Marketing no YouTube: passo a passo de como fazer

Fazer marketing no YouTube é uma maneira de atingir a audiência da maior plataforma de vídeos da internet. 

Isso ajuda a aumentar a visibilidade da marca, melhorar o número de conversões e se relacionar com o público.

Muitos empreendedores acreditam que o YouTube é um canal acessível apenas para as grandes empresas, mas isso não é verdade. 

O marketing digital como um todo é democrático e acessível a qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento.

Dentre todos os tipos de conteúdos que podemos produzir, os vídeos são os mais consumidos pelos usuários da internet. É um tipo de material mais acessível e fácil de compreender.

Com a rotina cada vez mais corrida, as pessoas não têm tempo para ler um texto ou outros tipos de conteúdo, como e-book. É claro que os materiais escritos são valiosos, mas eles também abrem brechas para outras interpretações.

O vídeo é muito mais didático, assim sendo, se ele ainda não faz parte das suas estratégias, é importante repensar.

Neste artigo, vamos explicar a importância do marketing no YouTube, seu conceito e características, e dar algumas dicas para produzir esse tipo de material e alcançar o sucesso.

Importância do marketing no YouTube

Fazer marketing pelo YouTube é uma das melhores formas de aumentar o engajamento e melhorar a visibilidade da marca. 

Estamos falando da maior plataforma de vídeos do mundo, portanto, dificilmente você não vai encontrar o seu público por lá.

Pessoas de todas as idades e faixas etárias consomem vídeos no YouTube diariamente, sendo este formato de conteúdo predominante na internet.

Podemos encontrar todo tipo de material, desde um tutorial para fazer um porta caneta de acrílico em casa até vídeos de humor, dicas sobre vários assuntos, filmes e muito mais.

Os usuários têm verdadeiro fascínio pelos vídeos, e na internet, eles ganharam espaço justamente por meio do YouTube. A plataforma foi lançada em 2005, e no ano de 2006 foi adquirida pelo Google.

Atualmente, ela conta com cerca de 2 bilhões de usuários, representando um terço da internet e a quantidade de pessoas que acessam só aumenta.

Para se ter uma ideia, o YouTube é o segundo site mais acessado da internet, ficando atrás apenas do maior buscador, o Google, e o Brasil é um dos países que mais consomem esse tipo de material.

Isso significa que independentemente do seu segmento, com certeza o seu público está na plataforma, portanto, seu negócio precisa estar presente por lá.

Os usuários costumam permanecer cerca de 12 minutos por dia assistindo vídeos no YouTube, ou seja, uma oportunidade e tanto de divulgar seus produtos e serviços.

Diante desses números, a plataforma deixou de ser apenas um canal para compartilhamento de vídeos para se tornar uma estratégia fundamental de divulgação de marcas.

Uma loja de notebook semi novo pode criar um canal exclusivo para se comunicar com sua audiência, em um site capaz de alavancar influenciadores digitais e superar os tradicionais programas de TV.

Por também ser um aplicativo, o YouTube se tornou um local onde as pessoas acessam justamente para consumir conteúdo, o que levou muitas empresas a explorar seu potencial.

Devido às diversas possibilidades de marketing e comunicação que podemos fazer, as organizações têm acesso a vários benefícios, como:

  • Aumento do brand awareness;
  • Mais engajamento;
  • Autoridade de marca;
  • Melhora a confiança do público.

Você pode publicar vídeos no seu canal e veicular anúncios para os usuários. Outra estratégia muito usada é a parceria com influenciadores digitais e a possibilidade de interagir com os seus inscritos.

Tendo em vista a importância dessa estratégia, fica fácil entender o seu conceito, que nada mais é do que a publicação de vídeos e anúncios por meio do YouTube.

Seu funcionamento consiste na criação de diferentes estratégias que podem ser utilizadas no canal, com tutoriais, dicas, novidades, transmissões ao vivo, interação com os inscritos, parcerias com influenciadores digitais, anúncios, dentre outros.

A dúvida que permeia entre os empreendedores, como um pequeno fabricante de caneca personalizada de alumínio, é o modo como o marketing no YouTube deve ser realizado. Mas existem algumas estratégias que ajudam a obter sucesso.

Estratégias de marketing no YouTube

Para ter acesso a todas as oportunidades que essa plataforma pode trazer para o seu negócio, é fundamental conhecer as principais estratégias. 

