Empresas de vários segmentos precisam criar estratégias de geração de leads — isto é, cadastros de clientes em potencial, que serão trabalhados por um time comercial, por exemplo — para o bom andamento do negócio. Como janeiro costuma ser o mês de pico para captura de leads para muitas companhias, reunimos neste artigo algumas boas práticas e ferramentas para o seu negócio aproveitar todas as oportunidades.
A área de educação, por exemplo, usa o modelo de negócio de geração de leads, em que o aluno deixa suas informações via formulário e um time comercial entra em contato para iniciar a matrícula. Por isso é tão importante para o marketing de escolas e outras instituições de ensino atuar na captação de alunos em períodos de resultado do Enem e de matrículas, por exemplo.
Mas como mensurar esses leads qualificados? Uma faculdade que solicita as informações via formulário no website (ver passo 1) tem uma mensuração online. Em seguida, quando a matrícula é iniciada, um time de atendimento por telefone (etapas 2, 3 e 4) conclui outras etapas, gerando uma mensuração offline. Para integrar esses processos de análise de mensuração, o Google traz soluções que permitem importar essas informações offline para a conta de Google Ads, mapeando o processo inteiro de venda. Veja mais no gráfico abaixo:
Mas independentemente da área de atuação, indicamos os seguintes passos para aqueles que querem aproveitar ao máximo as oportunidades para captação de leads:
- Combine as soluções automatizadas do Google para crescer. Destaque para utilização combinada da estratégia de lances inteligentes com correspondência ampla e anúncios responsivos.
- Use o Ajuste de Sazonalidade sempre que você esperar uma grande mudança de conversão. Por exemplo: você espera um pico de mais de 50% de conversões em um período de até 3 dias.
- Aumente o orçamento em épocas de aumento de tráfego para maximizar suas oportunidades.
- Fique de olho para melhorar a qualidade de seus anúncios e campanhas já existentes. A atividade fica muito fácil com a Pontuação de Otimização.
Vale lembrar que o Planejador de Desempenho no Google Ads ajuda a prever metas e orçamentos ideais com base em seus objetivos de negócios. Os dados de previsão levam em consideração o período sazonal e as mudanças do mercado em tempo real. Acesse sua página de Recomendações para identificar oportunidades de orçamento de campanhas personalizadas, como mover orçamentos não utilizados, aumentar orçamentos ou ajustar orçamentos para capturar novas demandas sazonais. E melhore a utilização do orçamento implementando Orçamentos Compartilhados em várias campanhas para alocar orçamentos automaticamente em todas as campanhas. Nas campanhas de Pesquisa, use os Orçamentos Compartilhados e Lances de Portfólio para se tornar ainda mais eficiente em campanhas que compartilham o mesmo objetivo e meta.
Assista a todas as dicas para gerar ainda mais leads em nossa sessão:
Falamos também com Alessio Alionço, Fundador e CEO da Pipefy, uma empresa B2B de gestão de processos com foco em automação e eficiência. Ele nos conta como a geração de leads foi fundamental para o desenvolvimento do seu negócio – hoje com atuação global.
Alionço também aponta que a pandemia levou as empresas a digitalizar muitos dos seus processos. E, agora, elas se adaptam a uma realidade híbrida, em que o contato com colaboradores e clientes nem sempre se dá pessoalmente. Mais uma razão para investir em processos bem-estruturados e eficiência. Ele reforça que ainda existem oportunidades de negócios nesta época do ano, dado que algumas empresas aproveitam o período para investir em melhorias e endereçar aprendizados.
O CEO lembra as empresas que é interessante fazer planejamentos de alocação de verba pensando em personalização e escalabilidade, e ainda dá duas dicas importantes: aprofundar o conhecimento em relação às personas e mapear a jornada de compra dos seus consumidores — saber os passos dos clientes pode ajudar a melhorar cada um dos processos, realocar budget, construção do pipeline de vendas, entre outras atividades que vão garantir a rentabilidade e escalabilidade de uma operação.
Importante ressaltar a necessidade da mensuração de resultados das campanhas para melhorias contínuas com as ferramentas corretas, como Google Analytics 4 e a implementação de tags para as conversões otimizadas. Entenda a jornada dos seus clientes dentro e fora do seu site. Use os dados de conversões offline como um sinal para gerar leads mais qualificados. Para mais informações, acesse a Central de Ajuda para Conversões Offline.
Entenda o período, planeje ações com no mínimo seis semanas de antecedência e prepare-se para alcançar os objetivos da sua empresa!
O Google Academy tem buscado ajudar marcas, empresas e profissionais do mercado disponibilizando gratuitamente lives interativas com treinamentos e insights de negócios — na nossa collection, marcas, empresas e profissionais têm acesso a todo esse material.
Fonte: Carla Torres, Thaís Clemente e Ieda Jordão (Think With Google)
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