A produtividade tem sido cada vez mais a palavra do momento em todos os setores empresariais. Por essa razão, entender o que é o engajamento profissional pode ajudar nessa questão.

É certo que as dinâmicas digitais têm propiciado algumas novidades, inclusive, dentro do mundo do trabalho.

Todo dia há um aspecto levantado sobre esse tipo de perspectiva dentro das empresas e das publicações que tratam sobre negócios.

Essa preocupação, no entanto, não é uma coisa nova. Desde o início das relações industriais, a produtividade tem se tornado uma preocupação.

Na verdade, até antes disso já haviam algumas questões que envolviam, por exemplo, a produtividade no campo.

No entanto, essas relações estavam mais relacionadas à intempéries climáticas e pragas do que, necessariamente, uma posturas de caráter industrial por parte dos camponeses de uma lavoura.

Com o passar dos anos, a evolução dos maquinários industriais e, posteriormente, as dinâmicas digitais, fizeram com que algumas perspectivas fossem constituídas dentro do âmbito do trabalho.

Uma série de perspectivas de mercado e produção passaram a fazer parte do imaginário coletivo na primeira metade do século XX.

Entre fordismo, taylorismo e, em menor medida, toyotismo, as empresas passaram a buscar uma série de posturas para fundamentar uma produção de melhor qualidade e maior quantidade.

Esse foi, na verdade, o grande trunfo das grandes montadoras de carros que prosperaram na primeira metade do século passado.

O sucesso dessas empresas foi tão grande que, até hoje, elas são lembradas pelos seus pares mercadológicos.

Entretanto, o mundo digital trouxe novas dinâmicas e questões para o mundo do trabalho e da produção e outras perspectivas foram começando a surgir.

Afinal de contas, as relações já não passam necessariamente por quem aperta mais parafusos em uma linha de produção.

Obviamente, esse tipo de questão ainda se sustenta como uma instituição da perspectiva industrial, mas as empresas conseguiram ir além.

Muito disso se dá pela alta oferta do setor de serviços que, via de regra, tem tomado protagonismo nas relações comerciais.

Nesse caso, não há a necessidade de se garantir uma produção rápida, mas, sim, uma prestação precisa.

Seja qual for o cenário, focar na produtividade acaba sendo um dos aspectos essenciais para a sustentação de boas práticas dentro de um segmento.

Apontar, portanto, alguns de seus benefícios pode ajudar a ilustrar esse tipo de perspectiva de forma bastante amplificada. Alguns deles são:

  • Política de resultados;
  • Ambiente leve;
  • Alinhamento cultural;
  • Qualificação produtiva.

Há uma série de fatores que podem orientar a implementação de políticas que incidam positivamente na produtividade. Essas são apenas algumas perspectivas, mas precisam ser detalhadas.

Com relação à política de resultados há um ponto um pouco mais claro, afinal de contas, é para isso mesmo que esse tipo de implementação é feita.

Garantir que recursos produtivos sejam qualificados, os objetivos da empresa começa a ficar um pouco mais claro diante de seu corpo de funcionários.

Uma empresa de revisões veiculares pode, via de regra, almejar alguns objetivos novos quanto a essa questão.

Além disso, uma equipe que produz bem, também, consegue trabalhar com mais leveza, o que pode reincidir na produção.

Ou seja, como um ciclo natural da produção, a equipe vai exercer suas funções de forma melhorada e isso vai interferir de forma positiva para que essas ações aconteçam de forma ainda mais qualificada.

Esse ponto pode incorrer dentro do quadro interno ou, até mesmo, sob a perspectiva de um serviço terceirizado.

Outro aspecto muito importante que tem ganhado bastante destaque no ambiente corporativo é, justamente, a questão cultural.

Garantir que os funcionários estejam alinhados à essa perspectiva acaba sendo essencial para qualquer relação.

Afinal de contas, se não há uma convergência de valores entre os dois entes jurídicos, não há como seguir com uma boa relação produtiva.

Se, por exemplo, os professores de um cursos Nr não estiverem satisfeitos com o serviço prestado, os alunos irão perceber e isso pode gerar um desgaste para a marca.

Nesse sentido, garantir a produtividade passa pela satisfação dos colaboradores, garantindo, assim, sua qualificação.

O que é engajamento profissional?

Falar a respeito de produtividade pode parecer um pouco amplo demais e não conseguir dar conta da alta complexidade das mais diversas cadeias produtivas existentes no mercado.

Entretanto, há alguns pontos que podem ser adotados de forma bastante ampla pelas empresas que podem ajudar a realizar bons números quanto a esse aspecto.

Um dos mais importantes nos dias de hoje é a busca pelo engajamento profissional dentro de uma equipe.

