As ações de marketing são as práticas mais eficazes para converter meros curiosos em clientes fiéis. E é justamente pelo poder da sua eficácia que as empresas de todos os segmentos apostam de forma cada vez mais convicta na publicidade digital.
Desse modo, é preciso saber que não se pode negligenciar a comunicação de uma campanha, seja para a locação de empilhadeira ou para a venda de imóveis. Sem comunicar bem, nenhum projeto poderá ir para frente no atual mercado.
A verdade é que o marketing é um dos fatores mais determinantes para o sucesso ou fracasso das campanhas, perpassando até mesmo as próprias vendas, adentrando todos os outros âmbitos onde as peças publicitárias se fazem necessárias.
Assim, seja para a higienização de estofado ou para a venda de alimentos no varejo, a comunicação nas vendas é uma peça imprescindível para que os resultados possam ser escalados. Entretanto, as coisas não podem ser aplicadas de qualquer forma.
Para que o projeto possa ser bem consolidado, as práticas voltadas ao marketing precisam estar bem estruturadas.
Neste sentido, uma das coisas mais importantes a se fazer, desde o início, é conhecer todas as opções existentes, para que seja possível escolher a mais adequada para se usar.
Por esta razão, e para que até mesmo um serviço de auto elétrico à domicílio possa ser bem promovido com o auxílio da estratégia, este artigo terá o objetivo de mostrar o que é uma ação de marketing e quais são as cinco principais.
Afinal, o que são as ações de marketing?
As ações de marketing são táticas contempladas dentro de um planejamento de viés publicitário, que possuem o objetivo de ampliar a mensagem de uma marca e potencializar o reconhecimento da companhia diante dos consumidores e concorrentes.
Além disso, se torna possível, dessa forma, gerar engajamento e até mesmo aumentar as conversões. São muitas as oportunidades que uma companhia pode adquirir, ainda que se trate de uma empresa de alarme e monitoramento.
Elas podem estar no mundo offline ou no online, e atuam de forma complementar para conseguir alcançar o objetivo da marca.
Para citar de exemplo, existem as estratégias de social media unidas a blogposts, as táticas de SEO e de Google AdWords, bem como o marketing de conteúdo e o Facebook Ads.
Todas essas são práticas de marketing digital e que podem atuar de forma integrada para proporcionar uma maior contribuição à marca, com os KPIs e objetivos desenhados no planejamento de marketing.
São muitos os empresários que confundem o termo marketing com ações de marketing. Mas, na realidade, o segundo é apenas a parte final de todo o conjunto do primeiro.
O plano de marketing é um documento que contempla as estratégias para a solidificação ou promoção de uma marca. A etapa posterior é a criação de uma campanha publicitária, para que só depois se faça a formulação das ações.
Uma das práticas de marketing mais utilizadas pelas companhias são as ações promocionais, isto é, ações que possuem como objetivo a promoção da marca de modo global, tanto das ideias, produtos e serviços quanto do próprio nome da empresa.
Quase todas as pessoas já se depararam com alguma prática promocional no dia a dia, ou tiveram acesso a elas por meio da viralização dela na internet, ainda que tenha sido uma simples liquidação de um cercado para varanda.
As ações promocionais, em geral, costumam viralizar constantemente, em virtude da criatividade e interatividade que geralmente atingem.
Esse tipo de prática de marketing costuma atrair muita atenção e, em consequência disso, um maior engajamento publicitário.
Afinal de contas, nos tempos de hoje, os smartphones com câmeras estão sempre à mão, e as pessoas se sentem confortáveis para compartilhar coisas criativas e inovadoras.
As ações promocionais devem ser aproveitadas para trabalhar ações conjuntas que possuam valor, benefícios e muita interatividade para os clientes, para que se possa promover a marca e os serviços de modo adequado.
Existem diversos tipos de ações de marketing, e eles são nomeados a partir das metas traçadas no plano publicitário do projeto.
As práticas publicitárias, sobretudo no mundo online, funcionam como uma das maneiras mais eficazes de construir campanhas de sucesso, conversar com o consumidor e otimizar a percepção da marca para aqueles que a acompanham.
É por meio delas que as companhias ampliam suas mensagens e trabalham para entregá-las para os clientes, com ideais de forma criativa e efetiva, ainda que seja para promover uma instalação ar condicionado.
