Chamamos de kit de imprensa, ou press kit, uma estratégia de marketing que ajuda a divulgar uma empresa para a mídia. Normalmente, ele é composto por uma carta de apresentação, conhecida como press release, além de alguns outros itens.
Apesar de parecer algo novo, essa ação já está presente nas áreas de marketing e Relações Públicas há algum tempo. Com a chegada e o fortalecimento das estratégias digitais, ele se moldou a essa nova realidade.
É por isso que essa prática passou por várias mudanças ao longo do tempo, mas ainda assim, continua sendo uma das melhores formas de divulgar uma empresa e aumentar o reconhecimento da marca.
Além disso, é uma ação que oferece excelente custo-benefício e boas possibilidades de retorno. É claro que existem muitas maneiras de divulgar seu negócio e fazer com que ele chegue a um número cada vez maior de pessoas.
Mas o kit de imprensa pode ser um diferencial, além de colaborar com a construção da imagem da marca, afinal, ela mostra toda a sua qualidade e seu diferencial na prática.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de press kit, como desenvolvê-lo e quais são as vantagens de investir nessa estratégia. Confira!
Qual o conceito de press kit?
O press kit trata-se de uma estratégia usada para apresentar uma empresa, seus produtos e serviços para a mídia. No kit, são incluídos alguns presentes que mostram o que de fato é o seu negócio.
Sua base costuma ser uma carta conhecida como release, que conta um pouco sobre a história da empresa, explica as soluções que ela oferece e qual é o propósito do envio.
Por exemplo, um escritório focado em projeto de arquitetura corporativa pode usar esse kit para promover uma inauguração, divulgar um lançamento, criar uma ação de oportunidade, entre outras possibilidades.
Além da carta de apresentação, é fundamental inserir alguns objetos que consigam traduzir a marca, seus produtos e serviços.
Um exemplo disso é um parque de diversões que envia um par de convites que dão acesso às suas atrações. Uma prestadora de serviços pode enviar vouchers de descontos ou isentar o beneficiado do valor cobrado.
Antigamente, as empresas costumavam enviar os press kits para jornalistas, para que eles fizessem uma divulgação espontânea, caso gostassem do produto ou serviço.
O objetivo era aumentar a visibilidade da marca e favorecer sua popularidade, além de aumentar suas vendas. No entanto, com a popularização da internet e o surgimento das redes sociais e novas profissões, o kit de imprensa passou por algumas mudanças.
Isso porque os principais meios de comunicação, tanto na internet quanto nos meios offline, já não têm mais a visibilidade que tinham no passado.
Ou seja, uma empresa de instalação de divisórias tem resultados ainda melhores se enviar o seu press kit para os influenciadores digitais, que atuam em diferentes canais, como YouTube e Instagram.
Mas para causar uma boa impressão e conseguir a divulgação desejada, é fundamental saber criar um bom kit de imprensa, como será abordado no próximo tópico.
Como criar um bom press kit?
Sabendo qual é o conceito desse meio de divulgação, vamos mostrar de que forma uma organização pode criar um press kit de boa qualidade. Para isso, é necessário:
Fazer um planejamento
Assim como várias outras estratégias de marketing, o kit de imprensa também precisa de um bom plano de ação. Isso porque mesmo que seja interessante receber um presente, nem todo mundo vai querer divulgar a marca e suas soluções.
É fundamental conhecer o público-alvo e a persona do negócio, levantando suas características em vários aspectos, como:
- Faixa etária;
- Localização;
- Estado civil;
- Escolaridade;
- Classe social.
Seria estranho se um restaurante vegano enviasse um press kit para um influenciador digital que fala sobre a preparação de carnes e outros alimentos de origem animal.
Por essa razão, mesmo que exista uma boa oportunidade de estabelecer uma ação com um influenciador, é importante ter cuidado e bom senso. Isso porque a audiência dessa pessoa pode não atrair atenção, o que leva a um desperdício de esforços e investimentos.
Saber quais são os seus objetivos
Uma empresa de locação de impressora não envia um kit imprensa apenas por enviar, ou seja, é necessário criar uma ação específica para trabalhar com essa estratégia.
