O acesso a informações se transformou com a chegada de novas tecnologias, e as empresas que trabalham com consultoria analítica aproveitam para se destacar no mercado em que atuam.

Atualmente, o planejamento baseado em dados utiliza tecnologia da informação, proporcionando soluções integradas dentro da realidade que o setor de marketing pode aplicar nas campanhas publicitárias. 

Aliás, até mesmo na cultura corporativa e no ambiente de trabalho esses dados podem ser utilizados para melhorar a performance das equipes. Isso gera mais motivação para entender os comportamentos do público-alvo e evoluir no mercado.

Aplicação do marketing analytics na prática 

A contratação de uma consultoria voltada para a análise de dados é muito importante para entender todas as informações que são criadas de modo automático por leads, os potenciais clientes que navegam pela internet, compradores e outros públicos.

Com a evolução da tecnologia, muitas estratégias utilizadas em uma campanha publicitária no meio digital permite captar dados que podem ser muito utilizados ao longo do tempo. 

Quando são aplicadas ações de inbound marketing, como práticas de SEO (Search Engine Optimization), preenchimento de landing pages e o envio de e-mail por parte dos clientes, os dados podem ser mensurados por meio de ferramentas de uma consultoria de análise.

As ações resultantes do compartilhamento de postagem em uma rede social, ou então a finalização de uma compra com sucesso em uma loja virtual gera dados que podem ser aplicados no marketing analytics.

Uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de Guilhotina industrial de bebidas pode expandir o mercado de atuação além de supermercados e restaurantes. 

Para isso é preciso compreender qual o público-alvo e qual a capacidade de atendimento de clientes de forma regionalizada, e até mesmo expandir o mapa de negócios para todo o território nacional.

Seguindo as análises apresentadas, a expansão pode ser ainda maior, atendendo até mesmo o mercado externo, trabalhando a exportação de produtos para outros países dentro de blocos econômicos.

O trabalho pode ser amplificado de tal maneira que os dados acumulados são utilizados para compreender todo o campo de visão que envolve qualquer empreendimento de negócios. 

O marketing analytics utiliza ferramentas provenientes da área da tecnologia, proporcionando uma visão abrangente que permite a oferta de treino funcional para emagrecer iniciantes para diversos clientes. 

Tudo isso sobre a percepção de dados e utilizando métricas que envolvem a área de marketing, como o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre o investimento. 

Afinal, para cada ação é preciso empregar uma estratégia que seja pautada nos dados apresentados e nos objetivos almejados.

Traçar metas e objetivos viáveis para a empresa

O planejamento estratégico de uma campanha de marketing digital propõe a aplicação de métricas sucessivas dentro das metas que são traçadas desde o início do trabalho. 

O que uma consultoria de análise de dados pode ajudar se prolonga em fases distintas, podendo ser de curto, médio e longo prazo, promovendo uma melhor avaliação dos cenários e das decisões a serem tomadas, trazendo um novo olhar sobre as informações. 

A apresentação de soluções provenientes das ferramentas de marketing podem ser discretas, se não forem utilizadas de maneira racional, que também faz parte do escopo quando se trata de análises de dados. 

Por mais diversificado que seja a atuação de uma empresa, como fabricar Empresa de manutenção de ar condicionado, o público-alvo pode apresentar interesse em regiões que demandam atenção para outros setores produtivos, como a linha de montagem e a logística de distribuição.

Por isso é preciso compreender, mesmo que seja por meio de números presentes em uma análise calculada com base no crescimento empresarial, como tratar o marketing e toda a divulgação envolvida. 

As metas e objetivos devem ser propostos desde o princípio, identificando as possibilidades de atendimento e a valorização da marca junto ao mercado consumidor. 

Identificação e análise de dados para continuidade

Os serviços prestados para o público em geral tendem a fugir do padrão de empresas preocupadas com a marca e toda a imagem que se cria perante o mercado. 

Ainda assim, uma empresa responsável por manutenção em equipamentos de endoscopia precisa identificar o número de equipamentos, clientes, localização, detectar chamados de problemas, etc. E isso vale para qualquer escritório despachante que atende diferentes públicos para um mesmo serviço.

