Entre os muitos objetivos de uma empresa, o de implementar uma gestão eficiente é um dos mais almejados. A metodologia OKR é uma possibilidade interessante, que traz uma série de melhorias para diversos tipos de companhias. 

Conseguir idealizar um planejamento e executar estratégias empresariais nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, em tempos de globalização e avanço tecnológico, é essencial que essas ações sejam colocadas em prática para o bom funcionamento da companhia. 

É verdade que nem sempre os empresários dão a devida atenção ao problema, uma vez que estão limitados a conquistar maiores lucros no lugar de ter uma estratégia eficaz para ampliar o seu negócio. 

Quando se analisa os cenários das pequenas e médias empresas, é possível perceber que a ausência de um gerenciamento estratégico faz com que muitas delas cheguem à falência muito antes do que o esperado. 

Por isso, quanto maior for a organização, mais sucesso será possível de alcançar. Uma maneira eficiente e promissora de chegar em um bom resultado é implementar um modelo de metodologia de gestão. 

Em uma empresa que realiza aluguel sala privativa, por exemplo, garantir que uma boa estratégia esteja no horizonte dos líderes e fundadores, assim como na da equipe, é um modo de alinhar a cultura e o trabalho que será realizado pela companhia. 

Quando se transfere esse mesmo cenário para a área de marketing, também é possível verificar que muitas empresas não têm a capacidade de priorizar ações com base nos resultados, o que atrapalha o retorno e dificulta o caminho para o sucesso da estratégia.

Nesse cenário, surge uma metodologia interessante, que é capaz de resolver uma série de questões práticas: a OKR. Os elementos dela têm um papel essencial na operação de marketing, e é possível implementá-la sem dificuldades em uma companhia. 

Este artigo tem o objetivo de explicar melhor o que é a metodologia OKR e como ela pode ser estruturada dentro de uma empresa com sucesso. 

O que é a metodologia OKR?

É sempre importante que uma empresa, seja ela especializada em renovação de CNH provisória ou em qualquer outro tipo de produto ou serviço, tenha uma estrutura coerente e trabalhe com uma metodologia para ter mais sucesso no seu dia a dia. 

OKR é uma dessas metodologias importantes. Criada por Andrew Grove, ex-CEO da marca Intel, ela se trata de um modelo de gestão com objetivo de simplificar o modo como se encara os objetivos principais de uma companhia, os “Objectives and Key Results”.

Esse é o método utilizado pelo Google desde 1999. No período, a companhia contava com 40 funcionários e atualmente já são mais de 60 mil profissionais espalhados pelo mundo. 

Com esse exemplo, é possível perceber que a metodologia OKR pode ser implementada por empresas de pequeno porte ou mesmo pelas grandes corporações, permitindo um trabalho transparente e eficiente. 

A OKR é estruturada por dois elementos: os objectives e os key results. Os objetivos são os que apresentam a direção clara que a empresa quer alcançar. Eles podem também ter o papel de manter a equipe engajada na sua missão. Alguns exemplos são:

  • Ser uma autoridade no mercado;
  • Aumentar o número de vendas;
  • Oferecer um ótimo atendimento;
  • Se tornar uma referência no setor de atuação.

Esses objetivos são bastante claros e específicos, de modo que uma empresa de portaria eletrônica para condomínios ou qualquer outra de segmento diferente não terá dúvidas sobre qual deve ser o seu objetivo.

Além dos objetivos existem os resultados. Por isso, é preciso haver planejamento, para que seja possível alcançar os objetivos propostos no início. Afinal, na prática é difícil mensurar de modo objetivo o quanto o atendimento oferecido é ótimo, por exemplo. 

Nesse sentido, os key results são balizas para que se possa determinar o quão perto uma empresa está de alcançar os seus objetivos. Ou seja, se tratam de metas menores que possibilitam a conquista do que se almeja. 

Para ilustrar a função dos key results diante dos objectives, pode-se pegar um dos objetivos como o de aumentar o número de vendas e compreender quais são as ações necessárias para alcançá-lo.

Nesse sentido, o primeiro key result seria multiplicar o número de leads que são gerados mensalmente na empresa, o segundo seria diminuir o processo de vendas em 25%. O terceiro poderia ser passar 70% dos leads para o fundo do funil. 

Sendo assim, é possível dizer que cada um dos objetivos possui diferentes metas secundárias que são capazes de levar até o resultado pretendido. 

