3 maneiras em que o YouTube ajudará você a obter mais negócios

Criada em 2005 por Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen, a plataforma YouTube é uma das mais populares na internet, chegando até mesmo a ser eleita em 2006 pela revista Time como a Melhor Invenção daquele ano da revista.

O significado da palavra “YouTube” vem do inglês com a junção de you (você) e tube (gíria similar a televisão) com uma tradução próxima a “televisão feita por você”, permitindo que os usuários da plataforma postem seus próprios vídeos.

Que podem ser desde videoaulas até mesmo sobre como montar um banner para aniversário personalizado, possuindo um alcance mundial para se ter visualizações.

O aumento da plataforma foi porque vídeos na época eram enviados por meio do email, e como a tecnologia não era da mesma maneira dos dias atuais, chegavam com baixa qualidade.

A popularidade também se deu por conta de que, graças a sua programação, os vídeos que se encontravam no YouTube poderiam ser compartilhados em redes sociais, blogs ou páginas da web.

Sendo assim, uma página de serviços de jardinagem e paisagismo poderiam colocar os vídeos finais de seus projetos tanto na plataforma e compartilhá-los em sua própria página para que todos pudessem ver.

O YouTube ao longo dos anos

Aos poucos, a plataforma foi se modernizando e criando possibilidades como de se inscrever no canal de algum usuário, avaliar os vídeos e destacá-los até ser comprada pela empresa Google por mais de 1,5 bilhões de dólares.

O YouTube explodiu de vez quando lançou a sua versão mobile, disponível para dispositivos móveis, por volta de 2008 e o crescimento só continuou aumentando com os surgimentos de lives, vídeos transmitidos ao vivo, em 2011.

A plataforma foi se atualizando ao longo dos anos, passando a ter vídeos curtos, filmes e séries pagas, músicas e tudo isso, somado à profissão que se popularizou junto com a plataforma chamados de YouTubers.

Que são criadores de conteúdos que postam com certa regularidade, podendo ser dos mais variados assuntos, como:

  • Resenha de entretenimento;
  • Dicas; 
  • Faça Você Mesmo ou DIY;
  • Culinária.

Existem YouTubers também que dão dicas de assuntos relacionados a casa como limpeza de cadeiras de tecido, soluções e outros.

O YouTube para empresas

Pela popularidade das redes sociais, as estratégias de marketing que são planejadas envolvendo-as são quase que comuns nas empresas por conta do seu modo de divulgação mais abrangente.

Por ser uma das plataformas mais acessadas no Brasil, o YouTube acaba sendo uma mídia social utilizada por empresas de grande, médio e pequeno porte quando se trata de conseguir oportunidades de negócios por alguns motivos que se pode ter através dela.

1- Atrair a visibilidade

Em algumas ocasiões, recorremos às redes sociais para buscarmos algo novo que queremos saber a opinião de terceiros antes de comprar ou adquirir um serviço, e o YouTube pode se encaixar como esse canal de busca.

Podemos proferir até mesmo uma conhecida frase de “procura no YouTube que lá deve ter”.

A visibilidade de um vídeo ou de um canal, pode ser um fator que auxilia ainda mais que as pessoas descubram o empreendimento.

Sala comercial compartilhada, colocando como hipótese, um prédio que está recém inaugurado pode aproveitar do YouTube para criar um canal mostrando vídeos dos espaços e até mesmo os bastidores de uma obra, assim, atraindo potenciais clientes.

2- Aumentar a credibilidade

Quando se busca um vídeo na plataforma, os primeiros que aparecem na lista são os que possuem mais views (visualizações), os que possuem mais likes (curtidas) e os que possuem mais inscritos, o que dá uma certa credibilidade para o dono do canal.

Por ter essa relevância dentro de uma plataforma com milhões de pessoas, o destaque de um vídeo de um empreendimento pode ser o crédito que necessita para se confiar no que está sendo ofertado.

Pois, o usuário e possível futuro cliente, pode considerar a empresa eficiente no que ela se propõe a fazer.

Por exemplo, uma empresa que produz placa de identificação de salas personalizada pode ter seu vídeo destacado quando alguém procurar por reformas ou algo do gênero, e um vídeo com tantas visualizações e likes positivos pode ser o diferencial da concorrência.

