Todo mundo que trabalha há algum tempo no meio do marketing digital sabe que as plataformas estão sempre em busca de inovação, e o YouTube Shorts é a nova sensação do YouTube.
Recursos como ele surgem a todo momento com o intuito de levar uma experiência cada dia melhor e mais completa para os usuários das plataformas.
Quem já usa o TikTok ou até mesmo o Reels no Instagram consegue se familiarizar rapidamente com a nova função do YouTube, pois é bem parecida.
Com o YouTube Shorts os usuários podem adicionar a vídeos de seus interesses que tenham uma curta duração com uma linguagem mais dinâmica sobre algum conteúdo.
Para empresas de instalação de energia solar, por exemplo, é uma ótima oportunidade de criar custeados que chamem a atenção do seu público-alvo.
Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, este artigo explicará mais detalhadamente o que é o YouTube Shorts.
Além disso, falará sobre como ele funciona e, por fim, dará algumas dicas importantes sobre como usá-lo em uma estratégia.
Entenda o que é o YouTube Shorts
O YouTube Shorts, é uma nova função do YouTube que consiste na apresentação de vídeos dos mais variados assuntos com uma duração curta e linguagem dinâmica.
Essa funcionalidade funciona muito bem em computadores e notebook, mas o seu foco maior são os usuários de uma clínica de estética corporal, por exemplo, que acessam a plataforma através de dispositivos móveis como celulares ou tablets.
Muitos dizem que foi uma inspiração da versão lançada pelo TikTok e que também começou a ser usado pelo Instagram e levou o nome de Reels.
No final do ano de 2020, o YouTube anunciou essa novidade deixando claro que era uma oportunidade para criadores de conteúdos gravarem vídeos rápidos e cativantes para atrair mais público.
O primeiro lugar do mundo a ser lançado foi na Índia, e com o sucesso da versão beta, foi decidido liberá-lo no mundo todo em 2021.
Esse formato de vídeos como os Shorts são um grande marco nos formatos de vídeos sejam eles de humor ou informativos sobre uma oficina suspensão automotiva que dá dicas sobre seu segmento.
Mesmo já tendo se consolidado como a maior plataforma de vídeo do mundo, o YouTube segue levando ao público novidades sempre.
Com essa novidade, ele mostra mais uma vez que leva em conta a experiência do público e que eles podem ter o poder de escolher uma tela cheia na vertical também.
Como funciona o YouTube Shorts?
Essa nova funcionalidade foi lançada para que os criadores de conteúdo pudessem falar sobre política ou sobre fabricação de divisórias corporativas, e também ter acesso a ferramentas fáceis de se lidar para criar seus vídeos curtos.
Com o Shorts várias novas ferramentas surgiram para facilitar ainda mais a vida dos criadores de conteúdos na plataformas, alguns recursos são:
- Editar imagens;
- Colocar legendas;
- Adicionar textos animados;
- Controlar a velocidade do vídeo.
Os vídeos criados no YouTube Shorts devem obrigatoriamente ter no máximo sessenta segundos, ou seja, um minuto.
A intenção com ele é oferecer ao público vídeos de consumo rápido e que use uma linguagem mais dinâmica com o público que se deseja atingir.
É possível ver nesses vídeos influencers fazendo as dancinhas famosas que são a sensação do momento e vários outros desafios que fazem sucesso atualmente.
Depois que os Shorts são publicados, os usuários podem visualizá-los quantas vezes quiserem através de seus dispositivos móveis ou até mesmo pelo computador.
Nesse vídeo curto, os usuários podem interagir de várias formas, seja curtindo, comentando e marcando amigos, compartilhando com as pessoas ou até mesmo seguindo o canal de onde ele foi postado.
Eles podem também clicar nas hashtags, o famoso “jogo da velha”, ou no áudio que foi usado para que achem demais vídeos que tenham relação com os que gostaram.
Também é muito fácil a navegação, basta deslizar o dedo para cima e para baixo para ir para o próximo vídeo ou voltar para o vídeo anterior.
O usuário não precisa estar inscrito no canal para que o Shorts de um apareça para ele, basta que ele tenha alguma relação com os seus interesses que existem chances de aparecer no feed.
