8 benefícios do vídeo institucional para sua empresa

O vídeo institucional é uma estratégia que cada vez mais empresas vêm investindo, em qualquer segmento e independentemente do porte. 

Isso acontece porque esse tipo de conteúdo ajuda a superar a concorrência, atrair clientes e gerar autoridade.

Todavia, para que esse investimento traga bons resultados, é essencial compreender o conceito de vídeo institucional.

Muitas pessoas acreditam que ele pode ser produzido de qualquer maneira, usando apenas um celular para filmar o estabelecimento e sua rotina.

Na verdade, estamos falando sobre o material oficial da organização, o que exige qualidade para que possa representar a empresa no mercado e mostrar o seu conceito para os stakeholders.

De acordo com uma pesquisa realizada, os vídeos são o formato de conteúdo mais consumido da internet. 

Por conta disso, cada vez mais empresas procuram trabalhar com essa ferramenta para melhorar suas estratégias de marketing.

Tendo em vista que os usuários da internet são muito visuais e preferem conteúdos dinâmicos, os vídeos institucionais são fundamentais para gerar confiança e empatia.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, características, falar um pouco sobre a importância desse tipo de vídeo e quais são os benefícios trazidos por ele.

Relevância do vídeo institucional

O vídeo institucional é importante porque é uma ferramenta de comunicação. Por meio dele, é possível divulgar a empresa, seus produtos e serviços e melhorar a interação e o engajamento.

A organização consegue informar suas metas para os colaboradores, mostrar os resultados obtidos, implementar uma estratégia de clima organizacional, dentre outras possibilidades.

Um escritório de arquitetura focado em projeto de paisagismo residencial, ao investir em vídeos institucionais, terá em mãos uma ferramenta versátil, que além de ajudar a alcançar novos objetivos, pode funcionar por meio de diversos formatos.

A partir daí, conseguimos entender o conceito e as características do vídeo institucional produzido pelas empresas.

Qual o conceito de vídeo institucional?

O vídeo institucional nada mais é do que uma ferramenta de comunicação, que depende de vários recursos para transmitir uma mensagem. 

Empresas de diversos setores utilizam esse tipo de vídeo para várias finalidades, como:

  • Contar uma história;
  • Apresentar uma ideia;
  • Falar sobre a identidade organizacional;
  • Lançar produtos e serviços.

Também é possível utilizar o vídeo institucional para mostrar a infraestrutura do estabelecimento, com o objetivo de aumentar a autoridade e conquistar mais credibilidade no mercado.

A corporação pode divulgar o material em seu site, nas redes sociais, em ações internas e durante eventos colaborativos.

Além de colaborar com as estratégias de endomarketing, o vídeo institucional também é muito útil para as ações de comunicação e marketing.

Sabendo da importância desse material, um fabricante de balão personalizado procura fazê-lo de maneira profissional, sempre prezando pela qualidade. 

Dessa forma, ele também pode funcionar como um cartão de visitas. A principal característica desse conteúdo é sua versatilidade, pois ele pode ser usado para diversas funcionalidades pelas companhias.

Por exemplo, podemos apresentar a identidade da empresa, contando um pouco sobre a sua história, seus fundadores, como começou suas atividades, dentre outras informações importantes.

Os empreendedores que buscam investidores também podem criar um vídeo para melhorar sua argumentação. 

As startups são exemplos de companhias que utilizam o vídeo institucional para atrair investidores.

Quando a organização pretende lançar um novo produto ou serviço, ela também pode fazer um vídeo e apresentá-lo ao mercado.

Ele precisa ter um caráter didático, unindo diferentes elementos, como imagens, infográficos, textos e áudio. O

 conteúdo fica muito mais simples e fácil de ser entendido, melhorando a compreensão do público.

Essa estratégia também é muito comum quando a corporação quer melhorar sua comunicação interna. 

Elas criam vídeos de treinamento e outros conteúdos que auxiliam na comunicação interna.

Nesse caso, uma empresa de troca tela Iphone, por exemplo, pode divulgar projetos relevantes de suas áreas, conversar com os colaboradores sobre plano de carreira, falar sobre salários e benefícios com os novos funcionários, dentre outros objetivos.

Existem muitas maneiras de utilizar um vídeo institucional, e todas elas trazem muitos benefícios para os negócios.

Vantagens do vídeo institucional

O vídeo institucional está entre os investimentos por parte da maioria das organizações. 

Trata-se de um conteúdo que ajuda a fornecer as informações necessárias ao público, melhorando as práticas de comunicação.

