O mundo dos negócios está mudando, assim como os hábitos dos consumidores e, por isso mesmo, a tecnologia exige que as empresas invistam em marketing digital para alcançar o maior público possível.
A presença nas plataformas digitais se tornou algo primordial para que uma empresa alcance o sucesso mercadológico.
Deste modo, é necessário contar com parcerias comerciais para que os clientes possam ter produtos e serviços de qualidade.
Fornecedores de bens de consumo intermediários e a distribuição com um logística integrada fazem parte da realidade das empresas já estabelecidas, e daquelas que estão dando os primeiros passos no mercado consumidor.
Dessa forma, é preciso aplicar estratégias e ações ajustadas ao marketing digital, para que os resultados sejam satisfatórios a partir de:
- Blogs empresariais;
- Lojas virtuais;
- Redes sociais;
- Sites corporativos.
A marca empregada nesses ambientes digitais se tornam conhecidas de um público que está cada vez mais conectado à internet.
Atração de leads por conteúdo interessante
Algumas terminologias utilizadas nos meios digitais podem passar uma sensação de desconhecimento, porém, é bem fácil assimilar essa linguagem ao que se trata
No caso de leads pode-se definir como os internautas que demonstram interesse sobre um produto ou serviço oferecido na internet.
Eles são atraídos a partir da estratégia de Inbound Marketing, que pode ser dividida em 4 partes distintas:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Encantamento.
O inbound marketing é aplicado conforme o lead clica em um link e disponibiliza os dados para conhecer mais sobre os serviços disponíveis, ou conhecer características técnicas de um produto.
Isso pode ser feito a partir de uma landing page, do envio de um e-mail ou mesmo a partir do momento que passa a seguir uma rede social empresarial.
A conversão é feita por meio do funil de vendas, em que a jornada de compra tem início, e pode ser realizada em um curto espaço de tempo, ou depender de outras pesquisas e da própria equipe de venda que está atendendo um potencial cliente.
A partir do momento da venda, esse consumidor deixa de ser lead e passa a ser cliente, e então tem-se o próximo passo, que consiste na fidelização.
O encantamento pode ser observado a partir do momento que os clientes passam a funcionar como um divulgador e, por isso, é importante utilizar palavras-chave que podem ser identificadas das mais diversas formas.
Investimento em SEO para destaque contínuo
Uma das práticas que podem ser aplicadas no inbound marketing é o SEO (Search Engine Optimization) introduzindo palavras-chave em diversos pontos de uma plataforma digital, para que tenha um destaque em sites de busca e relevância significativa.
Esse tipo de trabalho está inserido dentro do Marketing de Conteúdo, em que são desenvolvidos artigos assinados por especialistas e textos que tratam sobre assuntos específicos às finalidades e propósitos empresariais.
Vale destacar que até mesmo a forma como uma imagem é aplicada para complementar as páginas pode ser fonte de pesquisa.
Por isso é importante salvar com nome que esteja relacionado com o assunto apresentado, ou com os produtos e serviços dentro da loja virtual.
Campanha publicitária demanda planejamento
Pode até demandar um tempo de dedicação, mas uma campanha publicitária requer um planejamento apropriado, ainda mais quando se trabalha com diversas ferramentas digitais que estão à disposição na internet.
O planejamento precisa ser voltado para o público certo, de acordo com o orçamento que se tem disponível. O Marketing corporativo pode ser aplicado por qualquer empresa, seja pequena, média ou grande.
Outra necessidade que sempre está relacionada à propaganda é a criatividade. Isso deve ser explorado ao máximo com possibilidades infinitas de aplicação de frases de efeito, imagens significativas e testemunhos de clientes, amigos e fornecedores.
Esse tipo de alcance pode ser aplicado nas redes sociais, pois eles são democráticos e estão disponíveis para grande parte da população presente na internet.
Aproveitamento de qualidade das redes sociais
O compartilhamento de postagens de empresas podem ocorrer de forma automática por parte dos usuários da internet.
Quando menos se espera, uma pessoa pode compartilhar o trailer de um filme, o lançamento de uma nova música ou a nova coleção de roupas de uma marca.
As empresas devem estar atentas quanto a essas postagens, pois elas funcionam de diferentes formas e podem surtir efeitos também variados, conforme o desejo ao serem feitas e o perfil do consumidor.
O investimento em Twitter Ads, ou seja, propaganda utilizando as ferramentas disponíveis pelas redes sociais, pode ajudar no monitoramento e melhor definição das estratégias.
Por fim, não existe uma fórmula definitiva de como se trabalha o marketing dentro do ambiente digital, mas é possível tirar muito proveito ao compreender como funcionam as estratégias aplicadas e quais impactos ela proporciona.