Se uma pessoa busca em seu perfil, por exemplo, dicas sobre limpeza de piso cerâmico, os vídeos recomendados para ela serão também sobre esse assunto.
Como usar o YouTube Shorts em uma estratégia
Conheça a seguir algumas dicas que podem ajudar um negócio a usar o novo YouTube Shorts nas suas estratégias de marketing digital e de conteúdo para ter melhores resultados:
1. Tenha um canal bem estruturado na plataforma
Para as marcas que desejam aumentar a sua audiência em seus canais na plataforma de vídeo, o YouTube Shorts pode ser a melhor escolha.
Porém, é essencial que antes disso uma avaliação seja feita para que o canal esteja bem estruturado e alinhado com as características da marca de móveis de madeira para cozinha, por exemplo.
Isso permitirá que os inscritos que cheguem ao canal através dos Shorts mantenham o interesse no canal e no que ele tem a oferecer.
Até porque, além de ganhar inscritos, é fundamental mantê-los engajados e interessados no canal através de conteúdos bons e de qualidade.
2. Conheça os interesses do público
Assim como em qualquer estratégia que seja elaborada com a ajuda do marketing digital, é mais do que fundamental que a marca conheça a sua persona.
Uma persona é um personagem fictício montado pela empresa para representar o perfil do cliente ou dos clientes ideais para a marca.
Ela é baseada em dados coletados de clientes reais e pode ajudar muito também a conhecer mais sobre a linguagem favorita do público e os tipos de conteúdos pelos quais eles mais se interessam.
E para usar o YouTube Shorts não é diferente, pois também é preciso conhecer bem o público e saber os seus interesses e o quais conteúdos eles costumam consumir.
Uma audiência pode querer, além de entretenimento, conteúdos mais educativos, e para saber isso a empresa deve conhecer o público e se possível até conversar com clientes mais antigos para melhorar a montagem da persona.
3. Tente prender a atenção do usuário o tempo todo
Os Shorts do YouTube não contam com uma thumbnail, que são imagens para chamar a atenção, para atrair os usuários até os canais, assim como os vídeos padrões da plataforma.
Assim que entram nos Shorts, eles já veem o início do vídeo sem precisar dar play, por isso ele deve capturar a atenção do usuário nesses primeiros segundos até os últimos.
É essencial pensar em algo que aguce a curiosidade dos usuários e façam eles permanecerem no shorts sobre uma sacola em tnt personalizada, por exemplo, até o final.
É possível fazer isso usando uma frase de impacto, uma pergunta que ele vai querer saber a resposta ou várias outras táticas.
4. Esteja sempre atento às tendências
As atuais plataformas de vídeos curtos estão sempre lançando novas tendências que chamam a atenção do público mais e mais.
Então, fique sempre atento a elas para aproveitar seu destaque e ganhar mais visualizações com a ajuda dessas tendências.
Existem trends que viralizam e colocam algum assunto em alta, um áudio que proporciona uma maneira nova e legal de fazer um vídeo e muito mais.
É essencial ver se a ideia faz sentido para a marca, e caso faça usá-la pode ajudar na visibilidade, nas vendas e no sucesso do canal e da marca.
5. Use o formato de pequenos tutoriais
Mesmo que seja muito usado para dancinhas e desafios, o YouTube Shorts também conta com vários vídeos ensinando coisas novas.
Os tutoriais se mostraram alguns dos vídeos mais procurados nesse formato e levam um maior potencial de sucesso para a marca que usá-lo em seus vídeos curtos.
Por isso, usar o YouTube Shorts para fazer tutoriais em poucos passos que sejam relacionados ao segmento da marca é uma ótima opção.
Considerações finais
Em suma, o artigo apresentou algumas dicas que podem ajudar muito uma empresa de entregas de caminhão a planejar bons conteúdos com o YouTube Shorts aliados a sua estratégia de marketing digital e de conteúdo.
Ao entender o que é o YouTube Shorts e como funciona essa nova tendência da maior ferramenta de vídeos do mundo, uma marca pode criar os melhores e mais criativos vídeos para seu público-alvo.
Isso mostrará para eles mais sobre a empresa, o que aumentará as chances de eles se tornarem inscritos no canal da marca e mais para frente clientes fiéis.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.