Marketing digital é o nome dado a um conjunto de estratégias pela internet, que têm como objetivo atrair novas oportunidades, criar o relacionamento entre a empresa e seus clientes e desenvolver a identidade da marca.

Existem muitas estratégias que podem ser trabalhadas, mas quando falamos em marketing digital, seu conceito pode parecer muito claro. Só que parando para pensar, ele também pode parecer muito subjetivo.

Na verdade, definir marketing digital é bastante complexo, uma vez que estamos falando sobre um assunto muito abrangente.

Será mesmo que todas as ações que uma empresa realiza na internet podem ser consideradas marketing digital? Muitos gestores e empreendedores se perguntam sobre as melhores práticas e como extrair o máximo delas.

Não resta dúvidas que esse tipo de marketing é fundamental hoje em dia e que a tendência é que ele cresça cada vez mais nos próximos anos. Com isso em vista, é imprescindível estar preparado para trabalhar com ele.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de marketing digital, falar um pouco sobre suas funções e importância e mostrar o impacto que ele gera para as companhias.

Entenda o conceito de marketing digital

De maneira resumida, marketing digital nada mais é do que a promoção de marcas, produtos e serviços, por meio dos canais digitais, tais como:

  • E-mail;
  • Site;
  • Blog;
  • Redes sociais.

As estratégias de marketing também tentam sempre se comunicar com o público certo, de maneira direta e personalizada e no momento mais conveniente.

Empresas dos mais variados setores, como as de serviços de jardinagem e paisagismo, vêm presenciando muitas mudanças no modo de fazer marketing. Mas, com a população inteira sempre conectada, investir na internet é uma necessidade.

A tecnologia e os canais digitais fortaleceram ainda mais o marketing digital, por essa razão, marcas de todos os segmentos estão voltando os seus esforços para o ambiente online.

Os canais digitais ajudam a solucionar os problemas e desejos dos clientes e dos consumidores em geral. 

Divulgar produtos e serviços na internet é algo acessível para qualquer tipo de instituição, desde empresas até igrejas.

Mas, para fazer um bom trabalho, é necessário levar em conta fatores culturais, geográficos e psicológicos, visto que todos eles influenciam as pessoas de alguma maneira na hora de comprar.

A maior vantagem do marketing digital é que todos podem obter bons resultados, investindo o que podem, com os meios que têm e mesmo assim encontrar excelentes oportunidades.

Funções do marketing digital

Para compreender a importância do marketing pela internet para qualquer tipo de empresa, como aquelas que alugam sala comercial compartilhada, é fundamental compreender suas principais funções.

Você já parou para pensar na importância que a internet tem para as pessoas e para a empresa, e todos os benefícios que ela traz? Tantas coisas que fazemos com facilidade não seriam possíveis.

Imagina, por exemplo, voltar a ficar horas na fila do banco para pagar uma conta? Ou então precisar enviar cartas para seus amigos e familiares quando estiver muito longe?

Ter de ir a uma banca de jornal para se informar sobre as principais notícias, também não é mais necessário com a chegada da internet. As empresas e profissionais de marketing entenderam isso, por isso, o marketing digital é tão importante.

Uma de suas principais funções é facilitar a divulgação de produtos e serviços e facilitar o desenvolvimento do negócio no ambiente digital.

Existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática, como o marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEO, dentre tantas outras que hoje são indispensáveis para qualquer organização.

Outra função é construir a presença online da corporação, nos mais variados canais, como plataformas de pesquisa, redes sociais, sites, blogs, portais de notícias, dentre outros.

Por conta das ferramentas que disponibiliza, o marketing digital também ajuda um estabelecimento com fachada de loja ACM a criar sua identidade de marca.

Isso é possível porque as ferramentas ajudam a criar relacionamentos nos canais digitais, monitoram os resultados, gerenciam a usabilidade do site, atraem consumidores e ajudam a manter a credibilidade do negócio.

Uma das ferramentas mais importantes para o marketing digital é a criação de conteúdo de valor para o público. São esses materiais que vão atrair e prender a atenção das pessoas sobre o que a empresa tem a oferecer.

