Ter a própria identidade é uma característica importante para uma empresa dentro do mercado, independentemente do segmento de atuação que opera. O manual de marca é um formato de documento que permite uma maior organização desta ação.

Trazendo compilado com informações sobre como os elementos visuais devem ser usados, o manual de marca contribui para campanhas de marketing, como também em um reforço interno sobre a imagem que o negócio deseja levar ao mercado.

Podendo ser uma forma de consulta para qualquer ação visual, o manual de marca pode apontar desde as tipografias até o logotipo, garantindo que uma empresa de doces eventos tenha um padrão sendo seguido no mercado com sua atuação.

Até mesmo um padrão na comunicação pode-se estar escrito no manual de marca, fazendo com que a identidade seja reforçada dentro do mercado e que assim, o reconhecimento da empresa possa ser feito com pequenos ou grandes detalhes que o público observar.

Com esse documento técnico mais desenvolvido, torna-se possível que a empresa tenha maiores certezas e bases para as ações que irá desenvolver visualmente, fazendo com que, dessa forma, a atuação dentro do segmento tenha valores mais sólidos.

Isso porque tanto a proposta da empresa quanto sua missão e os seus valores estão, também, incorporados dentro deste documento, permitindo que as estratégias sejam mais trabalhadas com bases que ajudem a propagar a personalidade com o cliente.

Fazer com que o consumidor se identifique com a marca e assim, compre o produto ou serviço é uma das formas pela qual o manual de marca também é usado, portanto, quanto mais a empresa souber como realizar esta ação, melhores são os resultados.

A personalidade é algo muito importante dentro de qualquer mercado, fazendo com que as empresas que estejam preparadas para propagar a marca em um segmento concorrido, como de gesso drywall teto, as chances de crescer e ter bons focos aumentam.

As vantagens do manual de marca

Para os empreendimentos que estão começando a atuar dentro do mercado, algumas vantagens na confecção do manual de marca oferecem uma boa estabilidade dentro do segmento que se atua, sendo:

  • Comunicação certa com o consumidor;
  • Padronização;
  • Respeito aos elementos visuais;
  • Diminuição nas chances de erros;
  • Transmitir informações corretas em casos terceirizados.

Criar uma voz com a marca, também conhecido como brand voice, é uma tarefa importante e que gera boas vantagens para propagar a imagem que se deseja de uma muleta canadense articulada forrada, por exemplo, ao consumidor.

Ele, por sua vez, ao notar que há uma comunicação com a empresa dentro dos valores que se acredita e das formas que deseja adquirir o produto ou serviço, as chances de fidelização são ainda maiores.

Principalmente se houver uma padronização com tudo o que a marca apresenta, reforçando a imagem que deseja passar ao mercado, respeitando os elementos visuais dos quais se utiliza.

Quando se usufrui do manual de marca, as chances de erros serem cometidos acabam em baixos percentuais, especialmente porque as ações são feitas de um modo certeiro, reduzindo custos de reajustes.

Essa diminuição de erros também é positiva quando se está relacionada com o consumidor, visto que a falta de um padrão acaba gerando incertezas e, com isso, reduzindo a chance de vendas dos produtos ou serviços oferecidos.

Outro ponto que ao se ter o manual ganha uma vantagem é em casos terceirizados, onde a informação deve ser passada de forma correta para que ainda se esteja alinhado com os planos dentro do mercado de perfil U de borracha.

Conhecendo o manual e fazendo um compartilhamento sobre o que está determinado em todos os segmentos da empresa, desde os que trabalham diretamente com as artes visuais até os que operam na produção, a chance de segui-lo torna-se ainda maior.

Fazendo com que, desse modo, as formas de criação do manual sejam elaboradas e mantidas com pontos positivos para que o negócio conquiste e conclua as metas que foram pré-estabelecidas ou entraram em ação.

Como criar um bom manual?

Se uma empresa de pote de vidro redondo planeja fazer um manual de marca para ter maiores estabilidades dentro do mercado, o primeiro passo que deve ser feito é ter um bom planejamento, e inclui pontos como os valores, a história e a voz que deseja propagar.

Esses pontos contribuem para que a corporação saiba elaborar de uma melhor forma o que deseja dentro do mercado, assim como os objetivos internos que planeja conquistar ao longo de sua atuação.