É muito comum que a insatisfação ou o senso de obrigatoriedade leve as pessoas a produzirem de forma mais descuidada e demonstrarem um ar de incômodo dentro do ambiente de trabalho.

Esses são aspectos absolutamente indesejáveis para qualquer tipo de gestão e, por isso mesmo, precisam ser mitigados.

Afinal de contas, um serviço de suporte técnico mal feito pode significar uma série de problemas para essa prestadora.

O engajamento profissional, nesse sentido, aparece como um fator que parte do funcionário da empresa.

No entanto, é possível que essa gestão tenha em mente alguns fatores que podem contribuir com o aumento desse tipo de postura dentro de seu ambiente.

Por que implementar?

Apesar de não ser uma tarefa fácil, engajar pode ser primordial para que uma produção não caia em uma rotina desmotivada.

Entender, nesse sentido, como esse tipo de postura pode ajudar na hora de consolidar uma boa produtividade é essencial para ilustrar os porquês de se pensar nesse tipo de implementação.

Reter funcionários

Esse é um dos pontos mais elementares para qualquer tipo de empresa, uma vez que perder talentos para o mercado é uma das questões mais insólitas que um departamento de recursos humanos pode passar.

Além disso, gastos com a contratação de novos quadros podem ser bastante maiores do que a manutenção dos antigos.

Uma empresa que faz canecas personalizadas, por exemplo, ao engajar seus funcionários, certamente, vai manter a satisfação alta e vai ter uma menor incidência de desligamentos.

Produtividade

Como dito anteriormente, a produtividade tem sido um dos nortes essenciais para a manutenção de qualquer empresa dentro de um mercado.

Garantir, nesse sentido, que os funcionários estejam integrados aos objetivos da equipe é essencial para que isso ocorra.

O serviço de instalação de TV se bem integrado aos outros setores da empresa, pode ter uma qualidade e uma quantidade muito maior do que se não houver nenhum mecanismo que garanta o engajamento.

Funcionários promotores

Uma das coisas mais interessantes que pode acontecer dentro de um corpo de funcionários de uma empresa é, justamente, que eles falam bem dela para outras pessoas.

Se os cozinheiros de um buffet para aniversários forem promotores desses serviços, as chances de outras pessoas contratarem é grande, uma vez que eles conhecem todos os pormenores daquelas produções.

Como engajar os funcionários?

Com algumas de suas vantagens em mente, fica fácil imaginar o porquê que esse tipo de conceito tem ganhado tantos adeptos no mercado.

No entanto, é preciso saber como implementar esse tipo de perspectiva para que não se caia em aplicações que resultem em nada.

Comunicação administrativa

Quando se fala em comunicação, é possível ter em mente alguns aspectos do marketing para que uma empresa consiga vender mais.

Logicamente, esse é um recurso muito utilizado e que precisa, cada vez mais, ser considerado.

No entanto, a comunicação administrativa, ou seja, aquela que acontece internamente tem a capacidade de gerar ótimos resultados.

Isso pode refletir, por exemplo, no alinhamento cultural e também na redução das preocupações que podem ocorrer dentro do corpo de funcionários.

Reconhecimento

Uma outra perspectiva fundamental para gerar o engajamento profissional é o reconhecimento dos trabalhos feitos.

Não há nada que possa desmotivar mais do que a falta de reconhecimento dentro do ambiente corporativo.

Algumas empresas de mudança podem, por exemplo, garantir algumas bonificações para quem exerce um bom serviço.

Esse tipo de questão pode fazer com que o funcionário trabalhe melhor e mais feliz, incidindo, portanto, em vantagens, também, para a empresa.

Promover um bom ambiente

Uma das coisas mais desagradáveis que podem acontecer dentro de uma corporação são os entreveros entre os funcionários.

Sendo assim, promover um ambiente de camaradagem com confraternizações periódicas pode ajudar no engajamento.

Um ambiente agradável, fundamentalmente, é o que sustenta uma boa relação entre as equipes e os valores e objetivos constituídos pela empresa dentro de seu segmento.

Considerações finais

Há uma perspectiva que tem rondado o mercado e, nesse caso, precisa ter toda a atenção por parte das empresas.

O engajamento profissional é um dos principais fatores que incidem na produtividade de um departamento.

Por isso, ter em mente algumas formas de garantir esse tipo de relação pode ser crucial para a conquista de bons objetivos.

Entender seus benefícios pode ajudar a ilustrar um pouco a capacidade que esse tipo de recurso tem de aumentar a produtividade de uma empresa.

É preciso, também, conhecer algumas técnicas para essa realização, como fatores de comunicação administrativa, reconhecimento dos funcionários e a promoção de um bom ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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