O ato de criar vídeos de nível profissional no conforto de casa é uma comodidade possível por meio da tecnologia digital. Por isso, investir em recursos tecnológicos é o caminho mais natural para aqueles que desejam nutrir canais de vídeo na internet. 

Esses canais se proliferaram já no início da era das redes sociais, sobrevivendo ao vem e vai de tendências que marcaram o desenvolvimento da web desde o ano 2000 até os dias atuais. Um leque de atrativos pode justificar tamanha estabilidade. 

O conteúdo audiovisual é, por si só, atrativo. O nascimento do cinema, no início da última década, chocou o público com sua impressão extremamente realista de histórias, a partir das inéditas imagens em movimento, mixadas ao áudio. 

Além de intensificar o estímulo visual, os vídeos promovem uma integração, hoje completa, entre duas formas de percepção do ambiente: a visão e a audição. A combinação desses fatores cria uma larga vantagem em relação ao conteúdo em texto. 

Outro fator que contribui com o sucesso estável das plataformas de vídeo é a variedade de conteúdo publicada nesses locais, tanto em relação ao tema, como tutoriais de Crachá pvc personalizado, quanto em relação à navegabilidade. 

A oportunidade de criar e consumir vídeos de pessoas comuns foi um dos fatores que contribuiu para a grande aderência do público, uma vez que, diferente das antigas mídias, como a TV, o apresentador está próximo da audiência nos demais canais virtuais. 

Esse nível inédito de informalidade na cena audiovisual contribuiu com a renovação de toda uma cadeia produtiva que, além de outras ações, estimulou o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas acessíveis para o usuário comum.

Como conseguir o máximo de qualidade

A criação de vídeos para canais nas plataformas onlines foi possível através das ferramentas tecnológicas na forma de softwares de edição, câmeras portáteis e microfones, muitas vezes com o uso de versões acopladas a celulares ou acessórios desktop.

Apesar das primeiras versões dos canais de maior sucesso nascerem em gravações precárias e improvisadas, o cenário atual dos vídeos para a internet pouco permite esse nível de informalidade.

O criador de conteúdo que encara o mercado atual, deve estar consciente da qualidade das imagens e do áudio usado por potenciais concorrentes, que buscam implementar novas tecnologias e benefícios que aprimorem o resultado final. 

Alguém que trabalhe com projeto de arquitetura corporativa pode utilizar a criação de conteúdo para desenvolver e divulgar os espaços dinâmicos produzidos pela empresa, isso através de vídeos que podem ser filmados e editados por uma equipe da própria instituição.

Contudo, investir em qualidade, especialmente para iniciantes, não é uma tarefa que exige muitas despesas financeiras. Diversas ferramentas necessárias estão disponíveis online, de maneira gratuita, como:

Softwares de edição

Hoje, é possível usar softwares gratuitos para a manipulação de imagens e áudio, uma vez que muitas dessas versões de programa apresentam design e funcionalidades parecidas com softwares profissionais para desktop, encontrados em locação de impressora.

Os softwares para edição presentes em computadores são ideais para a criação de vídeos longos, com muitos elementos de cena e alguns efeitos. Além do tamanho dos arquivos, as opções de melhoria na qualidade da imagem são mais extensas. 

Editar longos vídeos pelo celular pode ser uma tarefa complicada para alguns criadores de conteúdo, uma vez que esses dispositivos nem sempre apresentam a capacidade de processamento necessária, acarretando em falhas e um sistema mais lento. 

Contudo, os vídeos voltados para as redes sociais tendem a ser mais curtos, uma tendência que estimula a produção rápida de conteúdo por meio dos smartphones. Muitas dessas plataformas oferecem, por si, as ferramentas de edição mais úteis. 

Além disso, os softwares permitem uma gama de funcionalidades que podem ser úteis a determinadas demandas das empresas.

Um negócio em que tags adesivas estejam incluídas nos serviços pode se beneficiar de um vídeo bem editado que mostre de maneira precisa e detalhada cada um desses serviços.

Microfones de resolução alta

Escolher a qualidade do microfone depende do tipo de conteúdo que o usuário está determinado a fazer. Algumas categorias enfatizam o áudio como fonte principal de informação, como em podcasts, exigindo um investimento maior nessa parte. 

Para a maioria das categorias de vídeo, o foco está depositado na imagem, libertando o produtor de conteúdo da necessidade de grandes gastos com um microfone excelente. Para esses casos, basta um dispositivo com alta resolução, capaz de absorver o ruído. 

Alguns microfones portáteis oferecem essa comodidade a um custo baixo, viabilizando a gravação de vídeos. Muitas vezes, a simples aquisição de bons fones de ouvido são suficientes para suprir essa necessidade. 

