Toda empresa, não importa qual seja o ramo de atuação, precisa estar presente nas redes sociais para fazer a divulgação junto ao público-alvo, expandindo os negócios de forma qualitativa.

Quem trabalha no setor de assistência técnica tem ainda mais motivos para criar páginas comerciais na internet, como um site corporativo, uma loja virtual e o que mais estiver ao alcance para aproveitar o que a tecnologia permite e oferece.

Para isso é preciso fazer uma pesquisa que pode ser encomendada a uma agência de publicidade, para identificar alguns pontos que podem ser explorados, entre os quais:

  • Atendimento regionalizado;
  • Facilidade de comunicação;
  • Marcas atendidas;
  • Público-alvo.

As redes sociais funcionam muito bem como um canal de comunicação, pois muitas pessoas possuem acesso à internet e aplicativos dedicados a esse tipo de plataforma digital.

Dessa forma, com as ferramentas que estão disponíveis nas redes sociais, é possível proporcionar um atendimento regionalizado, abrangendo um raio de distância para se tornar uma referência no local em que está instalado. 

Facilidades proporcionadas pelas redes sociais

Por ser uma ferramenta que está disponível para os mais variados públicos, as redes sociais permitem que a comunicação seja facilitada, utilizando as DMs (Direct Message), ou mensagens diretas, que podem estar fixadas em um botão exclusivo.

Aliás, em se tratando de comunicação, até mesmo mensageiros presentes em celulares podem ser anexados a uma página comercial nas redes sociais. 

Portanto, o alcance é ilimitado quando se trata da necessidade em buscar uma assistência técnica quando se faz necessário.

Outro ponto importante está nas marcas e equipamentos que podem ser recebidos para conserto ou atualização. Portanto, essa parte cabe ao empreendedor que trabalha na área de assistência técnica decidir qual especialidade se aprofundar. 

Sendo assim, é possível associar a loja de assistência técnica com grandes marcas presentes no dia a dia da população. Isso permite o uso de ferramentas digitais, como links compartilhados e postagens específicas em sintonia com os serviços prestados.

Aliás, a partir do momento que se decide por um modelo de assistência técnica, o público-alvo pode ser o mais variado possível. 

Como são muitos produtos que podem receber uma atualização, conserto ou reforma, principalmente aqueles relacionados à tecnologia. Os consumidores podem ter uma gama variável referente à faixa etária, gênero ou situação financeira.

Vale lembrar, ainda, que há muitos segmentos que demandam mão de obra especializada em assistência técnica, como a construção civil, centros de saúde e atendimento a animais de estimação.

A seguir serão apresentados 6 motivos que mostram a importância em estar com uma página comercial dentro das redes sociais.

  1. Transformar leads em clientes recorrentes

Na linguagem técnica utilizada nas agências de publicidade, o lead é o potencial cliente que está à procura de um produto ou um serviço.

A partir do momento que uma empresa faz a instalação e manutenção de portão de alumínio duas folhas, os leads demonstram interesse e buscam mais informações sobre o que pode ser necessário para um conserto. 

Mesmo uma assistência técnica para os portões motorizados é necessário de tempos em tempos, devido ao desgaste natural das peças, dependendo do uso constante, demandando a fidelização desse público.

Para fazer com que o lead passe por toda a jornada de compra, é possível implementar a estratégia de inbound marketing nas redes sociais, com links que levam a uma landing page para captação de dados. 

A partir do momento que um lead clica no link devido, ele é levado a uma página que permite entender o que ele busca, e fazer todo o atendimento prévio de forma online. 

Até a venda do serviço ou produto, há toda a jornada de compra, e isso depende do setor de atendimento e deve ser considerado no processo de divulgação da assistência nos canais digitais.

  1. Ser fonte segura em atendimento especializado

O setor da construção civil é muito amplo, tendo parcerias comerciais dos mais variados tipos, que atendem públicos distintos para as áreas da indústria, do comércio e de residências.

Uma loja de assistência técnica pode se tornar um desses parceiros comerciais, apenas com a apresentação de currículo dos profissionais que atuam na empresa. Isso pode ser compartilhado em uma rede social dedicada apenas a esse tipo de postagem.

Assim, quando uma construtora ou incorporadora precisa de atendimento para assistencia aquecedor Harman em casas ou apartamentos de condomínio, essa loja se torna uma referência.

Isso é muito benéfico para ambas as partes, pois quem necessita dos serviços pode contar com profissionais técnicos e qualificados.

Para a loja de assistência técnica, fica a garantia de que muitos serviços podem partir de uma fonte segura. Afinal, nesse tipo de atendimento é muito difícil um condomínio acabar. Pelo contrário, com o desenvolvimento das cidades, tendem a surgir muitos outros. 

