O mobile marketing é uma estratégia que tem como missão promover a interação, o relacionamento e fazer com que uma empresa influencie determinado público, utilizando as funcionalidades dos dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Pare por um instante e pense como os aparelhos de celulares são parte essencial do nosso dia a dia. Esta é a realidade de todas as pessoas, por essa razão, as marcas precisam investir em estratégias voltadas para a conexão por meio de dispositivos móveis.
Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros acessam a internet diretamente do smartphone para realizar diferentes tipos de atividades, inclusive pagar as contas.
Além disso, ninguém consegue sair de casa sem levar o celular, tanto que esse aparelho está entre os itens mais importantes, como documentos pessoais, chave de casa e dinheiro.
Se esses aparelhos são essenciais para o nosso cotidiano, nada mais natural do que pensar em estratégias de marketing voltadas para esse tipo de acesso. Mas, apesar de ser uma necessidade, nem todos os gestores compreendem a sua importância.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mobile marketing, por que as empresas devem investir nele, além de mostrar algumas formas de colocá-lo em prática. Confira!
Mobile marketing: o que é?
Mobile marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias que garantem interação, relacionamento e influência por parte de uma empresa em determinado público, tendo como base as funcionalidades dos dispositivos móveis.
Trata-se de uma estratégia muito importante para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, visto que traz muitas vantagens para as organizações em diversos sentidos.
O acesso à internet é cada vez maior por meio desse tipo de aparelho, tanto que ao fazer uma pesquisa sobre qualquer assunto, como projeto de arquitetura corporativa, o usuário utiliza seu aparelho móvel para obter informações.
A partir disso, fica mais fácil entender por que investir nesse recurso é tão importante para as organizações hoje em dia, como ficará claro mais adiante.
Por que investir em mobile marketing?
O número de pessoas que utilizam smartphones cresce constantemente, sem falar no fato de que algumas pessoas possuem mais de um aparelho ativo.
Por essa razão, investir em mobile marketing traz inúmeras vantagens, e elas se transformam em razões para colocar essas estratégias em prática, cujos principais benefícios são:
1 – Comunicação mais rápida com o público
Uma empresa pode se comunicar ainda mais rapidamente com o seu público, por meio das estratégias de mobile marketing.
As pessoas ficam com seus celulares e tablets por perto o tempo todo, e costumam checar atualizações nas redes sociais e as notificações que recebem ao longo do dia.
Nesse sentido, a eficácia das mensagens de uma empresa especializada em divisórias pode ser ainda maior, por facilitar a interação com os clientes e melhorar os resultados.
Por exemplo, ao enviar uma mensagem SMS, a empresa informa sobre promoções e descontos, sendo este um meio mais barato e eficiente do que as estratégias tradicionais, como mala direta.
2 – Aplicativos cada vez mais populares
Assim como a quantidade de smartphones ativos no mundo aumentou, o uso dos aplicativos também cresceu consideravelmente, e muitos são verdadeiras oportunidades de negócios para as organizações. Alguns exemplos são:
- Facebook;
- Instagram;
- Snapchat;
- WhatsApp.
Eles são muito populares e utilizados diariamente pelas pessoas, tanto para se comunicar, quanto para se manterem informadas.
Esses aplicativos ainda podem ser usados pelas organizações para construir um relacionamento mais próximo e promissor com os clientes, aumentando a visibilidade da marca e sua relevância na vida das pessoas.
Também existem aqueles aplicativos que ajudam os estabelecimentos a serem encontrados pelos usuários, tendo como base sua localização, o que permite o alcance de pessoas que antes o negócio não tinha contato.
Uma empresa de locação de impressora pode utilizar até mesmo os aplicativos de jogos em sua estratégia de mobile marketing.
É dessa maneira que ela vai impactar um número maior de pessoas, e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Entretanto, é essencial ter em mente que esses aplicativos devem ser usados como uma forma de estar presente no dia a dia das pessoas, sem sobrecarregá-las com propagandas.
3 – Segmentação com base na localização
Um problema bastante comum entre as estratégias de marketing digital é segmentá-las, de acordo com a região do usuário.
No entanto, esta segmentação é muito importante para bares e restaurantes, visto que esses estabelecimentos precisam atrair usuários que estejam pelas proximidades.