Isso é ainda mais importante se a companhia tem em mente um influenciador digital muito famoso e que recebe uma grande quantidade de press kit diariamente.
Escolha uma data comemorativa que se encaixe às características do seu negócio e crie uma boa campanha.
Aqui, também é possível escolher uma temática que esteja em pauta no momento, pois isso costuma chamar a atenção do público.
Feito isso, monte um kit bem elaborado e com uma carta de apresentação que desperte o interesse do influenciador e mostre a relevância da sua campanha. Dessa forma, a divulgação vai fazer mais sentido e trazer bons resultados.
Ser criativo
Para ser criativo com o press kit, considere o diferencial do seu negócio. Lembre-se também de que os hábitos de consumo das pessoas estão mais rigorosos, e junto com uma grande quantidade de ofertas, é mais difícil se destacar.
O melhor a se fazer é fugir do óbvio e enviar, além de seus produtos, outros itens que não estejam diretamente relacionados com a sua marca.
No exemplo do parque de diversões, além de enviar um par de convites, é possível adicionar alguns chocolates e brindes para o influenciador.
Vantagens de trabalhar com o press kit
Todo tipo de empresa, como um escritório de consultoria de engenharia, pode obter uma série de vantagens ao trabalhar com essa ação, e as que mais se destacam estão:
1 – Maior praticidade
Existem outras maneiras de apresentar uma marca, seus produtos e serviços, como no caso de um evento, mas ele costuma ser trabalhoso e caro. Outra forma de fazer isso é por meio das reuniões, que costumam ser muito longas e cansativas.
Por outro lado, com um kit de imprensa, a marca consegue poupar tempo, já que insere todas as suas informações, amostras e dados necessários para se apresentar e apresentar suas soluções.
2 – Demonstra profissionalismo
Quem recebe um kit de imprensa de qualquer empresa, como uma especializada em impressão de materiais gráficos, nota o profissionalismo e a competência da organização.
Também é uma maneira de mostrar que a companhia compreende e respeita o valor do tempo que o beneficiado dispõe para conhecer novas soluções e divulgá-las.
3 – Excelente custo-benefício
Você já sabe que o press kit poupa o tempo da companhia que o produz e de quem o recebe, algo muito importante para os dois lados interessados.
Ainda, é uma solução mais barata do que os outros meios de divulgação, possibilitando que a marca invista em outras estratégias importantes para o sucesso do negócio.
Enquanto isso, o kit divulga os produtos e serviços sem precisar de intervenção direta, facilitando a criação de parcerias novas.
4 – Divulgação espontânea
Um fabricante de canecas personalizadas pode criar mídia espontânea por meio do press kit, o que faz valer a pena todo o esforço durante sua criação.
Esse material pode ser divulgado por meio de diferentes tipos de canais de comunicação, portanto, ele é versátil, sem que para isso a companhia precise gastar muito.
Em outras palavras, a marca investe em um único material, que pode ser usado de várias maneiras, em diferentes canais, fazendo todo o trabalho praticamente sozinho.
5 – Constrói autoridade de marca
Se um fabricante de etiquetas personalizadas quer ser visto como uma empresa valiosa pelos influenciadores digitais, então precisa mostrar um pouco sobre seu trabalho na prática.
Podemos comparar o kit de imprensa com uma amostra grátis, em que o cliente pode experimentar o produto antes de comprar. Caso ele goste, além de adquiri-lo, vai falar sobre a solução com outras pessoas.
O press kit funciona basicamente da mesma forma, pois o influenciador digital ou jornalista pode provar o produto ou serviço e, se for aprovado, irá divulgá-lo para uma quantidade maior de pessoas.
É dessa forma que empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de ribbon etiquetas consegue expandir o seu alcance e impactar um bom número de potenciais consumidores.
Conclusão
Se tem algo que as pessoas gostam é de experimentar novas soluções, e se esses produtos ou serviços chegam até elas como um presente, a tendência é fazer com que a marca conquiste ainda mais clientes.
A criação de um press kit tem exatamente essa finalidade e pode elevar o nome de uma empresa a um patamar mais alto. Ela só precisa saber como elaborá-lo para conquistar bons resultados.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto, como trabalhar a estratégia, além das vantagens que ela pode trazer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.