  1. Criar empatia nos clientes, que se tornam divulgadores

Uma página comercial nas redes sociais pode servir para atrair os consumidores. Desde negócios referentes portas de vidro para armário a negócios da área da saúde como veterinário. No entanto, é preciso saber dosar o que é postado, compreendendo qual o público-alvo a se atingir. 

Uma clínica veterinária que disponibiliza vacina cachorro preço promocional em determinados períodos pode usar essa ação de marketing para atrair novos clientes. 

A assistência técnica que trabalha com equipamentos eletrônicos pode apresentar em uma postagem os benefícios da recuperação de um aparelho que foi prejudicado por causa de uma noite de chuvas e trovoadas. 

Os clientes que acompanham essas mensagens podem se identificar e criar interesse pela empresa que oferece uma promoção ou entende o que as pessoas estão passando. 

Até mesmo a clínica veterinária pode precisar do conserto do aparelho de raio x veterinário preço ser cobrado de acordo com a mão de obra e as peças que precisam de substituição. 

Ao término do trabalho, a marca pode divulgar nas próprias redes sociais, indicando para outras clínicas, se tornando uma parceria comercial informal, mas ainda assim, muito importante. 

  1. Trabalhar com dados apresentados pela rede social

Dentre as ferramentas disponíveis pelas redes sociais, as páginas comerciais contam com um monitoramento constante de métricas que ajudam a estipular o que está funcionando e o que está precisando de ajustes.

Se uma empresa focada em um plano de gerenciamento de residuos solidos postar o resultado dos trabalhos nas redes sociais e isso ter um retorno muito positivo. 

Com os dados apresentados é possível verificar diversas informações que podem ser utilizadas nos tempos futuros, como:

  • Clique em link externo;
  • Origem da interação;
  • Público visitante;
  • Tempo na página;

Essas informações são importantes para quem trabalha com divulgação pelas redes sociais, mesmo que seja para uma empresa voltada para a assistência técnica.

As métricas podem ser utilizadas para outras postagens, determinando se o público que compra ensaio por ultrassom está ciente da importância do funcionamento correto das máquinas que produzem esse tipo de bem de consumo.

Logo, os dados apresentados pelas redes sociais devem ser identificados continuamente, para que possam dar suporte à campanha publicitária e todo o envolvimento do marketing digital.

  1. Manter um relacionamento saudável com cliente

Em outros tempos, a comercialização era reduzida a um balcão, um vendedor, um comprador e a aquisição de determinado produto ou serviço.

Com a evolução da tecnologia e a facilidade de comunicação implementada pelas redes sociais, a interação foi elevada a um novo patamar. 

A empresa de projeto eletrico industrial pode oferecer um canal de atendimento para assistência técnica que seja acessado a partir da rede social. 

Aqui também pode entrar a parceria comercial, com profissionais locais fazendo o atendimento em nome de um conglomerado empresarial. 

Para ambos isso é vantajoso, e em todos os casos, é necessário manter uma rede social para ter um relacionamento saudável com o cliente.

  1. Aproveitar a segmentação de público e ter foco

Como dito anteriormente, as ferramentas disponíveis nas redes sociais permitem fazer uma metrificação de dados de forma segmentada. 

Isso permite que as lojas que trabalham com assistência técnica possam identificar os clientes a partir de informações até mesmo das marcas que utilizam no dia a dia. 

Isso pode ser relacionado a eletrodomésticos, como fogão e geladeira, ou aparelhos eletrônicos, como televisores, celulares, computadores, tablets e notebooks, por exemplo.

Até mesmo uma empresa de alarmes residenciais em Fortaleza precisa identificar o público que pode ser atendido em caso de pane elétrica em uma automação de segurança. 

Contudo, é preciso manter o foco no objetivo do negócio comercial, para que possa atender de maneira adequada o máximo de clientes possível. 

Conclusão

As páginas comerciais presentes nas redes sociais contam com informações importantes sobre um estabelecimento comercial como uma assistência técnica. Portanto, é preciso lembrar ao menos do básico:

  • Descrição dos serviços prestados;
  • Endereço comercial;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone para contato;

As redes sociais são dinâmicas e versáteis e, por isso, precisam ser alimentadas continuamente, para que os consumidores estejam sempre recebendo novidades e atualizações que podem ser realizadas nos mais diversos bens de consumo.

A facilidade implementada pelas plataformas em questão de compartilhamento, busca interna e abrangência de usuários permite que a divulgação da assistência técnica nas redes sociais seja não só necessária, mas importante para captar e fidelizar clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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