Nos últimos anos as redes sociais se tornaram um verdadeiro universo de possibilidades e até mesmo de oportunidades comerciais e empresariais, para faturar bem mesmo. Um dos maiores exemplos disso é o YouTube, sem sombra de dúvidas.

Tanto que hoje os famosos youtubers acabaram dominando o cenário até mesmo fora dessa mídia social ou das plataformas digitais. 

É possível vê-los em shows pelo Brasil todo, no cinema e na televisão, que aos poucos tentam se aproximar deles.

O mais impressionante é que, na prática, qualquer pessoa com um celular já pode abrir um canal ali e começar a produzir conteúdos, desde vídeos de política ou moda até reviews de produtos como uma mochila masculina personalizada.

Lembrando que a princípio você pode abrir seu canal gratuitamente, sem gastar nem um centavo por isso. 

Depois é possível divulgar seu trabalho de várias maneiras orgânicas, mantendo a estratégia de orçamento baixo ou zero.

Por outro lado, se a empresa ou influencer digital está disposta a investir, é possível fazer isso conciliando estratégias extremamente abrangentes, crescendo de modo acelerado e potencializando bastante a captação de leads e de clientes.

Assim como é possível fazer vídeos e até transmissões online de modo mais amador ou direto, com o próprio celular, como dito acima. 

Mas, também há softwares e equipamentos que podem enriquecer incrivelmente a experiência do público.

Um exemplo são as próprias câmeras e webcams, mas o investimento pode ir além e incluir iluminação e estúdio profissionais.

Além de microfones e até dispositivos auxiliares como teleprompter, que ajudam o orador a ler seu script em tempo real.

Tudo isso pode parecer exagerado para quem não acompanha o crescimento do YouTube e das redes sociais como um todo. 

Mas, elas se profissionalizaram tanto e podem gerar tanta receita e tanto lucro, que os youtubers realmente se profissionalizaram muito.

Por exemplo, se uma empresa de placa de identificação de salas personalizada decide criar conteúdos audiovisuais para se comunicar com seu público, por que não investir em produções de alta qualidade que reforcem a marca da empresa?

Um ponto fundamental aqui é a sinergia que existe entre essas produções e plataformas que estamos mencionando, e o perfil das novas gerações, composta quase que totalmente por pessoas que são atraídas por essas coisas.

Por exemplo, o fato de que antes era normal um cliente ficar dependurado no telefone por horas, esperando uma empresa resolver seu problema. 

Hoje isso é impensável, pois a pessoa entra nas redes sociais e viraliza sua opinião sobre determinada marca.

Isso que pode parecer um aspecto negativo ou estranho, tem tudo a ver com nosso assunto atual, além de poder ser visto por uma ótica positiva. 

De fato, o mais aconselhável é a marca se antecipar e conquistar seu público-alvo.

Isso é o que se chama de engajamento, uma palavra tão popular, mas nem sempre bem compreendida. No fundo, engajamento não é o mesmo que curtidas ou compartilhamentos, mas sim a capacidade de fidelizar o público.

Por isso, decidimos desenvolver este conteúdo atual, mostrando as 4 táticas mais fascinantes do YouTube, que realmente podem ajudar sua empresa a crescer sem limites, de modo sério, sólido e sustentável.

Além de enumerar as táticas, também vamos mostrar a importância do YouTube para o universo digital, dando exemplos muito concretos e claros com base em vários segmentos e nichos do mercado, de modo bem ilustrativo.

Até porque, isso faz mais sentido do que pode parecer, uma vez que hoje as táticas do YouTube já evoluíram tanto que podem ser aplicadas realmente a qualquer modelo de negócio, seja para vender produtos ou lavagem de cadeiras.

Portanto, seja qual for o seu caso, se o seu desejo maior é compreender a fundo como algumas táticas simples podem revolucionar sua ação no YouTube e na internet, então basta ficar por aqui e seguir até a última linha do texto.

Importância do YouTube

Com base no pouco que dissemos acima sobre as novas gerações e o processo de digitalização pelo qual nossa sociedade inteira passa, não é difícil imaginar a importância que o YouTube tem e que, na verdade, cresce a cada dia.

Basicamente, podemos dizer que ele representa hoje a televisão do futuro, no sentido de que realmente essa plataforma tem se tornado uma vitrine muito mais efetiva e assertiva.

Além disso, sua importância cresce quando consideramos que esse status revolucionário em termos de comunicação é ainda mais chocante, como quando vemos que isso vem seguido de uma democratização e customização incrível.

