Google Academy: entenda mais sobre o conceito

O Google Academy é uma ferramenta utilizada para localizar artigos, dissertações, teses e outros tipos de materiais úteis para os usuários. 

No entanto, ele é muito mais relevante no meio acadêmico, como o próprio nome sugere.

Antigamente, o acesso à informação era muito mais complicado, pois quando queríamos acessar notícias, pesquisas e outros tipos de conteúdo, era necessário pesquisar em fontes diferentes, como livros, enciclopédias, entre outros.

Hoje em dia, podemos encontrar absolutamente tudo o que precisamos na internet, tudo feito de maneira gratuita e possibilitando o acesso a materiais ricos e importantes até mesmo para a ciência.

O Google acadêmico está no ar a algum tempo, mesmo assim, alguns usuários ainda não conhecem essa versão do buscador ou não entendem para que ela serve.

Por outro lado, quem está na faculdade, cursando uma pós-graduação ou até mesmo na escola, já sabem e reconhecem a importância dessa ferramenta.

Diversos tipos de conteúdos podem ser localizados por meio dela, então, se você tem dúvidas sobre o seu funcionamento, neste artigo até o final.

Vamos explicar sua importância, conceito, características e todos os benefícios trazidos pelo Google Academy. 

Qual a relevância do Google Acadêmico?

Antigamente, as bibliotecas viviam lotadas de estudantes e universitários, que passavam horas debruçados em livros e enciclopédias, para encontrar informações referentes a diferentes assuntos, para seus trabalhos de escola e faculdade.

Era muito difícil reunir material de referência para qualquer tipo de trabalho, além de exigir muita paciência e dedicação por parte dos estudantes.

Se você quiser se escrever, por exemplo, sobre qualificação de desempenho, precisaria dedicar horas do dia pesquisando em uma biblioteca. Hoje em dia, encontrar referências sobre esse assunto ficou muito mais fácil.

A internet melhorou muito a vida dos estudantes, depois basta você digitar um termo no Google para encontrar milhares de fontes sobre o assunto.

Entretanto, o fluxo de informações na web é muito extenso, e as pessoas precisam identificar se as informações encontradas são realmente confiáveis.

Diversas plataformas, como Wikipédia, não garantem a qualidade e a procedência das informações prestadas, por conta disso, elas são evitadas pelos usuários.

Para resolver esse problema, o Google criou uma versão exclusiva para localizar diferentes tipos de conteúdos, como:

  • Teses;
  • Trabalho de conclusão de curso;
  • Dissertações;
  • Artigos acadêmicos.

Com isso, ele garantiu a procedência e centralizou esse tipo de material, garantindo a integridade das informações e oferecendo recursos de boa qualidade para os estudantes.

Nesse sentido, podemos dizer que o Google Academy é importante, pois garante a veracidade das informações e o acesso a materiais ricos e valiosos.

Mas, para compreender ainda mais a relevância dessa versão do buscador, precisamos entender um pouco sobre o seu conceito e características.

O que é o Google Academy?

O Google Academy é um mecanismo de busca muito poderoso, que permite o acesso a materiais académicos valiosos e ricos em informações. 

Além dos materiais que citamos anteriormente, você também pode ter acesso a livros.

Ele pode ser acessado por meio de um notebook semi novo ou qualquer outro tipo de dispositivo. 

A partir disso, temos acesso a materiais provenientes do Google books e de outras bases de dados acadêmicas, como Scielo, Wiley e Altmetric.

Essa versão do buscador foi criada em 2004, sendo disponibilizada no Brasil em 2006, possibilitando aos usuários acessar pesquisas em língua portuguesa.

A plataforma nunca divulgou a dimensão de sua base de dados, mas de acordo com uma pesquisa realizada em 2019, estima-se que existem cerca de 389 milhões de registros.

Dentre suas características está o fato de que o layout do Google acadêmico é muito semelhante ao Google tradicional, além disso, os resultados também aparecem com base na relevância dos conteúdos.

Para aparecer entre os primeiros resultados, também é possível utilizar o ASEO (Academic Search Engine Optimization), o que melhora consideravelmente a indexação do seu material na plataforma.

Se você quer obter informações sobre outros assuntos, como troca tela Iphone, pode utilizar a versão tradicional do buscador. 

Entretanto, no que diz respeito ao Google acadêmico, ele traz uma série de vantagens para os usuários.

Vantagens do Google Academy

Utilizar esta ferramenta pode trazer inúmeros benefícios para os usuários.

Integrar uma ferramenta gratuita

Muitos dos materiais que encontramos no Google acadêmico, como periódicos, livros, jornais e revistas, cobram um custo para serem acessados, mesmo que você queira consumir o material de maneira totalmente online.

