Nos dias de hoje é de suma importância que dentistas invistam no marketing odontológico, principalmente porque o Brasil é um dos países com a maior quantidade de profissionais dessa área, com mais de 11 mil novos dentistas por ano.

Sendo assim, apostar em estratégias de marketing fará com que a clínica odontológica ganhe destaque dentro do mercado, atraindo mais pacientes e fazendo parcerias com fornecedores de plano odontologico empresarial.

Então para fidelizar os pacientes e aumentar a força da marca, é preciso compreender o que é o marketing odontológico e quais as principais estratégias para o seu consultório odontológico.

O que é marketing odontológico?

De forma geral, o marketing visa a utilização de diversas ferramentas, sejam elas online ou offline, para melhorar a força da marca, a qualidade do serviço e do atendimento prestado.

Em razão disso, o marketing odontológico possui como objetivo passar para o paciente o desejo de realizar algum tipo de procedimento mas, acima de tudo, fazer com que ele crie uma relação de confiança com a marca.

Por meio dessa ferramenta é possível trabalhar toda a imagem e estrutura do espaço, mostrar depoimentos de antigos pacientes e seus resultados, como forma de convencimento.

Por que investir no marketing odontológico?

O primeiro ponto que torna o investimento em estratégias de marketing essencial para qualquer consultório odontológico é a situação atual do mercado.

Como já mencionado, o mercado está crescendo cada dia mais, sendo um dos maiores e mais concorridos do mundo, continuando a crescer a cada ano que passa.

Pode-se concluir que, aqueles dentista que optarem por investir forte na divulgação da sua marca terá vantagens sobre os seus concorrentes, sendo mais visto e criará maior autoridade, de maneira natural e leve.

Você será reconhecido por seus pacientes que irão te indicar para outras pessoas que possuem plano dental para mei ou não, mas que irão querer o seu serviço.

Código de ética odontológica

Antes de começarmos a falar sobre as melhores estratégias para o seu consultório, precisamos entender um pouco sobre o Código de Ética Odontológica e qual a sua função dentro da área.

Esse documento serve para regular e catalogar as boas práticas que um dentista deve ter ao exercer a sua função, sendo uma parte focada especialmente na área de marketing, com o que é e o que não é autorizado.

As principais práticas que podem gerar punições são:

  • Divulgar especialidade que não estão no Conselho Federal de Odontologia;
  • Divulgar técnicas sem comprovação científica;
  • Usar imagens com “antes” e “depois” com valores;
  • Divulgar por meio de telemarketing, stands ou caixas de som.

Podemos ver que algumas práticas estão focadas no marketing offline, tornando o marketing digital a melhor forma de divulgação dos seus procedimentos e do plano dentario para mei que você atende.

Melhores estratégias de marketing para a sua clínica

Após entendermos um pouco mais sobre o que é o marketing odontológico e quais são as práticas aceitas pelo Código de Ética Odontológica, vamos conhecer um pouco mais sobre as principais estratégias que podem ser usadas.

  1. Vídeo Marketing

O principal ponto desta estratégia é mostrar aos possíveis pacientes que você possui o conhecimento e a aptidão para a realização dos procedimentos.

Os vídeos permitem que informações mais completas, com profundidade e confiabilidade sejam entregues ao público, principalmente quando o próprio dentista aparece na frente das câmeras.

Utilize de redes sociais como o Youtube, Instagram e Facebook para a postagem desses vídeos, falando de temas que abordam como funciona um clareamento ou até como funciona o plano odontologico da empresa que o paciente possua.

  1. Peça aos pacientes avaliações

Um dos principais gatilhos mentais para a venda e conquista de pacientes é a prova social, que consiste na influência que ler sobre experiências positivas em um estabelecimento tem nas pessoas.

Isso fará com que elas tenham uma tendência maior em ir em seu consultório odontológico realizar algum tipo de procedimento. Peça que essas avaliações sejam postadas em diretórios de dentistas, redes sociais e no Google.

  1. Use estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que focam na otimização de sites para melhorar o seu posicionamento dentro dos mecanismos de busca.

Sendo assim, trabalhe em seu site, tornando seu layout mais agradável e funcional para aqueles que o visitam, se certificando que ele será responsivo quando for aberto pelo celular.

Confira se ele possui todas as informações sobre seu estabelecimento como a localidade, procedimento e qual plano odontologico para microempreendedor individual é aceito, deixando o seu paciente cem por cento informado

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

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