No caso da democratização, basta considerar que uma empresa de limpeza de estofados pode começar do absoluto zero aos poucos, e reverter o próprio retorno obtido em investimento e orçamento para ações mais amplas.

Lembrando que antigamente só as maiores marcas do mundo eram capazes de marcar presença na televisão, ao passo que nas vitrines digitais é bem diferente. Além dessa democratização, há mais vantagens.

Quando falamos em customização, por exemplo, estamos diante de uma facilidade enorme de criar campanhas, definir públicos-alvo, gerar relatórios e melhorar constantemente as estratégias, de modo que nenhum outro veículo offline ofereça.

  1. Profissionalize a produção

Também mencionamos o fato de que hoje em dia já existem canais no YouTube que profissionalizam seriamente suas produções.

Só o que precisa ficar claro agora é o que isso gera para quem vai começar do zero. Afinal, você precisa aprender a chamar atenção na plataforma, sendo que se há marcas que fazem algo profissional, você vai precisar seguir na mesma linha.

Caso não haja orçamento suficiente para isso, uma dica é filmar pelo celular, com fones de ouvido, pois aí você fortalece seu conteúdo, e passa a impressão de que preferiu fazer algo mais intimista por opção.

Já uma empresa de serviços de jardinagem e paisagismo pode ir além, por exemplo, se tiver de preferir investir o orçamento em outras frentes de marketing ou no YouTube, priorizar esta segunda opção.

Na verdade, embora não seja obrigatório nem seja a única maneira de fazer, esse é o modo mais garantido de começar com sucesso. 

Pois, profissionalizando você consegue atrair o público com uma capacidade visual que antecede o próprio clique, gerando maior tráfego.

  1. Pense bem no título

Outra tática fascinante e infalível para conseguir fazer sua empresa crescer no YouTube tem a ver com os próprios títulos dos vídeos, algo que também costuma gerar impacto antes mesmo da audiência chegar a clicar no material.

Na verdade, ter um bom título pode ser a diferença entre o visitante clicar ou não, isso é o que torna essa tática tão fascinante, por ser também muito simples.

O maior exemplo é quando uma empresa de banner para aniversário personalizado faz um vídeo chamado “Os 10 motivos para fazer banners”, ou seja, o uso da fórmula “X motivos para fazer Y”. 

Outros exemplos incluem os seguintes gatilhos:

  • Tudo sobre;
  • Está acabando;
  • Exclusivo;
  • Preços exclusivos;
  • Últimas ofertas;
  • O segredo sobre;
  • Frete grátis.

Novamente, é preciso frisar o fato de que é um recurso simples, mas realmente o retorno que ele pode trazer é consideravelmente e sensivelmente melhor.

Aliás, isso funciona para o YouTube tanto quanto para qualquer outra tática de marketing digital, seja referente a postagens nas demais redes sociais, seja referente a título de artigos de blogs e afins.

  1. Miniaturas e hashtags

Outro fator que pode ajudar seu vídeo a ganhar mais cliques é o das miniaturas, que são capas que você faz para aparecer no seu vídeo na página de resultados.

Assim, em meio a outros vídeos genéricos ou mesmo sem capa, o seu terá uma imagem melhor trabalhada e uma ou duas legendas que chamarão mais atenção.

Uma empresa de desmontator de móvel, por exemplo, pode usar como legenda “Por que desmontar um móvel?”, e como subtítulo da miniatura ou capa, algo como “Entenda os melhores segredos”.

Já as hashtags trabalham a questão de otimização do seu vídeo. Trata-se de um texto e não uma imagem, e sua assertividade é até maior, pois marcar o vídeo com a hashtags certa é uma garantia de geração de tráfego de qualidade.

  1. Frequência e interação

Por fim, é fundamental manter a frequência, avisando seu público dos dias em que haverá vídeos novos, pois isso cria um compromisso entre as partes.

Além de que sua produção também melhora, pois a previsibilidade dá uma folga maior para gerar conteúdos, scripts, produção e edição.

Além disso, nunca deixe de interagir e responder àqueles que entram em contato. Afinal, ao publicar um vídeo sobre sala comercial compartilhada, alguém pode querer saber as medidas do local, formas de pagamento e assim em diante.

Por isso mesmo, a agilidade e a gentileza na hora de responder esses comentários pode fazer toda diferença, inclusive comercialmente.

Considerações finais

Hoje em dia o YouTube já se consagrou como uma das maiores redes sociais do mundo todo, o que a torna uma vitrine interessantíssima.

Com as informações e as 4 táticas fascinantes que trouxemos acima, fica bem mais fácil ajudar sua empresa a crescer nestas redes sociais, bem como nas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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