2- Divulgação do produto ou serviço

Assim como o topo de uma página de buscas no YouTube pode passar credibilidade, a plataforma também pode ser uma forma de divulgação do seu produto ou serviço, e deste modo, chegar mais facilmente ao público-alvo.

De forma que pode ser considerada orgânica e até mesmo econômica pelos meios de estratégia de marketing, pois a divulgação do conteúdo será feita a partir do que um usuário buscou em algum momento.

3- Divulgação por anúncios

Vendo que a plataforma não estava sendo mais utilizada para lazer, e sim, como uma ferramenta de trabalho das empresas para atrair clientes, o próprio YouTube criou uma forma desses empreendimentos ganharem destaque na plataforma por meio de anúncios.

Esses anúncios podem aparecer somente em determinadas regiões e de acordo com a pesquisa dos usuários, sendo uma forma de atingir ainda mais um público-alvo específico.

Caneca porcelana personalizada, por exemplo, os anúncios para esse tipo de produto iriam aparecer somente para as pessoas que viram assuntos relacionados ou que planejam iniciar esse modelo de negócio.

O Google e o YouTube Ads 

Quando se planeja fazer o anúncio através do YouTube, esse modelo de divulgação é feito por meio do Google Ads, área responsável pelos anúncios do Google.

A conta e configurações criadas pela plataforma, permitem que seja feita uma seleção dos conteúdos que serão exibidos no YouTube, a região que deseja que eles apareçam e por fim, o orçamento para que isso aconteça.

Assim, o desenvolvimento de campanhas para as regiões selecionadas tem um valor que só serão gastos com essas definições, o que permite ter um controle da periodicidade que o anúncio pode aparecer. 

Os modelos de anúncios disponíveis

Querendo possibilitar que os empreendimentos tenham um leque de opções quando se trata de divulgação, o YouTube junto com o Google, criou diversos modelos de anúncios que podem ser escolhidos para divulgação na plataforma de vídeo.

Dentre eles, existem os anúncios de in-stream puláveis, que são os exibidos antes, durante ou no final de um vídeo que dão aos usuários da plataforma a opção de pulá-los após cinco segundos. 

Do mesmo modo que existem os anúncios não puláveis, a diferença entre esse e os que podem ser pulados são o seu tempo de duração, que devem ter até quinze segundos e sem o botão de opção para pulá-lo.

Dando como hipótese, empresas de panfletagem podem criar dois anúncios, um que pode ser pulado e outro um pouco mais extenso, que façam a sua propaganda e que atraia os consumidores.

Os anúncios video discovery são os exibidos nos dispositivos móveis, ao lado dos vídeos que possuem relação com o tema ou nos resultados da pesquisa do YouTube, de forma que funcione como um convite para que o usuário assista o vídeo do empreendimento.

E o formato de pagamento da empresa para o YouTube para esse modelo de anúncio, só é realizado quando um usuário clica no vídeo para assisti-lo.

Anúncios bumper possuem seis segundos, até menos, e são exibidos antes, durante ou depois e sem a opção para pular a fim que o usuário veja todo o conteúdo antes de chegar no vídeo que deseja ver.

Out-stream, não são os anúncios exibidos no YouTube e sim, em parceiros do Google. Diferentemente dos outros que podem ser vistos em quaisquer dispositivos, o out-stream só pode ser visualizado nos dispositivos móveis ou em banners nos sites.

Mochila masculina personalizada, exemplificando, caso fosse um anúncio out-stream, apareceria somente em sites relacionados ao objeto como lojas de roupas ou até mesmo, em lojas de artigos esportivos.

Os anúncios masthead são as propagandas exibidas na parte superior da página do YouTube, variando de usuário para usuário e de onde ele estiver assistindo, sendo que um anúncio que aparece no celular não será o mesmo em uma televisão.

Considerações finais 

Portanto, é inegável que o YouTube se tornou uma referência de rede social em poucos anos após o seu lançamento.

Isto não somente para ser utilizada como fonte de lazer como também para servir como uma ferramenta de negócios por meio de propagandas e de divulgação.

Empresas que começam a utilizar o YouTube, descobrem possibilidades que chegam até mesmo a se encaixarem no que estão planejando e com o investimento que possuem, e com isso, tendo chances de aumentar o empreendimento em uma boa porcentagem.

As vantagens que o YouTube proporciona para se obter mais negócios se tornam ainda mais frequentes com as suas atualizações, que permitem o dono de um produto saber como atrair o público-alvo que deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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