Crédito para pequenas e médias empresas: quais cuidados tomar

O empreendedorismo é uma saída que muitos profissionais enxergam para entrar no mercado de trabalho e atuar com algo rentável e que também se identifique. Para iniciar esse projeto, há instituições financeiras que disponibilizam crédito para pequenas e médias empresas darem o pontapé inicial no mundo dos negócios. 

O capital financeiro é um estímulo que ajuda na economia de qualquer país, pois com ele vem a contratação de funcionários, diminuindo o número de desempregados, e estimulando o desenvolvimento social e econômico da região.

Também serve como uma peça na engrenagem produtiva, em que indústrias produzem máquinas, ferramentas e demais equipamentos que são utilizados em diferentes setores produtivos. 

Mesmo o governo público oferece diferentes tipos de crédito, utilizando agências de fomento para colocar em prática programas federais, estaduais e municipais em prática. 

Os recursos financeiros, enfim, podem ser apresentados de diferentes formas, com um capital que chega sempre em boa hora para aqueles que querem empreender nos mais diferentes segmentos produtivos. 

A escalada de novos empreendimentos demanda a apresentação de projetos factíveis, que podem ser desenvolvidos e atender a uma oportunidade que um empresário enxerga em determinado local, dentro de um prazo estipulado. 

Até mesmo as empresas devidamente instaladas podem apresentar inovações tecnológicas ou desenvolvimento de novos produtos, bastando recorrer ao crédito que tem direito junto a programas de governo ou instituições financeiras. 

Empresas buscam investimentos em todos os setores

Seja no setor governamental quanto no particular, os empreendedores buscam capital para poder desenvolver um projeto que seja produtivo e tão importante quanto lucrativo, demonstrando a possibilidade de crescimento e os benefícios agregados.

Há muitas formas de se captar um financiamento ou um crédito, entre os quais se destacam:

  • Crowdfunding;
  • Empréstimos bancários;
  • Investidores anjos;
  • Sociedade empresarial.

Outros modelos que podem se apresentar como investimento são o patrimonial, IPO e P2P (Peer To Peer), sendo recursos provenientes de diferentes fontes.

Os empreendedores devem identificar qual o modelo melhor se encaixa para a realidade da empresa. 

Para se ter uma ideia, atualmente muitas pessoas recorrem ao crowdfunding, que tem como fonte a captação de recursos financeiros de maneira coletiva para desenvolver projetos com os quais esses usuários se identificam.

Sites especializados podem ajudar o empreendedor na captação, onde é realizada uma avaliação sobre o projeto oferecido para o público, para validação e aprovação quando os valores são alcançados.

Quando uma empresa precisa fazer o pagamento do transporte de container vazio para garantir a logística, o modelo de crédito pode ser feito por meio de um empréstimo bancário. 

Esse modelo é ideal nessa situação, pois a aprovação pode ser realizada de maneira rápida, com dinheiro em conta logo após a formalização do contrato. 

Muitas vezes, é melhor ter toda a documentação de uma frota de veículos em dia do que gastar com multas, pátio em que o carro ou moto é recolhido, além de ter que fazer todo o pagamento dos documentos em atraso.

Os investidores anjo se tornam parceiros comerciais em uma empresa, disponibilizando um crédito inicial para que o empreendimento possa colocar um projeto em desenvolvimento e posteriormente atuar como sócio, por exemplo.

Caso algum empreendedor tenha uma ideia inovadora, seja ela para um restaurante, brechó ou empresa de revestimento para rampa de garagem, é preciso desenvolver um projeto caprichado para que possa ser apresentado a um investidor anjo.

Se ele acreditar no potencial de negócio, pode injetar ainda mais capital, e a formalização comercial pode avançar para uma sociedade empresarial, com divisão de lucro conforme a entrada de capital e as normas estabelecidas no acordo.

Os modelos de financiamento e aquisição de crédito devem ser estudados por empreendedores, para que possam atender aos compromissos assumidos após o investimento ser direcionado ao projeto e para identificar o que melhor atende a necessidade.

Sem financiamento não há crescimento

As empresas que estão devidamente estabelecidas no mercado consumidor, atendendo diferentes clientes e passando por situações macroeconômicas que fogem ao controle, também precisam de algum tipo de reforço financeiro em algum momento. 

Portanto, quando uma loja está instalada em um ponto comercial há muito tempo, pode precisar fazer a intalação e  inspeção de máquinas, como ar-condicionado, para combater o calor e ajudar na climatização interna do ambiente.

Uma empresa que precisa desse tipo de investimento pode estar relacionada ao faturamento. Basta pensar em um restaurante sem climatização, em um dia de calor, em que os clientes não conseguem ficar na área interna para ter o devido atendimento apropriado.

Dessa forma, o financiamento de aparelhos de ar condicionado e a consequente instalação fazem toda a diferença para o empreendimento se desenvolver e proporcionar um melhor local a todos. 