Câmeras fotográficas

Posto que a imagem é o maior ingrediente de um vídeo, investir na qualidade, nitidez e harmonia estética desta é de extrema importância no momento de criar um canal. Para aqueles que possuem máquinas de nível intermediário, alguns recursos ajudam: 

Habilite a grade da câmera

Ao habilitar o recurso de grade, a tela da câmera apresenta uma intersecção de duas linhas horizontais e duas verticais; os quatro pontos de contato dessas linhas são as áreas de foco da imagem.

É ali que o usuário deve colocar os objetos para obter uma composição agradável da fotografia. A tecnologia está presente nas câmeras de celulares, aparelhos profissionais, entre outros, melhorando consideravelmente o resultado final. 

ISO da Câmera

O ISO da câmera digital mede a sensibilidade do sensor de imagem. Em um ambiente iluminado, é mais fácil tirar fotos do que em um ambiente com menos luz, afinal, a câmera capta a imagem através da luz. 

Se for tirar fotos de escritórios compartilhados, por exemplo, terá de prestar atenção na quantidade de luz que há no local. Quanto mais luz, menor o número do ISO e consequentemente, maior a nitidez da imagem.  

Quando aumenta-se o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui. A técnica pode ser empregada para aumentar o aproveitamento de máquinas intermediárias, que não possuem uma resolução excelente.

Iluminação adequada

Às vezes, por estar num ambiente escuro ou devido a condições de clima não tão favoráveis, o vídeo pode parecer amador.

Uma cena que não possui uma iluminação adequada pode dar a impressão de falta de conhecimento e também transparecer desleixo técnico, fazendo com que a experiência dos seus usuários e clientes não seja tão positiva quanto poderia.

Para isso, é vital investir em um equipamento de iluminação. Mesmo que se possa contar com a iluminação do sol em suas fotos e vídeos, ainda assim é quase certo que para ambientes internos ou gravações noturnas, a luz artificial se fará necessária.

Suporte ou tripé

Além dos equipamentos de iluminação, é bom ter um tripé ou suporte para o celular, com o objetivo de garantir a estabilidade para a máquina, oferecendo ao usuário um tempo maior de mobilidade para encontrar o ajuste de foco perfeito. 

No começo, muitas pessoas improvisam, mas investir em um suporte simples, que mantenha a câmera ou smartphone fixo, ajuda não só no resultado final da imagem, quanto da própria captação do som e linearidade da iluminação, o que facilita a edição.

Uma empresa que fornece serviços de instalação de divisórias e queira filmar o processo para divulgar em suas redes se beneficiará do uso de um tripé para conseguir, ao longo do trabalho, uma imagem sem tremores, retratando o profissionalismo de seu canal.

Vantagens da tecnologia na criação de vídeos

Essas e muitas outras ferramentas são ideais para o crescimento de um canal em plataformas especializadas ou nas redes sociais. O investimento em métodos que melhorem a qualidade dos vídeos geram benefícios, como: 

1 – Bom engajamento

O bom engajamento de seu público é impossível sem um vídeo que seja agradável de assistir. Investir nas ferramentas listadas neste artigo eliminam grande parte dos problemas associados aos altos níveis de rejeição em vídeos, como: 

  • Ruídos na imagem e no áudio; 
  • Má visualização de elementos de cena; 
  • Desarmonia de coloração e enquadramento; 
  • Transição truncada entre partes do vídeo. 

Assim como a impressão de materiais gráficos é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing, a qualidade do vídeo não pode ser negligenciada, sendo ela o cartão de visitas, a primeira imagem do usuário sobre sua proposta. 

2 – Melhor comunicação

A comunicação é outro elemento fundamental para o sucesso de qualquer proposta de produção de conteúdo para a web. 

Trata-se do seu produto principal, e o compartilhamento de informações deve acontecer da maneira mais otimizada possível. 

3 – Maior potencial de viralização

A viralização é um fenômeno que consiste no consumo em massa de determinada publicação que acontece poucas horas após sua postagem. Atingindo números inéditos, na casa dos milhões de visualizações, o efeito é cobiçado por qualquer canal. 

Conclusão

Os recursos tecnológicos se tornam cada vez mais acessíveis com o avanço da internet como fonte para muitas oportunidades de negócio, crescimento profissional e pessoal. Desde dicas de fotografia até softwares de edição, a web abre portas inéditas. 

Investir nesses recursos é o caminho natural para qualquer indivíduo ou empresa que deseja fazer parte do mercado de criação de vídeos, um segmento que promete altos lucros caso o usuário supere sua extensa concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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