Monetizar o canal

Seu próprio canal no YouTube pode se tornar uma fonte de renda, principalmente se você tem uma audiência significativa e cria materiais de valor.

Você precisa aderir ao Programa de Parcerias do YouTube (YPP), para ganhar dinheiro com os vídeos que publica. 

Isso acontece por meio dos anúncios que serão veiculados antes dos seus vídeos, mas também existem outras formas de monetizar.

Entretanto, para fazer isso, uma empresa de escritórios compartilhados deve ter, pelo menos, 1000 inscritos, além de ter 4 mil horas de exibição no modo público, nos últimos 12 meses.

Por fim, você precisa cumprir todas as diretrizes do site, a partir disso, é possível monetizar o seu canal e receber pelos anúncios publicados nele.

Construir conteúdos ricos e relevantes

O YouTube é uma plataforma de conteúdo, assim sendo, a principal estratégia que precisamos aplicar na criação dos vídeos é o Marketing de Conteúdo.

Isso significa que você precisa produzir conteúdo rico e relevante para sua audiência, se realmente quiser conquistar mais engajamento.

O sucesso dessa estratégia depende do quanto você conhece o seu público-alvo, por essa razão, é fundamental construir a sua persona e criar conteúdos que atraiam as pessoas.

Formar parcerias com influenciadores

Para fazer parcerias com influenciadores, não é necessário ter o seu canal no YouTube, entretanto, é altamente recomendável ter uma conta na plataforma.

Se uma empresa de aluguel de sala privativa faz parcerias com os influenciadores digitais, consegue se aproximar do público dele e aumentar sua credibilidade.

São pessoas influentes e que estimulam a decisão do público, apenas expondo sua opinião em relação a um produto ou serviço.

Os digital influencers são pessoas que se comunicam de maneira autêntica e natural com os usuários e possuem legiões de fãs. 

Para formar essa parceria, procure uma personalidade compatível com a sua audiência e entre em contato com a pessoa.

Você pode propor uma série de vídeos ou a criação de um conteúdo patrocinado, além disso, você pode propor a criação de conteúdos para ele, o que também ajuda a atrair a audiência.

Aplicar em estratégias de engajamento

O YouTube é apenas uma plataforma para depositar vídeos, ou seja, uma vez que uma empresa de treinamentos profissionais publicar um conteúdo, ela deve mantê-lo sempre atualizado.

É muito importante tratar bem a audiência, respondendo os comentários dos usuários, criando vídeos para responder suas dúvidas, interagindo nas redes sociais e perguntar para eles quais assuntos gostariam de ver no seu canal.

São maneiras de conquistar engajamento e melhorar consideravelmente a reputação da sua marca na internet.

Anunciar em vários canais do YouTube

Você não precisa se prender ao seu canal para fazer um bom trabalho de marketing nessa plataforma. As organizações podem criar anúncios para outros canais, de acordo com o perfil de público que pretende alcançar.

Um fabricante de divisórias para escritório pode anunciar no YouTube, o que aumenta consideravelmente suas opções de divulgação. Consequentemente, terá mais poder de segmentação, engajamento e alcance.

Trabalhar na divulgação dos vídeos

Mais do que criar conteúdos, é fundamental trabalhar na divulgação dos seus materiais, pois é assim que você vai alcançar uma audiência ainda maior.

Não se esqueça de que você também pode integrar outros canais à sua inscrição na plataforma. 

Em outras palavras, um vídeo que você publica no YouTube pode ser compartilhado no Facebook, no Instagram, enviado por e-mail, postado no site, entre outros.

Exercitar as estratégias de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais estratégias de marketing digital, utilizada por organizações de diferentes segmentos, como uma empresa de gesso.

Por meio dele, otimizamos as páginas e conteúdos, para que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, o que vale tanto para o Google quanto para o YouTube.

Essas ações vão fazer com que os seus vídeos sejam os primeiros resultados, toda vez que o usuário fizer uma pesquisa utilizando uma palavra-chave correspondente ao seu material.

Você só precisa escolher os melhores termos, e utilizá-los durante o vídeo, na descrição e no título.

Conclusão

Como vimos, existem muitas maneiras de trabalhar o marketing pelo YouTube, por meio de estratégias simples, mas que fazem toda a diferença.

Toda marca precisa estar nesse canal, pois ele ajuda a divulgar materiais em formato de vídeo, que atraem e agradam as pessoas. Seu negócio vai atingir o público maior e crescer no ambiente virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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