O crescimento de uma empresa está relacionado a pontos que apenas o empreendedor compreende, com necessidades que se aplicam no dia a dia e dependem de um incentivo financeiro. 

Sendo assim, a ampliação de uma empresa, ou um empreendimento comercial, pode ter diferentes finalidades, como:

  • Aumentar a carteira de clientes;
  • Expandir o estoque;
  • Diversificar produtos e serviços;
  • Investir em publicidade;

Até mesmo melhorias estruturais, como o endereço fiscal para abertura de empresa, podem ser consideradas um investimento, e a aprovação de crédito pode ser circunstancial, porém definitiva para o crescimento da empresa.

Cada empresa pode escolher o melhor modelo

A assessoria de um escritório de contabilidade pode ser fundamental para que uma empresa possa escolher um modelo de empréstimo ou financiamento para a obtenção de crédito, de modo que ele seja mais saudável para a carteira do negócio.

As construtoras e incorporadoras imobiliárias podem desenvolver um projeto estrutural arquitetônico e contar com as melhores empresas de portaria virtual  e outros serviços que precisam ser realizados na construção de um condomínio residencial. 

A captação de recursos financeiros pode partir de bancos e outras instituições, ou então se utilizando de crédito próprio. 

A escolha final está atrelada à forma de pagamento que será cobrado todo o valor adquirido com o passar do tempo. 

A compra de ferramentas e materiais para a formalização de um negócio empresarial também vai determinar qual o melhor modelo de aquisição de crédito. 

A gestão do empreendimento e a administração empresarial podem muito bem ser determinantes para que a aprovação de uma credora seja positiva, desde que demonstre todo o planejamento estratégico e as possibilidades de retorno.

Esse planejamento precisa prever também vistoria técnica corpo de bombeiros e os ajustes necessários para se adequar às normas técnicas. Além de licenciamentos de veículos e outros alvarás de funcionamento. 

Logo, a indicação dos escritórios de contabilidade é essencial a todo momento, pois assim é possível fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo, incluindo os pontos em que pode ser necessário recorrer a um financiamento ou empréstimo, tornando o negócio escalável e sustentável.

É preciso tomar cuidado para não se afundar

A crise econômica pela qual países passam de tempos em tempos acaba afetando, de uma forma ou de outra, todo o mundo. Isso se deve à globalização de muitas empresas, em que a matéria-prima pode ser exportada, e atinge todos os setores produtivos.

A partir do momento que uma pequena  fábrica de embalagens, busca atender clientes da melhor forma possível, com as melhores caixa embalagem pequena, caixas para mudanças, entre outros, pode esbarrar em matéria-prima  importados. 

O valor pode ser baseado em moedas estrangeiras, o que pode levar à busca de um empréstimo para comprar todo o material e, com a variação monetária, sofrer uma subida abrupta do valor no custo final. 

Por isso é preciso tomar alguns cuidados quando se trata da busca por crédito, ainda mais sendo um pequeno ou médio empreendimento, de modo que o fluxo de caixa se mantenha saudável e o crescimento seja favorecido. 

Isso porque muitos equipamentos são produzidos fora do país, e importados para serem integrados à linha de produção, mesmo que seja de pequenas fábricas.

A cobrança do serviço deve ser feita para cobrir as despesas do dia a dia, do pagamento do equipamento importado e, evidentemente, projetar lucro para a empresa.

Nesse ponto, a ajuda de uma assessoria de contabilidade ou até mesmo consultoria para abrir empresa é fundamental, também, como em outros casos. 

Com isso, planilhas podem demonstrar a realidade e quando é preciso solicitar um socorro de crédito que vai ajudar na saúde financeira empresarial, sempre mantendo o controle desses processos.

Conclusão

Os recursos financeiros podem ser captados de diferentes formas, e serem aplicados para os mais variados segmentos produtivos. 

Ele pode ser utilizado para momentos em que a crise se torna inevitável, por fatores externos que fogem ao controle do empreendedor. 

No entanto, é fundamental que qualquer crédito disponível tenha um propósito, um objetivo ou uma meta devidamente estabelecida, bem como estratégias para sua devida quitação.

Os empreendedores que trabalham com o orçamento alinhado, seguindo as indicações de assessorias de contabilidade, podem solicitar crédito para o crescimento empresarial, com foco nas melhorias estruturais e, por que não, na contratação de novos funcionários.

Por fim, vale reforçar a importância em identificar quando realmente é necessário a solicitação de crédito, e quais as responsabilidades que vem à seguir, mantendo um cronograma claro para os pagamentos. 

Compreendendo como o crédito financeiro pode ser uma solução momentânea, é possível estabelecer um crescimento empresarial sustentável e se tornar uma referência no mercado consumidor. Até mesmo saindo na frente de concorrentes, ganhando destaque no mundo dos negócios. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.