Da mesma forma que os valores contribuem para que a empresa saiba não apenas como atuar com o consumidor, mas também, com sua própria equipe interna para que os serviços realizados ajude no crescimento e motivação do profissional.

Caso o empreendimento tenha uma história, esse ponto também pode ser incorporado dentro do manual e com isso, ajudar na elaboração para garantir que a imagem da marca esteja alinhada com o que se deseja.

Para que o manual tenha início, é fundamental que o logotipo da empresa seja elaborado de uma forma aprofundada e por isso, conceitos devem estar interligados a ela de modo que represente a empresa.

Desde o dimensionamento como variações de cores para épocas temáticas dos períodos sazonais, a confecção do logotipo deve combinar com a paleta de cores que a empresa irá usar em propagandas, layouts e até mesmo nas fachadas da loja.

Obtendo as cores principais que servem como um guia para a imagem da marca, essa paleta de cores será usada nas representações gráficas e até mesmo nos rótulos que vierem os guardanapos de papel personalizados.

Com uma base de cores, é possível que a paleta seja ainda mais explorada em seus tons de intensidade, tanto indo para padrões mais claros como os mais escuros, mantendo sempre uma relação com a imagem da empresa.

Ao se elaborar a paleta, é essencial que a codificação em CMYK e em RGB ocorram dentro das cores selecionadas, facilitando para que a padronização ocorra com uma maior certeza e precisão.

Elementos gráficos são também parte do manual de marca, dependendo do objetivo da empresa, fazendo com que sejam mais aplicados em campanhas e em layouts, contudo, devem ter instruções para apresentar as variações que podem receber.

Por exemplo, de um elemento gráfico escolhido para a campanha de mochila promocional durante a Black Friday, essa ação deve ser previamente elaborada e observada para saber se enquadra dentro da imagem do negócio no mercado.

As formas de fontes e tipografias enquadram-se também dentro do manual, principalmente que é por meio destas que será feita a comunicação da empresa com o mercado e com o público.

Variações nos estilos de letras, tamanhos e quando devem ser usadas para que o nome esteja adequado são ações que o manual pode ser consultado, portanto devem ser implantadas dentro do negócio.

Outro ponto crucial trata-se de imagens, em especial fotos. Mesmo que haja a possibilidade de usar bancos gratuitos para ter acesso a essas mídias, é importante que a marca saiba também ser original.

Isso porque capta a atenção do consumidor e, desse modo, o estilo e a abordagem são ainda mais alinhadas ao unir com características da empresa, até mesmo na edição para se adequar ao que é propagado no mercado.

Em casos de necessidade, a atualização da imagem da marca pode ser feita depois de um período de tempo, porém, ainda mantendo alguns aspectos que ajude a cultivar a fidelização dos clientes.

Como também a atração de novos, estando alinhados com as perspectivas que a empresa propagou dentro do mercado durante o período de atuação anterior e, com isso, fazendo com que a estabilidade seja ainda maior.

Pesquisar o mercado é uma ação que ajuda na criação do manual e ter uma visão do que pode ser feito para ter um destaque em meio a tanta concorrência, gerando, assim, a possibilidade de garantir um foco e uma solidificação dentro do segmento.

Considerações finais

A identidade visual é um fator importante e que oferece diversos benefícios para o empreendimento, em especial quando trata-se de estabelecer uma melhor comunicação com o consumidor de forma fidelizada.

Por meio da identidade, é possível que a companhia se estabeleça de uma melhor forma dentro de um mercado de isolador para barramento e, com isso, as chances de fazer com que se destaque tornam-se ainda melhores.

Afinal, estratégias que estão em andamento ou serão lançadas acabam ganhando a caracterização da empresa, estando alinhadas com suas propostas, missões e os valores que deseja propagar dentro do mercado.

Com uma base sobre o que deseja conquistar, é possível que o conceito visual como logotipo, paleta de cores e elementos gráficos, ao serem estabelecidos no manual, ajude a empresa a ter maiores chances de sua identidade ser ainda mais propagada.

E, com isso, gera maiores chances de o empreendimento não apenas ganhar a atenção dos consumidores, mas também da concorrência e fazer com que a movimentação do mercado sempre esteja se reinventando.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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