Tráfego pago: vale a pena utilizar na sua empresa?

O tráfego pago é o investimento em plataformas e sites que destacam o conteúdo para os usuários. Trata-se de uma opção que aumenta a visibilidade do negócio, bem como a sua divulgação.

O objetivo de toda empresa é crescer e se tornar mais conhecida no mercado em que atua, sendo que é possível alcançar esse objetivo de muitas maneiras. Uma delas é por meio das estratégias pagas, mas antes de investir nelas, é essencial compreendê-las.

O ideal também é reunir a equipe de marketing para pensar quais estratégias de tráfego pago são boas opções para o tipo de negócio.

Aumentar o volume de pessoas que acessam um site leva tempo e exige planejamento e comprometimento com a qualidade dos materiais produzidos.

Os links provenientes dessa ação potencializam o alcance das postagens, fazendo com que uma quantidade maior de pessoas seja impactada por conteúdos segmentados.

Em outras palavras, a empresa conquista mais consumidores interessados nas soluções que vende, conforme ficará claro neste artigo.

Aqui, vamos explicar a importância do tráfego pago, seu conceito, dar alguns exemplos, além de mostrar alguns de seus benefícios. Confira!

Importância do tráfego pago

O tráfego como um todo é fundamental, uma vez que é a partir dele que os projetos de marketing digital são trabalhados, e nos mais diferentes canais, como:

  • Site ou blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Lojas virtuais.

Contudo, mesmo que a empresa decida investir em tráfego pago, também é preciso focar nas estratégias de marketing digital que atraem os usuários para o site da marca.

É assim que as pessoas vão encontrar com mais facilidade um fabricante de rótulo garrafa personalizado na internet.

Por exemplo, essa mesma empresa pode criar um conteúdo e usar estratégias nas redes sociais para impulsioná-lo. Ao fazer isso, a plataforma distribui a publicação para uma quantidade maior de pessoas que vai clicar e acessar o site.

O tráfego pago também pode ser criado no Google, posto que os usuários pesquisam tudo o que precisam nessa plataforma, que é também considerado um dos principais buscadores da atualidade.

Do mesmo modo, essa estratégia é essencial porque ajuda a construir a imagem do negócio na web, e uma presença digital bem estruturada faz com que a companhia se torne mais conhecida.

Contudo, para entender um pouco mais sobre a importância dessa prática, é fundamental conhecer seu conceito e os tipos existentes.

Entenda o que é tráfego pago

Chama-se tráfego pago uma metodologia de investimento em sites e plataformas que destacam os conteúdos para os usuários. Os visitantes chegam até o site ou loja virtual por meio de anúncios publicitários.

A estratégia paga é diferente do tráfego orgânico porque ela precisa de investimentos para atrair resultados. As estratégias orgânicas, por sua vez, não dependem de investimentos físicos, mas uma organização precisa saber produzir bons conteúdos.

Se uma empresa de decoração para restaurantes resolve investir em tráfego orgânico, seus materiais precisam contar com as práticas de SEO, além de outras otimizações na página.

Por outro lado, a alternativa paga demanda apenas de investimento financeiro. Tanto um quanto outro são cruciais para o marketing de um negócio, entretanto, a opção paga é mais rápida do que a orgânica.

Para ter uma boa estratégia, é muito importante trabalhar o planejamento de mídia, pois só assim os objetivos com a publicidade são devidamente definidos.

Se a companhia quer obter resultados rapidamente, então a melhor opção é o tráfego pago, e enquanto esse meio agiliza a atração de novos clientes, a marca tem tempo de trabalhar em suas estratégias orgânicas.

Existem vários exemplos de tráfego pago que podem ser trabalhados em diferentes meios de comunicação. É necessário levar em conta os objetivos da empresa e encontrar aqueles que atendem melhor às suas necessidades.

Um bom exemplo é o Google Ads, a plataforma mais utilizada para quem quer investir em tráfego pago nos buscadores. Por meio dela, os anúncios de uma empresa de motoboys vão aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.

Trata-se de uma opção muito vantajosa porque é possível segmentar o público que vai visualizar os anúncios, levando em conta características como localidade, gênero, faixa etária e outras informações.

Para quem quer fazer anúncios em formato de vídeo, a melhor opção é o YouTube Ads, principalmente levando em conta que os materiais audiovisuais dominam boa parte do tráfego online e são excelentes para captar clientes.

Nessa opção, a empresa pode criar e veicular anúncios no YouTube, tanto nos próprios vídeos ou como sugestão.

