Para obter diferencial competitivo diante da concorrência, as empresas precisam investir em estratégias relacionadas ao inbound marketing.

Essa técnica também é conhecida como marketing de atração e trabalha a partir do desenvolvimento de uma boa relação entre as empresas e os clientes.

Para isso, as marcas trabalham com o desenvolvimento de conteúdos, a partir da necessidade do cliente e a jornada identificada, que leva em conta a relevância e a necessidade de gerar uma conversão e os objetivos da marca como um todo.

Basicamente, essas estratégias visam melhorar a imagem institucional da empresa, além de promover um negócio, reforçando a marca. 

Isso é possível ao utilizar alguns canais de conversão, como sites e as redes sociais, que possibilitam criar os materiais de valor que farão os clientes chegarem à empresa.

Como essa técnica é essencial para as empresas que desejam trabalhar com marketing digital, neste artigo você aprenderá como é possível gerir seu site a partir dos conteúdos e quais são as vantagens práticas de realizar técnicas de atração, como reduzir custos e alcançar potenciais clientes mais qualificados

Acompanhe as dicas que apontamos neste artigo e obtenha boas estratégias de inbound marketing para o seu negócio.

Inbound marketing em seu site: aspectos iniciais

Atrair o público certo para processos de conversão com os clientes é o grande objetivo do inbound marketing. 

Dessa forma, a empresa desenvolve o conhecimento acerca da jornada de compra do cliente e os interesses de sua audiência, entendendo melhor quem é seu público-alvo e a melhor forma de lidar com eles, fazendo com que as compras sejam efetivadas.

A partir disso, uma persona pode ser desenvolvida. Essa persona é um personagem que representará a empresa nas estratégias de marketing digital que são realizadas, visto que possibilita traçar melhor a resposta do público em cada material proposto. 

As estratégias do inbound marketing também trabalham com o desenvolvimento de um conteúdo direcionado ao cliente, materiais que podem ser desenvolvidos em formatos como:

  • Blogs;
  • Produção de textos para sites;
  • Criação de e-books;
  • Produção de vídeos;
  • Artes para as redes sociais;
  • Fotografias.

Dessa forma, o conteúdo produzido por sua empresa de engenharia civil, ou que pertence a outro segmento, pode ser diversificado. 

Ao mesmo tempo, é possível apresentar a segmentação adequada, de acordo com o público que é relevante para uma ação, ampliando o alcance mas de forma mais estratégica e assertiva, visto que atuará dentro de um nicho que apresentou interesse no segmento da empresa.

A partir dessas orientações iniciais, vamos apresentar como a estratégia pode ser realizada em sua empresa.

Como fazer inbound marketing para sua empresa?

Para saber como o inbound marketing pode ser feito, é importante conhecer as 4 etapas dessa estratégia, que serão apresentadas a seguir:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Encantamento.

A primeira etapa diz respeito ao aspecto da atração dos clientes, no qual o objetivo é criar estratégias para captar a atenção dos clientes. 

Para isso, a empresa precisa pensar na forma como o seu conteúdo será feito, pois isso tem a ver com o aspecto da relevância para os clientes e potenciais consumidores, o que também impacta no algoritmo – fazendo o conteúdo aparecer para os potenciais consumidores em um processo de busca.

Inclusive, em relação à produção de conteúdo, uma boa gestão do site demanda a presença de um conteúdo que seja relevante para o cliente, assim como que contenham palavras-chaves específicas ao negócio, aliando com os algoritmos. 

Aliando qualidade aos algoritmos

As palavras-chaves fazem parte da técnica de SEO, que visa otimizar a escolha dessas palavras a partir do ranqueamento do Google e do interesse do cliente, fazendo com que leitores e buscadores entendam o segmento do negócio e os temas abordados no material.

Por exemplo, a pessoa pode pesquisar sobre “laudo termografia” na plataforma do Google e o seu site ter um bom ranqueamento e aparecer entre as primeiras opções ao utilizar o termo. 

Isso depende, portanto, do conhecimento acerca do seu público-alvo, para que a produção de conteúdo seja assertiva, assim como é essencial conhecer a jornada de compra do consumidor para direcionar diferentes materiais e que melhor performam em cada etapa.

Inclusive, sobre a jornada de compra do consumidor, precisamos ressaltar a parte da conversão, que é quando existe a transformação de um cliente em potencial em cliente efetivo. Dessa forma, o cliente está pronto para realizar o processo de compra. 

Com a conversão, a pessoa passa a estar apta para a compra do produto ou tem interesse em conhecer mais sobre a empresa, conforme a evolução no funil.

Após a venda ser realizada, muitas empresas acreditam que devem encerrar o contato com o cliente. Contudo, isso é um engano.

Imagine que você realizou a venda de uma proporcionador de espuma para um determinado cliente. 

Feito isso, é essencial manter esse relacionamento para que ele retorne a consumir com a marca e se relacione/fidelize ao negócio, fazendo com que essa pessoa também indique a marca.

Isso pode ser feito de algumas formas, como enviar e-mail marketing para o cliente com um conteúdo de desconto ou promoção, realizar ligações para verificar o funcionamento do produto/serviço, enviar sms, dentre outros aspectos que façam com que o cliente continue se lembrando da empresa.

