objetivos

Para definir corretamente o plano de mídia, é necessário pensar no objetivo final, e cada empresa tem uma necessidade que depende de seu tamanho e do status do negócio.

Uma empresa de instalação de cameras e alarmes deve identificar seu objetivo para que, futuramente, possa analisar se a meta foi alcançada e se a conquista estipulada no início foi obtida.

Ela pode aumentar as visitas em seu site, melhorar as vendas, expandir seu nome. Para cada objetivo, é necessário desenvolver um plano que vai determinar as ações de maneira estratégica.

Analisar o mercado

Entender o mercado em que a empresa está inserida é fundamental, pois mostra qual é o impacto do negócio em meio aos concorrentes, além de avaliar como é o comportamento deles e sua relevância.

Isso ajuda a vencer a concorrência, a explorar as mídias com perspectivas diferentes e a melhorar os resultados esperados. A análise ajuda a entender se o mercado está regredindo ou avançando, algo que influencia o posicionamento da empresa.

Também interfere na escolha das mídias que conseguem se adaptar ao momento atual, porque é um conhecimento amplo que mostra quais são as oportunidades e caminhos que podem trazer problemas no futuro.

Validar o orçamento

Um fabricante de salgados fritos para casamento deve validar o orçamento para que seu plano de mídia seja executado. Primeiramente, é necessário defini-lo para somente depois conduzir o planejamento.

Independentemente do tamanho do budget, o ideal é buscar o seu melhor aproveitamento e lembrar que cada plataforma tem seu custo e que, além disso, é necessário escolher aquelas que geram bons resultados e otimizam o investimento.

Isso significa analisar o custo-benefício e reger o mix de mídias definidas para o planejamento. O público consome de maneira fragmentada e não costuma concentrar sua atenção somente em uma plataforma.

Eles estão em vários outros canais e é necessário identificá-los para dividir o orçamento adequadamente.

Escolher o público

É muito importante pensar para quem o negócio deseja vender. O estudo da empresa possui um público-alvo, do qual ele precisa tomar conhecimento.

Se a companhia vende mais para consumidores jovens, como no caso de uma loja de fantasias, as redes sociais se mostram excelentes canais, como no caso do Instagram, Facebook e YouTube.

Agora, se o foco são pessoas com mais de 40 anos, a televisão é, junto a alguns canais digitais, uma boa opção.

A definição do público também revela a linguagem e a abordagem que serão usadas, e esses aspectos também são relacionados à escolha de mídia que será utilizada.

Para fazer um bom planejamento nesse sentido, é necessário avaliar características como idade, classe social, sexo, necessidades e os objetivos das pessoas em relação aos produtos e serviços.

Desenvolver a persona

A persona é um personagem semifictício que representa todas as características do cliente ideal da marca. Isso é, um tipo de “avatar” que mostra um pouco mais sobre os compradores.

Para criar sua persona, uma empresa de serviços de pintura automotiva deve considerar características específicas da personalidade, hábitos, desejos e comportamentos incomuns pertencentes a seu público-alvo.

A persona é mais abrangente, por isso apresenta características como nome, idade, cargo, personalidade, estilo de vida, hábitos pessoais, preferências, expectativas sobre os produtos, necessidades sociais, hábitos de consumo, ideais, entre outros.

Definir a personalidade da marca

A personalidade da marca é um elemento importante, porque influencia na capacidade de engajamento, visto que os consumidores esperam que o negócio se comunique dentro de uma linguagem apropriada.

Se o propósito é transmitir, por exemplo, uma imagem jovem e descolada, a personalidade da abordagem deve transmitir isso para o público.

Quando uma escola de curso troca de vidro celular reforça suas características, consegue transmitir uma mensagem e o público vai associar a marca a um estilo único e que sempre deve ser considerado.

Ter uma personalidade próxima do cliente e fazer uso de abordagem gentil é necessário, assim como a escolha das mídias precisa de estar de acordo com a personalidade da corporação.

Considerações finais

Investir em estratégias de marketing e publicidade requer planejamento, e um dos planejamentos mais importantes é o plano de mídia.

É por meio dele que o negócio vai decidir quais canais serão utilizados a fim de que se maximize a presença na internet

Deve-se respeitar as possibilidades do orçamento, mas sem abrir mão de resultados positivos e duradouros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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