Afinal, o que é marketing sazonal?

marketing sazonal

A sazonalidade no mercado é um fator comum a diversos segmentos, sendo uma reação do mercado para as mudanças nas relações de oferta e demanda, com isso o marketing sazonal é o mecanismo para apoiar as empresas a lidarem da melhor forma. 

Certamente que o marketing sazonal apoia as empresas não só com as mudanças no mercado, mas foca para alavancar as vendas de produtos específicos em segmentos distintos em certas épocas do ano.

É comum que produtos tenham volatilidade de demanda ao longo do ano, isso porque seu uso não exige recorrência, quando comparado com o uso de outros produtos. 

A procura de bateria moura para carro, sem dúvidas é diferente do que a procura por alimentos.

Tamanha variação não significa que um produto tenha mais importância ou mesmo relevância em relação ao outro, apenas indica que seu uso depende de fatores múltiplos.

A sazonalidade conta com fatores endógenos e exógenos do próprio mercado, o que resulta na variação de demanda e procura por produtos ou serviços específicos. Esse cenário foi presenciado por uma empresa de manutenção de jardim

Considerando que os jardins sofrem influência de fatores como temperatura, estação do ano e mesmo a frequência das manutenções, os serviços de manutenção possuem uma procura volátil. 

Isto é, a procura por serviços de manutenção de jardins contam com uma demanda específica que deve considerar questões que abrangem o próprio mercado em si, como as variações nos preços de insumos, e em outras questões externas ao mercado.

As questões externas devem ser analisadas seguindo as determinantes que levam o cliente a necessitar do serviço, considerando as especificidades do mesmo e como impacta o processo de decisão de compra dos clientes.

É função do marketing sazonal então definir quais são essas determinantes e contar com ferramentas assertivas para garantir o sucesso dos negócios, de acordo com a sazonalidade do produto ou serviço oferecido.

Marketing sazonal

Períodos como a época de matrículas escolares precisam que serviços específicos sejam realizados para o cumprimento dos processos, apesar de surgirem políticas de contenção de gastos, determinados serviços são indispensáveis ao processo.

Ao se tratar do período referente ao primeiro mês do ano dentro do âmbito escolar, as matrículas em suma exigem troca de papéis entre responsáveis e funcionários, de maneira que corrobora para a contratação de serviços esporádicos.

A contratação de serviços esporádicos se configura como a sazonalidade, como a locação de impressora laser colorida cujo serviço pode expressar a necessidade em contratar esporadicamente serviços para suprir a demanda de documentos físicos em alto volume.

Porquanto, sabendo da ampla competitividade em contextos onde há o livre comércio, não é possível que as empresas aguardem somente o momento de pico para vir a fazer negócios, afinal se isso acontecer as chances de falência são grandes.

No entanto, para assegurar que os resultados sejam satisfatórios por todo o ano, ainda que a sazonalidade se torne um fator de preocupação, é função do marketing sazonal estabelecer mecanismos a serem seguidos para lidar com as mudanças na demanda.

Partindo do pressuposto que abarca o significado do conceito de marketing, é dado o cenário que este é um conjunto de ações e estratégias voltadas para anunciar produtos ou serviços ao público, atraindo a atenção com os anúncios e promoções. 

Certamente que, por ser apoio de times comerciais, a finalidade principal do marketing é engajar ferramentas para maximizar as gerações de vendas. 

Sendo assim, independente de qual estratégia ou finalidade, a função do marketing é potencializar resultados comerciais.

Dentro do contexto citado, pode-se então atribuir ao marketing sazonal a definição de conjunto de estratégias estabelecidas para maximizar os resultados de vendas, usando das relações de demanda e oferta e sua variação para o melhor ordenamento de resultados.

Com o marketing sazonal então, determinada empresa consegue equilibrar seu lucro no fornecimento do serviço de cabeamento de rede residencial, driblando os períodos de baixa procura de modo a evitar que este afete os resultados anuais e gerais.

As estratégias para esse escopo então se dão de maneira agressiva e não reativa, sendo orientadas a aproveitar o tempo de maior procura e fazer com que esse seja o suficiente para ter indicadores satisfatórios de vendas.

A sazonalidade como estratégia 

Nem todos os segmentos contam com a vantagem da recorrência na demanda comum a produtos ou serviços considerados como essenciais para o funcionamento de empresas, fábricas ou mesmo essenciais para a saúde humana.

Se o mundo dos negócios levasse em consideração somente o caráter reativo por parte das empresas, é verdade que corporações de vendas majoritariamente sazonais teriam dificuldade em se estabelecer e assegurar seu funcionamento. 

Todavia, esse não é o perfil encontrado no mundo dos negócios, o caminho para as vendas exige proatividade das empresas, de forma que estas reajam às variações do mercado e a questões alheias a ele. 

Sendo assim, empresas que almejam dar continuidade no seu funcionamento devem ter abordagens ativas, isso é possível com a adoção de estratégias assertivas para a obtenção de resultados. 

