Algumas perspectivas dentro do mercado não mudam. Mesmo a partir dos novos paradigmas digitais, existem alguns imperativos que resistem, como é o caso da pesquisa de mercado.
É certo que o marketing é o norte de qualquer relação mercadológica que deseja se sustentar de forma ampla e saudável por um longo período de tempo.
Suas ferramentas, desde o início de sua concepção, tem colocado diversas empresas no topo do mundo.
Contudo, como essa é uma ferramenta que reflete a situação dos mercados, ela vem se adaptando no curso da história.
Sendo assim, o que valia para uma aplicação na televisão dos anos 50 não vale mais para a era digital.
A pesquisa de mercado ainda reina soberana como um dos métodos analíticos mais importantes para a manutenção de boas estratégias dentro de qualquer segmento.
É ela que vai definir todos os rumos de uma empresa que presta o serviço de aplicação de muro de vidro fumê, por exemplo.
Entretanto, esse não é o único aspecto mercadológico que ainda se mantém vivo no mundo digital.
Esse ponto é importante de ser levantado, uma vez que a necessidade que as empresas têm de estar presentes para o seu público não mudou.
Na verdade, essa aspiração é a mesma, mas as ferramentas disponíveis nos dias de hoje conseguem amplificar ainda mais essa relação.
Uma construtora que vendia pó de pedra para contrapiso e acabava ficando restrita à sua própria vizinhança, agora pode alçar voos mais altos e construir estratégias mais ousadas.
Isso se dá, sobretudo, através das mídias sociais e do marketing digital e por esse motivo é necessário entender um pouco mais sobre essa dinâmica.
No caso das ferramentas que ainda se mantêm, é preciso entender quais são suas funcionalidades fundamentais no ambiente online.
Afinal de contas, suas continuidades se dão, principalmente, pelo fato de serem imprescindíveis, inclusive, para essas relações.
Nesse sentido, algumas novidades e benefícios que o marketing digital trouxe para as empresas não substituem certos aspectos fundantes do marketing. São eles:
- Necessidade de exposição;
- Reconhecimento do mercado;
- Expansão do público;
- Comunicação social.
Há uma série de questões que transpassaram as barreiras do tempo e continuam norteando o marketing como um todo.
Esses são apenas alguns de seus aspectos mais importantes e, por isso mesmo, precisam ser destrinchados.
O primeiro ponto está relacionado à necessidade de exposição. Só a partir disso é possível orientar uma boa relação com o público-alvo.
Se a intenção for vender caixa papelão quadrada, é preciso que as pessoas conheçam essa loja que está anunciando.
Nesse sentido, é possível entrar no segundo ponto primordial para uma relação de marketing bem estruturada dentro de um segmento.
Conseguir o reconhecimento do mercado não é das tarefas mais simples, mas, certamente, é uma das mais importantes.
Quanto melhor posicionada uma empresa de entrega rápida de presentes estiver para os seus clientes, maior será o número de consumo dentro de suas plataformas.
Portanto, essa continua sendo uma das perspectivas mais importantes que o marketing traz para as marcas.
Logicamente, tudo isso se converge para uma expansão do público a ser atingido e, consequentemente, o número de clientes que aquela empresa vai ter.
Quanto maior esse impacto, melhor serão as relações comerciais para qualquer tipo de negócio.
Tudo isso só é possível a partir da utilização de mediações propostas pela comunicação social.
Sendo assim, não há como fugir dos imperativos da publicidade e propaganda para aparecer para os clientes.
Se a intenção é vender mais tela de ferro para cerca não há como fugir de nenhuma dessas ferramentas mercadológicas.
O que é pesquisa de mercado?
Como dito anteriormente, a resistência de certos imperativos dentro do mercado possui muito mais aspectos objetivos do que se imagina.
Não é um mero capricho das tradições ou um posicionamento estético daquilo que é clássico.
Essas ferramentas são fundamentais para orientar toda estratégia que deseja ser bem executada dentro de um segmento.
Nesse caso, a pesquisa de mercado aparece com um desses elementos essenciais para uma boa relação comercial.
Essa técnica, com o próprio nome sugere, consiste em coletar informações relevantes de um mercado para fundamentar as estratégias de uma empresa.
Sendo assim, uma fábrica de teto de vidro para varanda vai precisar avaliar quais são todos os movimentos do público, da concorrência e do segmento do mercado que ela está atuando.
Essencialmente, existem duas formas de obter esses dados para nortear as estratégias. São elas:
Pesquisa primária
Esse tipo de pesquisa é quando a empresa assume todas as posturas necessárias para levantar os dados do mercado.