Uma das principais características dos aparelhos móveis é o fato de possuírem GPS, e essa funcionalidade pode ser explorada pelas campanhas de mobile marketing de um fabricante de canecas personalizadas.
A companhia vai exibir anúncios apenas para os usuários que estão em sua cidade ou em um bairro próximo. É uma forma de atrair pessoas com potencial de se transformarem em clientes.
Dessa forma, o negócio também é capaz de economizar em suas campanhas promocionais, ao mesmo tempo em que aumenta suas taxas de conversão.
4 – As compras por smartphones estão crescendo
Também pelo fato de um número cada vez maior de pessoas utilizarem os smartphones para acessar a internet, o número de compras feitas por meio desses dispositivos também é cada vez maior.
A expectativa é que essa modalidade de compra e venda cresça exponencialmente nos próximos anos. Então, se as pessoas estão comprando por dispositivos móveis, não investir em mobile marketing é perder boas oportunidades.
Melhores estratégias de mobile marketing
Uma empresa de guarda móveis pode investir em mobile marketing por meio de diferentes estratégias. Nesse sentido, é importante ter conhecimento das principais, que são:
Criação de site responsivo
Algo que toda empresa precisa fazer é garantir que os usuários de dispositivos móveis consigam acessar corretamente suas páginas na internet. Na verdade, isso não é apenas uma estratégia de mobile marketing, mas também do marketing digital como um todo.
Se uma empresa facilita a navegação do usuário, conquista um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, pois essa característica é um dos principais critérios de avaliação do buscador.
É indispensável que a empresa conte com um site responsivo, que possa ser acessado por qualquer tipo de aparelho, tanto os smartphones, quanto tablets, notebooks e desktops.
SMS marketing
Empresas dos mais variados tipos, como um fabricante de etiquetas personalizadas, tiveram seu primeiro contato com o marketing por meio de mensagens SMS.
Trata-se do envio de mensagens de texto para pessoas que se cadastraram anteriormente nas listas de contato.
Essa ação permite um relacionamento positivo com os clientes, e pode ser usada para lembrar datas de pagamento, enviar promoções, acompanhar status de pedidos, falar sobre lançamentos, fazer cobranças, entre outras possibilidades.
Uma das principais vantagens do SMS marketing é que ele possui a maior taxa de abertura dentre todas as estratégias de marketing que uma empresa pode utilizar, chegando aos 98%.
Ou seja, praticamente todas as pessoas que receberem mensagens do seu negócio vão visualizá-las, algo impressionante, se compararmos, por exemplo, com o e-mail marketing, que possui uma taxa de abertura de 20%.
Marketing por QR Code
Um fabricante de ribbon etiquetas pode usar o QR Code marketing para aprimorar ainda mais suas estratégias de mobile marketing.
O QR Code é um código de barras em 2D, que ao ser lido por uma câmera, direciona o usuário para outras páginas.
Por meio desse recurso, uma marca consegue estender seu alcance e direcionar os clientes para o endereço de internet que deseja, de maneira rápida e segura.
Também não podemos deixar de destacar que o QR Code pode ser integrado às estratégias de marketing tradicional, por exemplo, ao ser impresso em um panfleto.
Ao posicionar a câmera sobre o código, o cliente será direcionado para a página de vendas ou para o site institucional do negócio.
Outra possibilidade é inserir o QR Code na embalagem dos produtos, onde os clientes podem assistir a vídeos e tutoriais de como prepará-los ou utilizá-los corretamente.
É uma forma de melhorar a comunicação com as pessoas e fazer com que sua empresa esteja cada vez mais próxima da rotina delas.
Considerações finais
Se uma pessoa quer alugar escritórios compartilhados, rapidamente pesquisa algumas informações no Google e acessa o site de algumas empresas que oferecem esse serviço.
Entretanto, a organização que vai conquistar o usuário e transformá-lo em cliente é aquela que soube trabalhar as estratégias de mobile marketing.
Isso porque as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio dos dispositivos móveis, e se o negócio não se volta para eles, pode se tornar ultrapassado.
Como vimos, existem várias estratégias de marketing mobile que as organizações podem colocar em prática, melhorando seus resultados e suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.