A empresa que está bem posicionada na plataforma de busca do Google desenvolveu uma estruturação do site corporativo para que esteja nas primeiras páginas de resultado, mesmo que de forma orgânica. 

Isso leva tempo, e precisa de um planejamento que envolve estratégias de marketing digital, para que as pesquisas realizadas pelos internautas possam direcionar para o resultado que atende às expectativas. 

Dessa forma, em se tratando de uma plataforma digital tão utilizada nesses tempos modernos, a ferramenta de buscas do Google precisa entender que a empresa está disponível, proporcionando uma experiência satisfatória, conforme exige o buscador mais acessado no mundo.

Por isso o inbound marketing pode ser uma das estratégias adotadas, além da prática de SEO (Search Engine Optimization) ajudar não só na credibilidade da empresa. Também auxilia no melhor ranqueamento utilizando:

  • Cabeçalhos compreensíveis;
  • Meta descrição atrativa;
  • Palavras-chave;
  • URL otimizada.

Esses pontos ajudam na otimização dos motores de busca, ou SEO, e devem ser aplicados em toda a estruturação de um site. 

Dessa forma, eles podem ser empregados ajustando o ranqueamento de maneira orgânica, tendo um site funcional, com conteúdos relacionados às finalidades e objetivos da empresa. 

Assim a configuração atende aos parâmetros que indicam quando um SEO é de qualidade e pode ser aplicado de forma devida.

Entretanto, há muito mais sobre a estrutura de um site que pode ser agregado ao marketing digital. 

As 10 dicas a seguir demonstram como é possível promover maior engajamento dos usuários, proporcionando melhor posicionamento dentro da plataforma de buscas do Google.

  1. Proporcione uma experiência agradável ao usuário

A navegação por um site precisa ser leve, intuitiva e agradável. Com isso é possível proporcionar uma experiência positiva aos usuários, o que é levado em consideração quando o Google faz a análise de ranqueamento das páginas. 

Além disso, é preciso fazer adaptações automatizadas para atender aos diferentes equipamentos, como notebooks, desktops, tablets e celulares. 

As condições apresentadas por uma empresa que presta serviço de reforma residencial deve ser apresentado de maneira clara, sem que seja necessário fazer buscas que fazem internautas perderem um tempo precioso.

Quando se fala em adaptação mobile é preciso lembrar que milhões de pessoas estão com um celular modelo smartphone à mão. A navegação ocorre com o deslizar dos dedos, e por isso é necessário aplicar um senso intuitivo, descomplicando ao máximo a usabilidade.

Esse cuidado implementa melhor experiência para quem navega pelas páginas, funcionando de maneira eficiente em relação ao que o Google procura como fator de ranqueamento.

  1. Invista no marketing de conteúdo o tempo todo

Os sites corporativos e as lojas virtuais precisam oferecer um espaço dedicado à produção de textos, artigos, divulgação de produtos e serviços por meios digitais como vídeos e podcasts. 

Para falar sobre as funcionalidades de uma telha pingadeira para muro, é preciso empregar palavras-chave seguindo a prática de SEO e, assim, o algoritmo do Google reconhece como uma autoridade sobre determinado assunto. 

Dessa forma, até mesmo outras plataformas digitais relacionadas a uma empresa, como as redes sociais ou blogs empresariais, precisam ser alimentados por um marketing de conteúdo e passar pelo ranqueamento de forma mais orgânica.

Isso permite que as empresas ofereçam materiais relevantes aos leads, dentro de uma jornada de compra, por exemplo, sendo aplicado pelo inbound marketing. 

Pode ser uma contratação de prestação de serviços, ou a aquisição de um produto muito desejado, o conteúdo exposto é muito importante para fortalecer a ideia de propriedade, aumentando o interesse de maneira apropriada.

  1. Facilite a visualização dos textos com H1 e H2

Uma preocupação recorrente em quem produz textos voltados para o ranqueamento do Google é colocar em prática, de forma eficiente, o SEO de um site, facilitando a leitura.

A presença de pontos específicos denominados como H1, H2 e assim por diante permite que o leitor tenha atenção e faça pausas para melhor compreensão do texto. 

A pesquisa na plataforma do Google pode ser feita a partir de palavras significativas, como proprietários de veículos que precisam saber sobre documentos para transferência de veículo PR para outra cidade, ou mesmo cidade.

Com o texto devidamente particionado, é possível apresentar todos os pontos que o usuário precisa. Isso ocorre desde o título principal até os tópicos que podem funcionar como um guia de leitura devidamente aplicado.

