Hoje em dia o sonho de grande parte da população é tirar seu negócio do papel e se tornar um empreendedor. Muitos imaginam que tirar o seu negócio do papel é complicado, mas na verdade, não é uma tarefa difícil se algumas regras de organização forem seguidas.
O empreendedorismo no Brasil, apesar da crise, ou motivado por ela, não para de crescer. Em 2017, segundo dados, esse número bateu a faixa de 2 milhões de novos empreendedores. Veja os benefícios de empreender:
- Fazer o que gosta;
- Trabalhar com o que quer;
- Ter autonomia;
- Ter horários flexíveis;
- Gerar emprego e renda;
- Aprender com os próprios erros;
- Deixar um legado.
Porém, a cultura empreendedora nem sempre ajuda a manter o negócio aberto, é preciso investir em estratégias eficazes para sobreviver e alcançar o sucesso.
Conheça 9 estratégias para tirar seu negócio do papel
Empreender exige grande esforço e dedicação. No entanto, algumas dicas,quando seguidas corretamente, poderão trazer resultados e benefícios.
- Faça uma pesquisa de mercado;
- Procure proteger a propriedade intelectual;
- Constitua a empresa;
- Compreenda o seu cliente;
- Faça a gestão da marca;
- Estude o seu concorrente;
- Tenha uma localização;
- Consiga fornecedores;
- Monte o seu plano.
Fazer uma pesquisa de mercado é colher feedbacks, ainda que seja de amigos e familiares. Exponha as suas idéias e quais problemas o seu produto ou serviço resolverá. Seja investigativo.
As vezes é necessário procurar um instituto de pesquisa para isso. Tenha as respostas para saber qual será o seu diferencial, os seus benefícios e o que vai fazer o cliente comprar.
A segunda etapa é procurar um advogado para formalizar a proteção de sua propriedade intelectual para que você não perca sua idéia e esteja seguro.
Faça a escolha sobre LTDA, MEI, S.A, pois é importante constituir a empresa dando total atenção às partes burocráticas do processo. Algumas instituições podem ajudar com pequenas consultorias.
Um escritório de advocacia que trabalha com direitos tributários também é uma boa opção para resolver essas questões.
Compreender o cliente é crucial para o sucesso do seu negócio. Primeiro defina a sua persona, pesquisando e conhecendo esse cliente. Veja como:
- Analise todas as informações disponíveis;
- Tenha um questionário completo;
- Identifique padrões de segmentação;
- Discuta os resultados com a equipe;
- Esteja atento às mudanças.
Esse passo dará uma vantagem competitiva e guiará na busca por resultados de forma concreta.
Fazer a gestão da marca também não pode ser ignorado. Definir o branding não se limita apenas à escolha do nome, aqui você vai definir a identidade da sua ideia.
Entender o seu concorrente vai muito além de observá-lo. Estude-o e veja como ele se comporta. É importante conhecer as suas forças e fraquezas, pois isso vai te ajudar a ter um posicionamento, entrega na experiência do usuário e uma receita melhor.
Definir sua localização é importante para os funcionários. A contratação de uma boa equipe, por mais simples que parece ser, está diretamente ligada à localização.
Sobre os fornecedores, hoje o mercado tem uma porção deles com diferentes níveis de qualidade e custo. Nesse ponto é preciso avaliar a sua necessidade. Contrate o necessário, mas pense no futuro.
Estabeleça com seus fornecedores uma relação de confiança e trabalhe sobre a ideia de que é uma parceria de anos. Entenda o que eles fazem para empresas do seu setor e escolha bem para não precisar fazer trocas, o que gera custos.
Também não se esqueça de oferecer métodos de pagamentos acessíveis para seus clientes, como a máquininha de cartão, QR Code, Pix, parcelamento, débito em conta ou boleto bancário.
Quanto ao plano de negócios, estruture os processos administrativos e comerciais da empresa, lembrando que eles devem suportar o crescimento. Para isso, responda algumas perguntas:
- Quanto preciso investir?
- Qual é o ponto de equilíbrio da empresa?
- Qual o tempo de retorno do investimento?
- Qual o fluxo de caixa?
Montar seu plano de negócios vai ajudá-lo na experiência do cliente interno e externo.
A forma de pagamento tem impacto no sucesso
Depois que o seu planejamento estiver todo estruturado e pronto para a execução, comece a pensar sobre as formas de recebimento, ponto importantíssimo para qualquer negócio de vendas.
Muitas compras são abandonadas quando a empresa não oferece a opção de pagamento desejada.
Oferecer máquina de cartão é o meio de pagamento mais usado. Isso porque, desde que todos os portes da empresa puderam adotar a ferramenta, o uso de cartão cresceu significativamente.
Embora hoje existam diversos e inovadores meios de pagamentos, esse continua sendo o veículo tradicional nas transações. O que tem um impacto direto na experiência do cliente.
Conheça alguns benefícios que a máquina fornece:
- Aumento das vendas;
- Garantia de recebimento;
- Maior controle dos negócios;
- Mais segurança;
- Evita problemas com troco;
- Reter mais clientes.
No Brasil, o uso de cartão de crédito ultrapassou a meta de 70% dos meios de pagamentos utilizados.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.