De qualquer modo, é altamente recomendável que a empresa tenha metas ambiciosas e, quando perceber que os OKRs estão fáceis de serem alcançados, deverá apostar em alvos maiores, que vão ajudá-la a conquistar o seu máximo potencial mais facilmente. 

Como estruturar a metodologia OKR

Para quem uma empresa, seja ela especializada em tela de proteção transparente ou em contabilidade, possa estruturar a metodologia OKR no seu estabelecimento, ela deve seguir alguns passos essenciais. 

Isso é importante para que o bom funcionamento da companhia continue sendo constante, ajudando inclusive a implementar a OKR entre os colaboradores com mais tranquilidade. Abaixo, é possível conferir os passos principais.

Definir as metas 

A metodologia OKR não deve ser aplicada de modo complicado, muito pelo contrário, ela funciona com metas claras e específicas, desde os objetivos até os resultados. 

Sendo assim, uma companhia especializada em máquina de café empresa ou em qualquer outro produto ou serviço deve estabelecer suas metas de modo objetivo, promovendo o alinhamento da equipe para facilitar a conquista dos seus alvos. 

Classificar os objetivos

Outro passo importante é o de que os objetivos da OKR não devem ser estipulados apenas pelos gestores ou líderes. Um bom percentual é que eles definam 40% dos OKRs e o restante seja definido pela equipe da empresa. 

Essa ação tem como finalidade envolver todos os colaboradores na criação das metas da empresa, permitindo que o olhar da equipe seja útil durante todo o processo. 

Estabelecer prazos curtos

Pensando em facilitar o processo, uma das questões mais importantes é que as metas estipuladas não tenham prazos de conclusão longos demais. Essa característica torna o processo mais simples e eficiente. 

Tal como uma empresa que produz banner para aniversário personalizado, ter prazos curtos para entregar resultados é um modo de manter o senso de urgência, ao mesmo tempo em que estimula o trabalho da equipe. 

Acompanhar os prazos constantemente

Não há melhor maneira de mensurar os resultados de um trabalho do que acompanhá-lo de perto de forma constante. Isso permite o cumprimento dos prazos e a continuidade dele. 

Ao mesmo tempo, é necessário avaliar os resultados em um período curto, como semanalmente, uma vez que esse cuidado permite ajustar rapidamente qualquer processo, evitando inclusive sufocar a equipe com uma análise diária desnecessária. 

Tornar os OKRs visíveis a todos

Para ter OKRs de sucesso, uma dica é garantir a transparência. Isso significa que é essencial deixá-los visíveis a todos, sendo essa uma forma de compartilhar os objetivos e as aspirações com toda a equipe. 

Nesse sentido, não se trata de pressionar a equipe, mas sim de mantê-la sempre informada e permitir, com isso, que o processo esteja sempre disponível e claro para todos os colaboradores. 

Afinal, uma empresa de cozinha planejada com bancada, por exemplo, pode ter retornos muito melhores ao compartilhar com a sua equipe as suas realizações, o que estimula o trabalho a continuar sendo feito da melhor forma possível. 

Evitar confusão entre esforço e resultado

Por fim, é fundamental não confundir esforço e trabalho. De fato, o esforço precisa ser máximo, mas a análise deve ser sempre sobre os resultados. 

Isso porque se toda a equipe está se esforçando e o resultado não está sendo alcançado, o mais provável é que algo errado esteja sendo feito. 

Sendo assim, é essencial focar nas métricas, e não apenas no esforço coletivo e no sentimento de união como modo de verificar a dedicação da equipe. É preciso saber para onde olhar e identificar os problemas de maneira eficiente. 

Com esses passos simples, a implementação da metodologia OKR por uma empresa que fabrica adesivo personalizado, por exemplo, é muito mais produtiva e traz resultados mais expressivos. 

Considerações finais

Garantir que uma empresa permaneça no mercado por vários anos é fundamental para que ela se consolide no seu setor e conquiste os seus objetivos mais facilmente. Mas esse trabalho não é simples, de modo que implementar uma metodologia é essencial. 

Nesse cenário, a metodologia OKR, que é utilizada por grandes corporações do mercado, se mostra uma ótima opção. Por isso, é preciso considerar o uso dela dentro de uma empresa, podendo com isso alcançar resultados de forma simples e prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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