O Facebook também é outro exemplo de tráfego pago, visto que possibilita a criação de anúncios em diferentes formatos, como fotos, vídeos e textos, que serão veiculados na plataforma.

Além disso, a rede social pode ser utilizada juntamente com o Google Ads para expandir ainda mais o público que vai impactar.

Se uma empresa de reforma de apartamento investe no Facebook, tem como vantagem a possibilidade de segmentar os anúncios, com base em várias informações dos usuários.

Outra rede social que também se enquadra nos exemplos de tráfego pago é o Instagram, que possibilita aos negócios fazer anúncios em sua plataforma, com foco total nos conteúdos audiovisuais e de imagens.

Este costuma ser usado por empresas que possuem um público mais jovem, visto que no Instagram, a maioria dos usuários é de pessoas mais novas.

Não podemos deixar de mencionar o Taboola como outra boa alternativa de investir no tráfego pago. O tráfego dessa plataforma é proveniente dos maiores portais de notícias do país.

Por meio dele, os negócios criam campanhas que serão exibidas nos sites que possuem um grande volume de acesso, e os conteúdos são oferecidos como sugestão de leitura.

Por exemplo, quando uma pessoa acessa um site e está lendo sobre determinado assunto, pode receber sugestões de publicações relacionadas, como de uma empresa de paisagismo e jardinagem.

Além de ser vantajoso para as organizações, essa prática também é muito benéfica para os usuários, pois eles podem consumir mais materiais relacionados àquilo que lhes interessa.

Por que apostar no tráfego pago?

O tráfego pago é uma das principais estratégias para as empresas que querem gerar leads, aumentar o reconhecimento de marca, vender pela internet, dentre outros objetivos das organizações.

Esse tipo de publicidade é formado por anúncios veiculados em plataformas específicas, mas que trazem resultados rapidamente. Entre os principais benefícios de trabalhar com o tráfego pago estão:

1 – Fácil mensuração

Ao término de uma campanha, é possível mensurar os resultados do trabalho e em quais momentos houve uma baixa.

As informações oferecidas pelas plataformas de anúncios são detalhadas em mostram informações sobre todas as etapas da campanha.

Com isso, uma confecção de uniformes bordados consegue obter informações concretas sobre as etapas de suas campanhas e compreender a percepção do seu cliente, além do modo como ele interage com sua marca.

2 – Conquistar novos clientes

O tráfego pago faz com que as pessoas que nunca tiveram contato com sua marca passem a conhecê-la. Quando a companhia aumenta sua exposição para diferentes públicos, chama a atenção de novos consumidores.

Com isso, torna-se mais simples prospectar novos clientes e possibilitar que a empresa possa levar uma grande experiência até eles.

3 – Fortalece a marca

A mesma pessoa pode visualizar o anúncio várias vezes, o que reforça a marca como opção de compra para aquilo que ela está procurando.

Como resultado, o usuário passa a ver as campanhas em vários resultados de pesquisa, nas plataformas que acessa, em suas redes sociais e assim por diante.

Com o passar do tempo, essas ações geram identificação e reconhecimento, e como consequência o cliente enxerga a empresa como uma boa opção de compra.

4 – Campanhas adaptáveis

Uma empresa de espaços compartilhados pode investir o quanto quiser em suas estratégias de marketing. Mesmo que o orçamento seja baixo, os resultados aparecem, desde que as ações sejam bem trabalhadas.

Além disso, o propósito não é gerar tráfego em grande volume, mas sim, levar as pessoas certas para os canais da marca.

As pessoas certas são aquelas que podem se interessar pelos produtos e serviços vendidos, o que torna a campanha ainda mais assertiva.

5 – Colocar a empresa nas melhores posições

Se um fabricante de poltronas para escritório investe em tráfego pago, dificilmente sairá dos primeiros resultados de pesquisa.

Permanecer nessa posição é fundamental, visto que uma empresa bem posicionada transmite mais credibilidade e confiança para os usuários e, consequentemente, terá mais oportunidades de vendas.

Considerações finais

O tráfego pago é uma estratégia muito importante para qualquer empresa que queira se destacar na internet e fazer valer a pena seus investimentos em marketing digital.

Mesmo que o foco sejam as ações orgânicas, as opções pagas são consideradas essenciais, porque trazem resultados imediatos. Como vimos, a marca pode estar em diferentes plataformas, levando o seu nome para as pessoas certas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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