Essa assertividade permitiu que as vendas de disco abrasivo esmerilhadeira, apesar de terem variações no decorrer do ano, apresentassem resultado satisfatório no relatório final e anual analisado pela gerência comercial de certa empresa. 

Tais estratégias devem ser adequadas de acordo com o segmento e porte da empresa, considerando os momentos de pico das vendas e estipular estratégias para aproveitar ao máximo a sazonalidade, e por fim gerar resultados por todo o ano. 

Embora na teoria as estratégias do tema demonstram serem de fácil aplicação, na verdade são desafiadoras e fonte da preocupação de múltiplas equipes, por isso algumas dicas devem ser seguidas para a melhoria de resultados como:

  • Engajamento de equipe;
  • Campanhas assertivas;
  • Mapeamento dos canais de comunicação;
  • Revisão de processos.

Com a implementação de estratégias atreladas às dicas, o marketing sazonal pode vir a efetivamente ser bem aproveitado.

Engajamento de equipe

A interação entre equipes é essencial dentro de quaisquer processos em empresas de segmentos distintos, isso porque a cada equipe cabe o cumprimento de atividades específicas, principalmente em projetos multidisciplinares. 

Esse contexto significa que, para o sucesso das vendas anuais de espuma de polietileno para embalagem, por exemplo, as equipes envolvidas nas etapas de atendimento, prospecção, entrega de projeto e vendas devem estar devidamente alinhadas.

Com o alinhamento de equipes, a sazonalidade pode ser aproveitada de maneira exitosa, gerando resultados o suficiente para a obtenção de lucro no período de pico, e dando visibilidade para a empresa mesmo em tempos onde a demanda é menor.

Sendo assim, o engajamento de equipe corrobora para que o marketing sazonal conte com as estratégias bem aproveitadas e não comprometa os resultados da empresa, independente de se tratar de períodos de pico ou não.

Campanhas assertivas

O fator que melhor colabora para o sucesso no aproveitamento da sazonalidade, sem dúvidas, é o bom direcionamento de campanhas dentro desse período. Com certeza as campanhas de sucesso exigem planejamento de escopo. 

O planejamento de escopo considera aspectos como público-alvo, expectativa de compra, posicionamento de mercado, competitividade e tudo isso deve estar alinhado às metas a serem cumpridas, dando as diretrizes para as estratégias.

Sabendo que o período de sazonalidade pode ser muito curto para serviços esporádicos, como o processo de alugar van para viagem com motorista que tem o pico majoritariamente no final do ano e em feriados, as campanhas devem ser objetivas.

A objetividade nas campanhas permite uma abordagem mais direta, assertivamente contribuindo para que as ações de promoção e anúncio aos clientes em potencial sejam bem endereçadas e cumpram com os resultados definidos.

Mapeamento dos canais de comunicação

Mapear canais de comunicação permite que o público seja encontrado de forma mais rápida por intermédio das campanhas ou mesmo das abordagens feitas pelas equipes comerciais e de vendas.

Para a venda de ecobag infantil personalizada, por exemplo, um estudo de mercado deve ser realizado previamente ao período de pico das vendas, para que haja tempo hábil para planejamento de estratégia e mapeamento dos veículos de comunicação. 

Cada veículo de comunicação possui suas particularidades e exigem medidas diferentes a serem tomadas agora que as metas sejam atingidas, no entanto é indispensável que o mapeamento seja feito antes de chegar a sazonalidade.

Com o planejamento feito previamente, o êxito do marketing sazonal é mais simples de ser atingido e embora ocorram variáveis pelo caminho, com o planejamento e mapeamento tais variáveis podem ser previstas e solucionadas de antemão. 

Revisão de processos

A necessidade de revisar processos não é particularidade do marketing sazonal, tampouco uma particularidade das equipes de venda. 

Entretanto, é um processo de comum uso para empresas de diferentes segmentos e em escopos multidisciplinares.

Dentro da sazonalidade a revisão de processos deve ser prevista em tempo de estabelecimento de projeto, a fim de serem apresentadas mais de uma solução para possíveis dificuldades a serem encontradas ao longo do pico.

Por fim, a revisão de processos abarca a existência de variáveis, comuns dentro de quaisquer planejamentos. 

Sendo necessário contar com equipes voltadas para a geração de resultados e para a resolução de problemas.

Considerações finais

O marketing sazonal existe devido às mudanças do mercado e também por fatores externos ao mesmo, é impossível que a sazonalidade exista considerando o que engloba o seu próprio surgimento, sendo indispensável o planejamento para lidar com o mesmo.

Logo, estratégias para garantir o funcionamento de empresas devem ser adaptadas para realidades sazonais.

Isto é, levar em consideração momentos de maior volume na procura e oferta e de mesmo modo quando o cenário for o contrário. 

Por isso, dicas como engajar equipes, campanhas assertivas, mapeamento dos veículos de comunicação e a revisão de processos quando combinados com as estratégias, possibilitam a potencialização dos resultados na sazonalidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.