Os materiais produzidos levam em conta as informações que os usuários desejam obter e que estejam relacionadas à área de atuação da corporação.

Ao longo do tempo, uma empresa de limpeza de poltrona se torna uma referência naquilo que faz e começa a ser vista como autoridade pelas pessoas. Isso é muito importante para que o consumidor confie na marca e resolva comprar com ela.

Toda e qualquer estratégia feita na internet faz parte do marketing digital, e elas trazem vantagens incomparáveis para os negócios.

Impactos do marketing digital para as empresas

Qualquer pessoa consegue compreender o quanto a internet transformou nossa realidade, por exemplo, por conta do hábito que adquirimos de pesquisar tudo aquilo que queremos saber diretamente no Google.

Ligar para as pessoas também é um hábito que está ficando ultrapassado, já que podemos enviar mensagens de voz e texto mais rapidamente.

No caso das corporações, a principal mudança foi o marketing digital, que revolucionou a maneira como elas divulgam seus produtos e serviços.

Os impactos são positivos, uma vez que investir em marketing pela internet traz muitas vantagens para as empresas. E dentre as que mais se destacam estão:

Resultados de longo prazo

Um fabricante de cortina blecaute sob medida pode optar entre as estratégias pagas e orgânicas para divulgar seus produtos. 

Dentre as estratégias orgânicas está o SEO e o marketing de conteúdo, ações que trazem resultados duradouros.

Mesmo depois de um século, os blogs não vão perder os conteúdos que foram publicados, a não ser que a empresa decida removê-lo, caso contrário, conseguirá manter a reputação que conquistou ao longo do tempo.

As estratégias pagas, embora sejam de curta duração, são importantes para divulgar a marca enquanto as ações orgânicas fazem efeito.

É uma excelente maneira de gerar ativos para o negócio e continuar obtendo resultados positivos com as publicações pelos próximos anos.

Ofertas personalizadas

Um dos aspectos mais interessantes do marketing digital é que ele possibilita personalizar a comunicação. Isso é importante porque dentro de um mesmo segmento, existem diferentes tipos de público.

Sem falar no fato de que cada pessoa está vivendo um momento diferente na vida. A personalização se destaca como uma das principais características do marketing pela internet.

Um fabricante de pin broche personalizado consegue criar conteúdos únicos e exclusivos para suas personas.

Isso é possível porque as organizações têm acesso a diferentes informações sobre os usuários, e elas sabem quais são os seus interesses e histórico de navegação, o que ajuda a criar estratégias personalizadas.

Segmentação de público

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital possibilita segmentar o público que se interessa pelos produtos e serviços oferecidos.

Mesmo que você consiga alcançar uma quantidade enorme de pessoas, o grande diferencial do marketing digital é o fato de que a empresa vai falar com as pessoas certas e no momento mais adequado.

Desde o primeiro contato entre o visitante é um fabricante de placa de identificação de salas personalizada, é possível segmentar o público. Além de melhorar as estratégias de marketing, isso ajuda a melhorar a experiência do cliente.

A companhia vai oferecer conteúdos e ofertas de acordo com o perfil dele, além de usar os canais que ele costuma usar. É mais comodidade para o consumidor e mais assertividade para a corporação.

Gera autoridade de marca

As diferentes estratégias no ambiente digital conseguem aumentar a autoridade de marca. 

Por exemplo, ao investir em marketing de conteúdo, seu negócio tem muito mais chances de se tornar uma marca de sucesso e que os consumidores respeitam.

Esses materiais esclarecem dúvidas, trazem à tona conceitos importantes e mostram o quanto a empresa domina seu segmento.

Ao longo do tempo, um fabricante de mochila masculina personalizada se torna uma referência naquilo que faz e passa a ser respeitado até mesmo por seus concorrentes.

Considerações finais

Construir uma presença online forte e bem estabelecida só é possível por meio das estratégias de marketing digital.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e todos os dias procuram por soluções no Google e em outras plataformas do tipo. 

Negócios que não investem em marketing digital acabam perdendo espaço e oportunidades para seus concorrentes.

Independentemente de qual seja o porte ou segmento da sua empresa, ela precisa trabalhar com boas estratégias de marketing digital e marcar presença no cotidiano dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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