Links patrocinados: o que são e como utilizá-los em suas vendas?

Links patrocinados são estratégias de marketing digital muito usadas por empresas dos mais variados portes e segmentos, potencializando a divulgação da marca, seus produtos e serviços na web.

O marketing digital é bastante amplo, posto que oferece estratégias e soluções dos mais variados tipos, e seu principal objetivo é converter. Só que conquistar clientes na internet envolve sempre o mesmo caminho.

Primeiro a marca precisa atrair tráfego para as suas plataformas, transformar esses visitantes em leads, nutri-los, convertê-los em clientes e trabalhar o pós-venda.

O tráfego orgânico conquistou muito destaque nos últimos anos, e não é à toa, pois por meio de suas estratégias uma corporação consegue criar uma presença online bem consolidada e os resultados continuam aparecendo em longo prazo.

Contudo, apesar de serem muito importantes, as estratégias orgânicas demoram um tempo para fazer efeito, podendo levar meses, e a espera não é viável para muitos negócios.

Assim, as estratégias pagas surgem como uma alternativa para atrair o público, enquanto o marketing orgânico faz efeito.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de links patrocinados, suas funções e importância e mostrar um passo a passo de como aplicá-los nas vendas.

Entenda o que são links patrocinados

Em resumo, os links patrocinados são anúncios em formato de texto, e geralmente costumamos encontrá-los nos sites de busca.

Quando você faz uma pesquisa, no topo dos resultados aparecem os sites que são identificados como anúncios. Estes são os links patrocinados, que também podem ser trabalhados nas redes sociais.

Aliás, nessas plataformas, empresas dos mais variados tipos, como uma de serviços de jardinagem e paisagismo, estão investindo cada vez mais. Inclusive, existem 4 tipos de links patrocinados, que são:

  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por mil impressões);
  • CPA (custo por ação);
  • CPV (custo por visualização).

No primeiro tipo, cada vez que o usuário clica no link, o anunciante paga. No segundo, o anunciante paga quando o link recebe 1.000 visualizações ou impressões.

No CPA, o custo só é cobrado quando o visitante realiza alguma ação no site da empresa, por último, o custo por visualização se refere ao pagamento do valor toda vez que alguém visualizar o link.

Quanto aos valores, eles dependem da palavra-chave utilizada e cada método de cobrança possui suas próprias vantagens e características.

Essas são as características dos links patrocinados, e sua função é basicamente atrair os usuários para os canais da empresa, principalmente para o site.

Por que investir em links patrocinados?

Investir em links patrocinados é fundamental por conta das vantagens que esse tipo de estratégia traz. Uma imobiliária especializada em sala comercial compartilhada deve equilibrar seus investimentos em estratégias pagas e orgânicas.

Mas existem aquelas empresas que se concentram nas práticas orgânicas, acreditando que só elas trazem bons resultados.

Do ponto de vista financeiro pode ser que sim, pois é muito mais barato trabalhar com estratégias orgânicas, entretanto, não existe comparação entre o tempo de efeito da mídia paga em relação à mídia orgânica.

Os links patrocinados trazem resultados imediatos, assim que o anúncio é publicado na internet. Dentre as vantagens trazidas por eles, estão:

1 – Alta segmentação

Quando se fala em anúncios, logo nos vem à mente as estratégias tradicionais, como os comerciais de TV e propagandas em jornais ou no rádio.

Essas técnicas costumam ser veiculadas para qualquer pessoa, ou seja, não existe uma segmentação de público, além de serem muito difíceis de mensurar.

Por outro lado, o marketing digital traz um grande diferencial em relação a isso, pois assim como as outras estratégias digitais, os links patrocinados não atiram para todo lado.

Tudo é feito de maneira segmentada, levando em conta as características do público, como seus desejos, problemas e necessidades.

Assim, um empreendimento de limpeza de colchão box só vai oferecer seus serviços para as pessoas que realmente demonstraram interesse neles. Em outras palavras, ela escolhe quem vai ou não ver o seu anúncio.

2 – Fácil de otimizar

Se você encontrar algum problema enquanto analisar os relatórios de progresso das campanhas, é perfeitamente possível otimizá-las de maneira rápida e prática para potencializar os resultados.

Isso evita que a marca fique presa a uma decisão inicial equivocada, ajudando-a a manter o controle sobre o que gasta.