5 principais ações de marketing
Finalmente, é preciso ter em mente também as opções de ação que se tem ao dispor. Como foi dito na introdução do artigo, uma das coisas mais importantes na comunicação é conhecer as alternativas que os projetos possuem.
É justamente isso que possibilita que as empresas façam escolhas assertivas para a sua campanha, uma vez que, sem método e intencionalidade, não é possível obter sucesso nem mesmo nas vendas de uma distribuidora de hortifruti.
Por esta razão, e para que se possa ter mais clareza neste aspecto, é possível apontar as cinco principais ações de marketing. São elas:
- Marketing de atração;
- Marketing com anúncios patrocinados;
- Marketing por WhatsApp;
- Marketing digital;
- Marketing Outbound.
Engajar clientes sem a necessidade de colocar a equipe ou promover as ações de vendas, fazendo um esforço enorme e contínuo se trata de uma ambição muito forte.
É justamente por esse motivo que o Inbound Marketing está se revelando como uma estratégia de captação de leads extremamente eficiente na atualidade.
Em vez de interromper os visitantes o tempo todo para perguntar se elas têm interesse na oferta da loja, a empresa lança mão de estratégias que atraem as pessoas que estão realmente interessadas, dispensando todo aquele trabalho ineficaz.
Apesar de o Inbound ser uma excelente tática, ela funciona bastante na direção do longo prazo. E a necessidade concreta das empresas certamente requer o aumento das vendas hoje.
A melhor sugestão, neste caso, é o investimento em anúncios pagos, tanto no Google quanto nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, ainda que seja para vender um avental churrasqueiro personalizado.
O poder de segmentação das ferramentas de marketing dessas plataformas é muito grande, e as empresas conseguem atingir o público com muita facilidade, potencializando recursos e otimizando os resultados de vendas.
Além disso, em fevereiro de 2016, o WhatsApp alcançou a marca de um bilhão de usuários, transformando-o em uma ferramenta de relacionamento extremamente interessante para aqueles que costumam ter boas ideias de marketing para as vendas.
Se uma empresa pretende praticar essas ações para alavancar as vendas, ela precisa estar próximo aos visitantes e clientes, e fazer com que as mensagens cheguem intactas e no menor tempo possível até cada um deles. Por meio do WhatsApp, isso é possível.
O aplicativo pode ser utilizado tanto como canal de atendimento quanto uma forma rápida e segura de realizar a nutrição dos leads, que são as visitas que se inscrevem nas páginas, e dos clientes.
É possível enviar dicas, notícias, peças de conteúdos, promoções, convites e todos os tipos de informações que sejam relevantes para o público-alvo da empresa.
Só não se pode esquecer de segmentar a audiência com a criação de grupos e listas de transmissão.
As ações de marketing digital empregam uma gama de ferramentas que podem ser aproveitadas para alavancar as vendas.
Dentre elas, é possível citar o blog, o próprio e-mail marketing, o SEM, que nada mais é do que a estratégia de SEO integrada aos links patrocinados, os sites, hotsites, e as redes sociais.
Para que tudo isso funcione, é preciso ter sempre em mente que o site é o ponto de convergência, para o qual todos os outros canais devem levar os visitantes.
A partir disso, se pode criar o mix de marketing digital e personalizar cada tática a partir do perfil dos consumidores ideais, e o canal em que a mensagem deverá ser veiculada.
Ainda que as práticas de marketing digital estejam dominando o mercado atual, se o negócio for físico e local, não se deve deixar de investir em práticas de marketing offline.
É preciso ter uma boa rede de contatos, formar parcerias para divulgação, utilizar tecnologias eficazes, como o digital signage, para ampliar a visibilidade da marca e, dessa forma, atrair mais clientes.
É preciso tornar-se referência na sua região, por meio da participação de eventos do setor, do envio de palestrantes para esses eventos, e da contribuição com entidades empresariais locais. Junto a isso, não se pode esquecer de formar uma boa rede de contatos.
Considerações finais
Através das ações de marketing, é possível transformar uma campanha de vendas ineficaz e desorganizada em uma estratégia robusta de comunicação comercial.
Por esta razão, conhecer as diferentes modalidades dessas práticas não só é importante, mas é um critério de prioridade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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