Não há como negar que as empresas precisam encontrar meios para se destacar no mercado, podendo assim alcançar cada vez mais pessoas. Uma das possibilidades para isso é usar o Marketing cultural, que traz benefícios importantes para a companhia.
É verdade que não dá para pensar em ter sucesso nos dias de hoje sem utilizar estratégias de marketing para tornar a visibilidade da companhia muito mais forte. Sendo assim, a empresa deve ter planos de como investir nessa frente.
Uma alternativa interessante e que merece destaque é, sem dúvida, o marketing cultural. Mesmo que muitos empresários não conheçam essa modalidade, ela é de grande importância para o sucesso da companhia.
De maneira bem direta, um Hospital veterinário popular ou uma empresa de qualquer outro segmento pode apostar no marketing cultural para que a sua marca se relacione cada vez melhor com o seu público.
Além disso, o marketing cultural traz um ponto de grande relevância, que é o de possibilitar que a empresa exponha de forma prática quais são os seus valores institucionais.
Essa é uma medida que pode garantir que os clientes e os concorrentes vejam a companhia com outros olhos, respeitando-a e admirando-a. Justamente por isso, o marketing cultural não deve ser apenas um detalhe nos planos da empresa.
Não é preciso dizer que as estratégias de marketing cultural podem ser ainda mais importantes para o estreitamento da relação da marca com o público. Afinal, essa ação pode fazer com que a empresa saia na frente dentro do seu nicho de atuação.
Com isso, não apenas a companhia se fortalece, como também conquista o seu espaço no mercado. Sendo assim, nada mais apropriado do que entender o que é o marketing cultural, sua importância e os seus benefícios.
O que é marketing cultural?
Para começar, é interessante definir o que significa o marketing cultural. Ele se trata de ações combinadas de marketing, que em geral são aplicadas para o patrocínio de projetos diversos.
Com isso, a imagem da companhia se beneficia ou é fixada mais facilmente. O que pode acontecer nessa ação é a divulgação da marca, mas também existe a possibilidade de falar sobre produtos, como fresadoras cnc, serviços ou projetos da companhia.
Mesmo que o marketing cultural tenha se popularizado por volta dos anos 90, ele ainda é uma frente relativamente nova, que passou a ser utilizado como estratégia de marketing mais recentemente, de modo a fortalecer a gestão das marcas das empresas.
Um ponto essencial quando se fala em marketing cultural é o de que, quando ele é bem planejado, pode ser vantajoso para as companhias, para os produtores, para os clientes e para quem mais estiver envolvido no projeto, graças ao potencial de divulgação.
Diante disso, o marketing cultural acaba por ser um meio de diferenciar a companhia no mercado e garantir que ela fique mais próxima dos seus consumidores, além de ser uma fonte importante para obter lucros.
Vale mencionar que o marketing cultural não é uma modalidade restrita às grandes companhias. Ele pode ser aplicado por empresas pequenas, que vendam piso laminado claro, por exemplo, pois é uma forma de incentivar a cultura e de conquistar admiradores.
Quando se fala em marketing cultural, é também importante mencionar que ele possui categorias diferentes, que podem ser usadas pelas empresas. São elas:
- De fim;
- De agente;
- De meio;
- Misto.
O marketing cultural de fim é aquele que abrange desde a criação de um produto ou serviço e vai até o marketing que será usado. Ele tem foco em ações diretamente ligadas à cultura.
Há também a categoria de agente, que é feita por um produtor cultural local. Nesse caso, ele fica responsável por fazer a análise do mercado, com o intuito de encontrar projetos culturais que sejam apropriados.
Outra categoria é a de meio, que funciona com o trabalho de diversos tipos de ações culturais, o que significa que o patrocínio é a principal estratégia de marketing.
Por fim, o marketing cultural misto é aquele no qual duas ou mais empresas fazem o patrocínio de um mesmo projeto. Assim, essas companhias podem apoiar vários negócios envolvidos, tendo como desafio se destacar mais do que as outras marcas envolvidas.
A melhor maneira de garantir que uma empresa de portão social de alumínio, por exemplo, consiga ter sucesso na escolha da sua categoria é por meio do conhecimento e identificação das necessidades do público da companhia em termos de questões sociais.