O fornecimento de produtos estéticos é um negócio muito importante, principalmente no Brasil, em que esse mercado é um dos líderes. Por isso, engana-se quem pensa que a análise de dados não faz parte dele

A regularização de documentos veiculares é um dos modelos de negócio que une empresas que possuem frotas de carros e motos, entregadores, transporte público, e a análise de dados pode proporcionar uma mudança sobre a visão do mercado em que atua.

Como todos os municípios possuem ao menos um representante do departamento de trânsito estadual, é necessário contar também com um freezer pequeno preço, para a regularização completa da documentação. 

Dessa forma, o marketing analytics se torna uma parte dentro da análise de dados, levando em consideração que o perfil de cada público muda, bem como suas necessidades e, consequentemente, as ações que devem ser tomadas.

Assim, as oportunidades de divulgação devem ser aplicadas conforme as ferramentas disponíveis, para que todos sejam atendidos de forma clara.

Empresas especializadas utilizam dados próprios

De acordo com a área de atendimento de um serviço, ou o produto que é oferecido aos consumidores, os dados podem ser captados e utilizados dentro da própria realidade.

O mercado que explora a manutenção de equipamentos para indústria, com lojas especializadas nesse setor, pode promover uma pesquisa sobre o interesse em Câmara fria praticados e facilidades de acesso. 

Os dados apresentados após a pesquisa podem direcionar a clínica a investir em equipamentos necessários, assim como no treinamento de profissionais que devem atender uma clientela específica. 

Esses mesmos dados podem ser utilizados para o desenvolvimento de uma campanha publicitária, em conformidade com o que foi captado, como:

  • E-mail;
  • Endereço físico;
  • Número de telefone;
  • Redes sociais.

Essa pesquisa pode ser promovida a partir de uma landing page, ou nas próprias ferramentas que as redes sociais oferecem. É sabido que esses dados podem ser utilizados, de acordo com o aceite dos termos de cada plataforma digital, promovendo uma melhor atuação nas redes e publicidades.

Mercado consumidor é abrangente e cativante

Os dados promovidos pelo próprio público permite conhecer melhor os consumidores, podendo ser abrangente e cativante quanto à identificação com uma marca ou um produto.

Uma empresa que vende freezer para laboratório pode associar os dados junto a uma fabricante de bicicletas, e assim desenvolver uma campanha centrada em praticantes desse esporte, assim como para aqueles que pedalam apenas como lazer. 

Por isso, é preciso ter um consultor de análise de dados e saber separar cada público e, ao mesmo tempo, compartilhar as opiniões que devem ser proveitosas para ambos modelos de clientes.

Setores produtivos podem utilizar dados internos

Uma forma de proporcionar uma equipe produtiva e eficiente é identificar os números internos de satisfação. Pensar o marketing junto com os funcionários pode ajudar na construção de uma campanha publicitária abrangente e interessante.

Uma fábrica que desenvolve piso uretano argamassado de custo para representantes de vendas pode reunir dados desses profissionais para ter uma percepção sobre a marca junto aos clientes. 

É possível desenvolver uma campanha interna aplicando os números e trabalhando as equipes produtivas envolvidas, para que tudo esteja dentro dos objetivos e metas traçados como patamar ideal. 

Conclusão

A centralização de dados em um único setor responsável, como a consultoria contratada de forma terceirizada, ou mesmo feita por profissionais especializados, serve para transformar em projetos de divulgação, e também no desenvolvimento de campanhas publicitárias. 

Os resultados devem ser avaliados continuamente, para identificar as melhores estratégias aplicadas e promover ações que sejam coerentes para a realidade da empresa e do público-alvo.

A manipulação de números permite entender as ferramentas mais adequadas para cada situação proposta, com investimento certo e custo que valida o ROI em maior ou menor grau de satisfação.

Por fim, os passos a seguir devem ser estipulados conforme o marketing analytics é apresentado, ultrapassando os simples dados apresentados em tabelas, planilhas e gráficos. 

O crescimento empresarial atinge um ponto-chave em que, a partir da consultoria analítica especializada, tende a manter a marca em um cenário significativo, tanto para o mercado quanto para a concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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