Uma empresa que sabe se comunicar se torna muito mais competitiva, nesse sentido, utilizar esse tipo de vídeo traz vantagens, como:

1.    Melhora a visibilidade nas redes sociais

Empresas dos mais variados setores, como aquelas que alugam salas de coworking, priorizam a produção de conteúdos relevantes. 

Essa estratégia é uma das melhores formas de atrair mais visitantes nas redes sociais. Quanto mais tráfego um negócio tem, maiores são as chances de conversão. 

Para se ter uma ideia, cerca de 86% dos brasileiros assistem vídeos online, fazendo do vídeo institucional uma maneira de aumentar o reconhecimento do negócio.

2.    Mais destaque em meio à concorrência

Esse tipo de material faz com que sua marca se destaque em meio à concorrência, pois ele mantém o foco nos pontos fortes e em todos os fatores que diferenciam o seu negócio dos demais.

Uma boa maneira de destacar a organização, é valorizar o lado humano, mostrando como é o ambiente de trabalho e o dia a dia dos colaboradores.

3.    Eleva a consciência de marca

A mensagem que você transmite por meio do vídeo institucional precisa ter caráter informativo, ser engajadora e chamar a atenção do público.

É dessa forma que as pessoas vão se lembrar de uma escola de cursos profissionalizantes, sendo sempre associada à profissionalismo e qualidade.

Consequentemente, a marca ganha mais valor, o que ajuda a melhorar a demanda e os lucros da companhia.

4.    Transmite ideia de maneira clara

Os vídeos são uma solução mais adequada para quem quer transmitir informações mais complexas ou que sejam difíceis de compreender.

É possível criar um material didático, com linguagem adaptada ao público, abordando assuntos do interesse do negócio, sem abrir brechas para desentendimentos de interpretação.

5.    Atrai novos investidores

Uma vez que o vídeo institucional ajuda a construir a credibilidade da empresa, naturalmente, ele também funciona como um recurso para atrair investidores.

Se essa for a intenção de uma empresa de gesso, tudo que ela precisa fazer é criar um vídeo orientado a resultados, transmitindo as informações de maneira profissional e clara, com visual atrativo e expondo a empresa da melhor maneira.

6.    Formato aceito por mais pessoas

O cotidiano das pessoas está cada vez mais corrido, por conta disso, quase ninguém tem tempo de ler um texto ou materiais mais extensos.

O alto consumo dos vídeos na internet, por meio de plataformas como o YouTube, é uma prova de que esse formato de conteúdo é muito mais interessante para as pessoas.

Além de facilitar o entendimento do assunto abordado, é muito mais fácil argumentar com o público, além de uma taxa de persuasão 50% maior do que em outros formatos.

7.    Aumenta o tráfego

Se uma empresa de pisos publica um vídeo institucional em seu site, rapidamente ela consegue atrair mais tráfego para o seu canal.

Os vídeos são responsáveis por 2/3 dos conteúdos mais consumidos na internet, assim sendo, é fundamental que eles façam parte das suas estratégias de marketing.

Aumentar o tráfego é muito importante porque é desse jeito que construímos uma presença forte e sólida na internet, aumentando as oportunidades de negócios.

8.    Cria conexão emocional com o público

Se o seu objetivo é criar uma conexão emocional com o seu público e transmitir emoções, sem dúvidas, o vídeo é o melhor caminho.

Uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas hoje em dia é o storytelling, que consiste na criação de uma história, com começo, meio e fim, uma personagem e um enredo que prende a atenção do público.

Existem muitas formas de contar essas histórias, mas, sem dúvidas, a melhor delas são os vídeos. 

Por meio do storytelling, uma empresa de terceirização tem o objetivo de criar uma conexão emocional com seu público.

Juntando essa prática com a produção de vídeos institucionais, dificilmente o seu negócio vai manter uma relação superficial com os consumidores.

Essa aproximação é muito benéfica porque é capaz de despertar o senso de pertencimento e preferência por parte do consumidor.

Conclusão

Portanto, os vídeos institucionais são, sem dúvidas, uma excelente estratégia para transmitir ideias e mensagens para o seu público, tanto interno quanto externo.

Cabe às companhias saber como produzi-los, sempre priorizando o profissionalismo, atenção aos detalhes e abordar assuntos do interesse do público, tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

Neste artigo, você conheceu o conceito de vídeo institucional e todas as vantagens que essa ferramenta poderosa pode trazer para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.