Afinal, essa é a melhor maneira de alinhar os objetivos do negócio em si com as estratégias de divulgação que ajudam na expansão da marca como um todo.
A importância do marketing cultural
É normal que muitas empresas, ao se depararem com o marketing cultural, queiram refletir sobre a necessidade de utilizá-lo dentro das suas ações de publicidade. Para que isso seja devidamente considerado, é preciso entender a importância dele.
Um aspecto de grande relevância é o de que os projetos culturais são vistos de modo positivo pela sociedade. Nesse sentido, quando uma empresa apoia esse tipo de ação ela transmite ao seu público que é consciente e socialmente responsável.
Nesse ponto, ainda cabe dizer que uma escola que oferece maternal 1 e 2 e utiliza o marketing cultural nas suas estratégias de divulgação pode ser vista de maneira muito mais humana pelo público-alvo dela.
Na prática, o marketing cultural é capaz de fortalecer o engajamento e a presença da empresa no mercado, pois ele faz com que os relacionamentos da empresa sejam expandidos, além de trazer de volta os consumidores que se distanciaram da marca.
Em paralelo, o marketing cultural tem a possibilidade de aprimorar a relação interna da companhia, já que ele se trata de colocar em prática os valores dela e o reflexo disso nos seus colaboradores é perceptível.
Essa questão ainda pode se estender para os clientes da empresa, que passam a se tornar defensores da marca e também para a realização de parcerias com outras companhias.
Nesse cenário, vale a pena dizer que o marketing cultural não se trata apenas de aumentar as vendas da companhia, mas tem como foco ampliar o destaque dela no mercado. Afinal, ela se sobressai perante outras empresas, se tornando uma referência.
Os principais benefícios do marketing cultural
Assim como comprar produtos higiene pessoal atacado é mais vantajoso do que adquirir os mesmos itens por varejo, é necessário dizer que o marketing cultural pode trazer vantagens expressivas ao ser comparado com outras modalidades.
O marketing cultural se mostra como uma frente que não se limita ao ganho de maiores lucros, mas sim de outros pontos que fortalecem a marca de modo efetivo. Alguns desses pontos são:
Fortalecimento de branding
Uma empresa que precisa fortalecer o seu branding deve apostar no marketing cultural, uma vez que ele realiza ações que mostram a preocupação da empresa com aspectos culturais. Isso faz com que o mercado possa vê-la com bons olhos.
De fato, tal como uma autoescola que oferece habilitação pcd moto se mostra muito mais preocupada com os seus clientes do que aquelas que não oferecem, fortalecendo a sua empresa no setor, o marketing cultural é um modo de reforçar a autoridade da firma.
Vantagem competitiva
Outra questão importante é a de que quem investe em marketing cultural se destaca das suas concorrentes, pois se mostra engajada com questões culturais
Na prática isso é bastante positivo, já que essas ações que envolvem a promoção da cultura são cada vez mais importantes para a sociedade como um todo.
Destaque com o público
Vale também mencionar que o público passa a dar mais atenção à companhia que se engaja no apoio aos mais diversos tipos de eventos culturais.
Em especial, o público mais jovem que acompanha mais de perto as questões culturais passa a prestar mais atenção aos patrocinadores de diferentes eventos.
Incentivo fiscal
Por fim, outro ponto de grande relevância é o incentivo fiscal que é oferecido aos patrocinadores. Ao apoiar uma ação cultural, a empresa obtém o abatimento de uma porcentagem dos seus impostos, tornando a realização dessa ação ainda melhor.
Por isso, seja uma empresa que trabalha com a produção de tela ondulada malha quadrada ou até mesmo um escritório de advocacia, a utilização do marketing cultural como estratégia é uma frente que traz benefícios importantes para a construção da marca.
Considerações finais
O marketing sempre foi visto como uma ação necessária para que empresas de diferentes segmentos pudessem conquistar cada vez mais visibilidade e conseguissem assim aumentar os seus lucros no dia a dia de forma otimizada.
Com o marketing cultural, essa ação se tornou ainda melhor, uma vez que permite que a empresa se engaje com frentes que ajudam na divulgação de bons projetos e pode ser um modo de trazer mais receita, além de fortalecer a imagem da companhia no seu setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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