Sendo assim, existe a possibilidade de se fazer uma análise sob medida daqueles dados, uma vez que eles vão ser colhidos com as intenções fundamentadas por aquela marca.
Isso pode ser feito a partir de uma série de posturas, mas a mais comum é que haja a contratação de um serviço de pesquisas.
Pesquisa secundária
Essa pesquisa faz referência aos dados levantados de forma indireta por um mercado e a empresa acaba os utilizando.
Entra, nesse sentido, algumas publicações referentes às dinâmicas e, também, análises indiretas de diversas naturezas.
Dois exemplos fundamentais
Orientar-se por alguns mecanismos estratégicos pode ajudar, em muitos sentidos, na hora de se estabelecer uma análise como essa.
Por isso, é importante ter em mente quais são as principais manifestações que esse tipo de orientação consegue fornecer para o mercado.
Benchmarking
Apesar de muito falado, nem todos estão familiarizados com esse termo que tem tanta importância na pesquisa de mercado.
O benchmarking, nesse sentido, funciona sob duas diretrizes fundamentais: a intenção e a consequência de uma pesquisa.
Ou seja, ele pode fundamentar alguns questionamentos essenciais e, também, produzir um relatório de orientações.
Essa estratégia está referida na capacidade de criar pontos de partida para a empresa que está pesquisando.
Partindo de análises da concorrência e da sua forma de atuação dentro do mercado, a marca conseguirá perceber quais são os critérios mais básicos de comunicação nesse âmbito.
Se, porventura, uma loja de moldura de parede de isopor quiser fazer parte dessa estratégia, ela deverá entender o que os outros estabelecimentos estão fazendo para conquistar os seus clientes e, também, se está funcionando.
Análise de SWOT
Outra ferramenta bastante utilizada quando o assunto é análise de mercado tem relação, justamente, com a análise de SWOT.
Essa é uma estratégia que consegue orientar quais serão os rumos de uma pesquisa efetuada. Ela se divide, neste caso, em 4 aspectos fundamentais, são eles:
- Força;
- Fraqueza;
- Oportunidades;
- Ameaças.
São nos dois últimos itens, no entanto, que a análise de mercado irá focar para nortear os dois primeiros.
Sendo assim, uma empresa que vende cabo de aço inox revestido conseguirá orientar as suas forças e fraquezas a partir da análise das ameaças e oportunidades presentes no mercado.
Como fazer uma pesquisa?
Para efetuar esse tipo de pesquisa, é importante ter em mente algumas orientações fundamentais.
A produção de alguns pontos elementares podem ajudar a nortear o que precisa ser feito e, por isso mesmo, é importante apontá-los.
Pesquisa do consumidor
Não existe relação comercial sem que haja consumidores para que uma marca consiga efetuar suas vendas.
Nesse sentido, entender quem são eles e seus comportamentos mais acentuados pode ser uma maneira de se consolidar de forma mais ampla.
Conhecidos também como público-alvo, eles podem, inclusive, orientar a produção de uma pessoa.
Esse aspecto é importante uma vez que ele consegue aglutinar todos os pontos essenciais daqueles dados coletados em um interlocutor unitário.
Ater-se ao mundo digital
Falar de aspectos tradicionais do marketing não é, em hipótese alguma, negligenciar os aspectos evolutivos das tecnologias digitais.
Por isso, é importante acompanhar todos os seus movimentos e novidades para que a empresa em questão não fique para trás na hora de produzir uma boa campanha de marketing.
Definir objetivos
Saber agir dentro de um mercado é, sobretudo, ter objetivos bem estabelecidos e de forma clara e coerente.
Esse é um dos aspectos que vão nortear uma pesquisa e, posteriormente, outros aspectos essenciais da estratégia.
Tê-los claros na hora de se constituir qualquer plano estratégico é essencial para qualquer empresa em todo tipo de segmento ou mercado em que se atua.
Considerações finais
Do tradicional ao inovador, o marketing sempre tem seu trânsito muito bem estabelecido dentro do ambiente empresarial.
Não há como fugir dos seus imperativos na hora de se construir uma boa estratégia de crescimento e manutenção.
Contudo, é preciso que essas implementações estejam fundamentadas em dados e não incidam em generalistas que podem levar tudo a perder.
Por isso, é importante ter em mente os potenciais e as formas de se fazer uma pesquisa de mercado.
Seja através do benchmarking ou da análise de SWOT, sua tradição se sustenta por uma série de razões elementares.
Afinal de contas, não há como se sustentar em um ambiente absolutamente desconhecido para a gestão de uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Pingback: 5 dicas para escalar as vendas de sua empresa