A presença de palavras-chave no título e nos H1 e seguintes também ajuda na melhora de posicionamento do site de busca do Google e entendimento do material.

  1. Aplique backlinks sempre que possível

Seguindo a estratégia de marketing de conteúdo, os textos podem contar com backlinks de qualidade, que direcionem os leitores para pontos específicos que podem ser utilizados no funil de vendas. 

Uma instituição educacional que oferece um curso de calandra manual para chapas para profissionais que querem se especializar na área pode se aproveitar, de forma adequada, de textos e artigos relacionados a esse assunto.

Assim, quanto mais o internauta se aprofunda no assunto a ser pesquisado, melhor o ranqueamento em relação à plataforma de busca do Google. Isso ocorre por causa do tempo de presença sob uma URL principal, sempre como suporte para os backlinks.

Caso seja necessário, é possível levar o lead para uma página específica, porém, é melhor aplicar os links de apoio no e-mail marketing, ou em postagens nas redes sociais. 

  1. Evite links quebrados e erro 404

A frustração é grande quando um usuário se depara com uma página fora do ar. Assim como encontra a sempre problemática informação estampada na tela como “Erro 404”. 

As lojas de e-commerce que possuem uma variedade grande de clientes precisa manter todas as informações atualizadas, em um trabalho conjunto com o estoque para evitar esse tipo de frustração, ou mesmo um mau posicionamento do Google por conta dos links quebrados.

Ao encontrar serviços eletricista, o potencial cliente quer que todas as informações estejam disponíveis, como:

  • Marca;
  • Prazo de entrega
  • Preço;
  • Tamanho.

Um link quebrado ou o erro 404 pode afetar de maneira direta no caixa do e-commerce, pois a venda não é possível.

Portanto, é necessário sempre identificar os erros o quanto antes, dando atenção até mesmo às mensagens enviadas pelos usuários via canais de comunicação disponíveis, como e-mail, DM (Direct Message) das redes sociais e até mesmo telefone.

  1. Acompanhe a atualização da tecnologia

A internet é um ambiente que vem passando por transformações recorrentes devido à tecnologia implementada. 

Atualmente, é possível aplicar um QR code em uma propaganda de TV ou em um anúncio divulgado em uma revista ou jornal. 

Pode ser que seja necessário o conserto de tablet Samsung, mas se a câmera estiver funcionando de maneira adequada, a leitura do QR code pode proporcionar uma experiência sem igual para o usuário. 

A pessoa que se interessa por tecnologia pode ser levada a um site interativo, ou mesmo contar com figuras tridimensionais por meio da tela do tablet. 

Por isso é importante acompanhar toda a tecnologia disponível, e sempre apelar para a criatividade, pois ela também é insubstituível quando se trata de marketing digital.

  1. Ative a pesquisa local para clientes próximos

Por falar em tecnologia, vale lembrar que ela está cada vez mais presente na vida das pessoas, dentro da rotina de forma efetiva. 

Os veículos equipados com uma central multimídia podem ter acesso à internet, e utilizando um aplicativo apropriado, é possível ativar um mapa e traçar uma rota para apontar o local que o motorista possa fazer o parcelamento de multas Campinas e imediações.

Se a busca for por uma lanchonete ou um restaurante, as empresas que investem em marketing digital podem ter destaque dentro do aplicativo, utilizando a tecnologia que o Google oferece para os usuários. 

  1. Mantenha a acessibilidade por voz disponível

Outra forma de se manter em evidência para a plataforma de busca é a acessibilidade, possibilitando que grande parte da população possa aproveitar da melhor forma possível toda a tecnologia à disposição. 

A pesquisa por voz é uma forma de manter os motoristas em segurança, e na busca por um serviço despachante que faça inspeção veicular Campinas, o assistente virtual deve estar acessível por voz. 

Essas possibilidades devem ser exploradas ao máximo para quem quer um ranqueamento altamente satisfatório dentro do site de pesquisas.

Conclusão

A competitividade é acirrada quando se trata das empresas que estão representadas por um site corporativo na internet. 

Com a evolução do marketing digital e as mudanças de hábitos em consequência das novas tecnologias e aparelhos disponíveis à população, o posicionamento na plataforma de busca do Google deve ser levada em consideração desde o princípio.

Um planejamento apropriado, com estratégias muito bem empregadas, pode ajudar na performance do site, desde que tenha uma estrutura pronta para atender às expectativas de internautas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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