O que também é muito importante para otimizar as estratégias, caso a intenção seja ampliar o alcance do anúncio.

3 – Mensuração simples

O marketing digital não funciona se a empresa não mensurar os resultados de suas estratégias. É exatamente por isso que as plataformas contam com diferentes ferramentas para analisar as métricas e fornecer relatórios.

Logo, uma empresa de limpeza de estofados tem acesso a todas as informações que precisa para avaliar a maneira como trabalha as suas campanhas e evitar perdas em seu investimento.

4 – Boa escalabilidade

É perfeitamente possível começar uma campanha com links patrocinados utilizando poucos recursos e aumentando os investimentos, conforme o negócio obtém retornos.

Isso é muito vantajoso para as empresas que estão começando agora e que não querem arriscar seu orçamento com estratégias diferentes.

Outras vantagens dos links patrocinados que também se destacam são os retornos rápidos, o aumento das conversões, a diminuição com os custos de marketing e o fortalecimento da marca.

Utilizando os links patrocinados para vender

Até aqui, deu para ter uma boa ideia da importância de investir em links patrocinados, sabendo quais são as vantagens trazidas por eles. Mas para aproveitar esses benefícios, é necessário saber colocá-los em prática.

Para isso, é necessário seguir um passo a passo, que vai tornar essa campanha muito mais eficaz. Confira:

Escolher bons canais

A primeira coisa a ser feita é escolher em quais canais você vai veicular os links patrocinados do seu negócio.

Existem muitas possibilidades, como o Google Ads, Facebook Ads, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Para fazer uma escolha assertiva, uma gráfica especializada em banner para aniversário personalizado deve considerar as plataformas em que sua persona está presente.

Em outras palavras, as campanhas devem ser lançadas naqueles canais onde o público costuma acessar para obter informações.

Escolher as palavras-chave

As palavras-chave, ou keywords, são os termos que os consumidores utilizam para pesquisar assuntos de seu interesse, nos mais diferentes buscadores, como no caso do Google e das redes sociais.

Entretanto, termos com alto volume de busca costumam ser mais caros por clique. Demais, palavras muito disputadas são mais difíceis de vencer no leilão realizado para criar esse tipo de anúncio.

Tendo isso em vista, um fabricante de pin broche personalizado deve selecionar os termos mais relevantes, mas que não sejam tão caros para não ter prejuízo.

Criar uma escala de divulgação em cada canal

Agora que você já sabe em quais canais vai anunciar e as palavras-chave que vai utilizar, chegou o momento de escalar a divulgação em cada um dos canais.

É necessário levar em conta os horários e a segmentação que você escolheu para cada um deles, considerando o engajamento da audiência, entre outros aspectos.

Pode ser que a empresa decida variar um pouco as características dos anúncios, levando em conta os aspectos do canal, e isso é essencial porque ajuda a manter a estratégia mais organizada.

Estudar os concorrentes

Um fabricante de chaveiro imobiliário personalizado deve fazer um estudo de seus concorrentes para embasar suas decisões.

É importante que fique bem claro que não se deve copiar as estratégias alheias, mas estudar a concorrência pode destacar pontos que o seu negócio não consegue atender.

Também é dessa forma que os links patrocinados da sua marca vão se diferenciar da concorrência e mostrar para a persona que o seu negócio oferece vantagens melhores.

Depois que você escolheu as palavras-chave que vai incluir em seu anúncio, pesquise as no Google e em outras plataformas para saber como elas estão sendo usadas nos anúncios dos adversários.

Mensurar os resultados

Mensurar os resultados é vital para saber o que pode ser mantido e o que precisa ser ajustado, por isso, analise os canais separadamente.

Dessa maneira, um fabricante de caneca porcelana personalizada é capaz de descobrir em quais deles compensa e investir mais, se é melhor deixar algum de lado, dentre outras possibilidades.

Isso vai tornar os anúncios da sua marca muito mais atraentes, captar a atenção das pessoas certas e fazer com que elas realizem as ações que você espera.

Conclusão

Os links patrocinados são estratégias de campanhas pagas muito importantes para o sucesso de qualquer negócio, principalmente aqueles que estão tentando consolidar sua imagem na internet.

O equilíbrio entre eles e as estratégias orgânicas traz os resultados que as companhias esperam, mas devem ser bem trabalhados para compensar o investimento.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa prática e todos os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio em curto prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.