É diferente do que acontece com os materiais encontrados no Google tradicional, como no caso do site de uma empresa que aluga salas de coworking.

O chamado “paywall acadêmico” exige que o estudante se registre em vários sites universitários, o que gerou um problema que muitas pessoas tentam eliminar.

Pensando nisso, o Google Acadêmico utiliza uma ferramenta gratuita que facilita o acesso à informação, e você pode utilizá-la para acessar todos os dados importantes à sua pesquisa.

Muitas fontes gratuitas

O Google Acadêmico é 100% gratuito, ou seja, você pode ter acesso a inúmeras fontes de informações, em várias línguas e relacionadas a diferentes áreas do conhecimento, sem precisar pagar por elas.

Além disso, um estudante ou pesquisador que queira divulgar o seu material na internet, pode disponibilizá-lo no Google acadêmico também de maneira totalmente gratuita.

Construção de bibliotecas do conhecimento

Para encontrar documentos relevantes e necessários para pesquisas de cursos profissionalizantes ou qualquer outra necessidade, o Google conta com o recurso de bibliotecas.

Trata-se de uma ferramenta customizável que ajuda a armazenar as informações necessárias para um trabalho ou projeto.

O usuário pode salvar as informações adquiridas de maneira centralizada, podendo encontrar todas as referências bibliográficas que utilizou nos últimos tempos ou para elaborar um artigo.

Se você utilizou, por exemplo, um livro, quando for acessar a informação, basta inserir o CEP para encontrar uma livraria próxima.

Essas funcionalidades democratizam o conhecimento e facilitam o acesso à informação. Por esse motivo, o Google é o que mais se destaca dentre todas as ferramentas que existem com a mesma finalidade.

Acesso a bibliotecas universitárias

Se você procurar por uma empresa de divisórias, o Google vai fazer uma busca em todos os sites sobre o assunto, para lhe entregar o melhor resultado.

Na versão acadêmica, a sua base de dados é formada pelo arcabouço de várias bibliotecas online e gratuitas. 

Entretanto, se você quiser acessar uma biblioteca paga, pode incluí-la no repertório do buscador.

De qualquer forma, essa integração entre as bibliotecas possibilita encontrar qualquer informação em um único lugar.

Mais praticidade para as pesquisas

Nós sabemos que a rotina dos universitários é bastante corrida, para poupar tempo e tornar suas pesquisas mais práticas, é possível adicionar o botão do Google acadêmico ao seu navegador.

Com isso, é possível transferir uma leitura de qualquer página para o buscador, que formata as referências de maneira padronizada, algo essencial para quem ainda tem muitas dúvidas em relação à ABNT.

Poder acompanhar citações

Os usuários da internet querem facilidade na hora de pesquisar qualquer coisa, desde empresa de motoboy para delivery até livros para a criação de uma tese ou trabalho acadêmico.

As tarefas que podemos realizar no Google são muito simples e rápidas, inclusive, se você quiser fazer o upload da sua pesquisa científica nesse buscador.

O usuário também pode criar alarme para saber quando o seu trabalho é citado em outros artigos. 

Para isso, tudo o que você precisa fazer é criar um perfil específico e estar sempre logado na conta.

Entretanto, assim como o Google Academy traz muitas vantagens, é necessário ter alguns cuidados ao utilizá-lo.

Como usar o Google acadêmico do jeito certo

É muito importante verificar os dados nos resultados que você encontrar, para selecionar o material que será utilizado por você.

Nós sabemos que se você quiser encontrar uma empresa de serviços terceirizados, basta pesquisar no Google. 

Por outro lado, a versão acadêmica tem como objetivo localizar documentos ricos em dados e informações científicas.

Mesmo assim, você precisa prestar atenção ao que vai utilizar como fonte, além de saber quais são os critérios de indexação desta versão do buscador.

Uma boa opção é estender sua pesquisa a outros mecanismos de busca, sempre tomando cuidado com informações falsas e desatualizadas, que podem passar despercebidas até mesmo pelos algoritmos do Google.

Conclusão

A internet mudou muitas coisas em nosso dia a dia, e a principal mudança é o modo como acessamos diferentes informações.

O Google é referência em pesquisas na internet, por conta disso, criou uma versão para facilitar a vida dos estudantes e universitários.

Ele traz muitas vantagens para todos os usuários, como as que vimos ao longo deste artigo. 

Por meio de cuidados básicos com seu uso, é possível encontrar informações ricas e que vão fazer toda a diferença em sua vida acadêmica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.