Como realizar vendas a partir das técnicas de inbound marketing?

Com as dicas sobre inbound marketing já apontadas, sua empresa de logística internacional, assim como outros segmentos, consegue ter uma melhor compreensão e atuação no meio online.

Contudo, de modo a enriquecer ainda mais esse processo, falaremos a seguir a respeito de 4 estratégias essenciais para trabalhar o marketing de atração em seu negócio. São elas:

  • Email-marketing e automação;
  • Acompanhamento do mercado;
  • Conteúdo em redes sociais;
  • Patrocínio de publicações e acompanhamento de métricas.
  1. E-mail Marketing

O primeiro item corresponde ao email-marketing, que atua como uma estratégia para manter o relacionamento com o cliente de forma mais próxima. 

O uso do e-mail na estratégia permite direcionar o cliente para a compra e ao retorno do site, agregando informações sobre um produto ou serviço para o consumidor.

Pense que sua empresa realiza a gestão de condomínios e, no site, publica conteúdos informativos sobre isso. 

Os clientes realizam a busca do assunto e cadastram seu e-mail em uma landing page para obter mais informações acerca do seu negócio.

Dessa forma, sua empresa consegue disparar e-mails para esses usuários com base na interação e interesses, trazendo mais confiança para se relacionar e comprar com a marca. 

Nesse caso, assim como na publicação de conteúdos de redes sociais, a automatização de processos por meio de softwares pode ser muito relevante.

Isso faz com que a empresa ganhe eficácia, velocidade e qualidade no disparo de e-mails. 

  1. Acompanhamento de mercado

Outro aspecto importante é realizar o acompanhamento de mercado, porque conhecer sua concorrência é a melhor alternativa para o desenvolvimento de ações. 

É necessário realizar um estudo de mercado para conseguir obter bons resultados, entendendo seus diferenciais frente a concorrência e como os clientes respondem as ações feitas, compreendendo como é possível se posicionar.

  1. Redes Sociais

Para atrair os clientes, é importante estar nos canais que o público está e, sem dúvidas, o público tem estado intensamente nas redes sociais. Exemplo disso é a presença mais frequente de redes como Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube na rotina.

Por isso, é fundamental que sua empresa realize um planejamento de comunicação levando em conta a publicação de conteúdo nessas plataformas, como é o caso de um post sobre a divisória banheiro no caso de uma loja de materiais de construção.

Além disso, é possível agregar vídeos explicativos, lives e, até mesmo, stories, conforme a plataforma utilizada e as ferramentas dispostas. O ideal é que haja uma integração entre essas redes e o blog, criando uma experiência de valor otimizada.

Nas redes sociais, é possível pensar no engajamento com o público, levando em conta a interação, as respostas, o compartilhamento de conteúdo, dentre outros, que permitem uma ação mais próxima dos consumidores e a humanização da marca. 

Também é possível criar campanhas patrocinadas (Facebook Ads e Instagram Ads) com o objetivo de atingir ainda mais público para sua campanha.

Inclusive, o aspecto da criação de campanhas para atrair leitores e seguidores com potencial de conversão é uma excelente estratégia, visto que capta novos potenciais clientes por um baixo orçamento. 

  1. Patrocínio e métricas

Outra vantagem de realizar anúncios aliados às estratégias de inbound marketing para evidenciar o negócio de administração de condomínios, bem como outros temas de interesse, está na possibilidade de obter insights.

Tanto os conteúdos orgânicos, principal ferramenta do inbound, quanto as campanhas permitem mensurar os resultados e obter insights sobre o desempenho.

Basicamente, no caso dos insights, são apontamentos das redes acerca da efetividade dos conteúdos e campanhas realizados. Com isso, é possível identificar o que faz o público responder melhor nos conteúdos – conforme o objetivo do negócio – promovendo adequações nos sites, perfis e conteúdos/campanhas.

Por meio dessas dicas, sua empresa consegue ter acesso a itens como:

  • Quem acessou o material;
  • Taxa de conversão;
  • Horário com mais acessos;
  • Localidade com mais acesso.

Dessa forma, os insights servem como dicas valiosas para o seu negócio, ajudando a traçar um perfil acerca dos seus clientes.  

Por fim, a última dica para quem publica nas redes sociais e sites, diz respeito à mensuração dos resultados. 

A possibilidade de acompanhamento das métricas é uma grande vantagem para as empresas realizarem um planejamento de comunicação que seja eficiente.

Planejamento é essencial para a estratégia de inbound marketing

Sem o planejamento, as chances de um negócio ou uma estratégia de comunicação dar errado são muitas. 

É por isso que um negócio precisa ter o acompanhamento dos resultados das campanhas e um objetivo claro para cada ação.

Para isso o uso métricas é fundamental, permitindo identificar as taxas de conversão, as vendas, o tempo que as pessoas passam em um site, se elas buscam outras páginas, a taxa de retorno, dentre outros aspectos que direcionam a tomada de decisão sobre os materiais desenvolvidos.

É importante compreender que as estratégias de marketing digital, sobretudo, do marketing de atração, não devem ser pensadas a curto prazo, mas sim, com um bom tempo para sua execução e a obtenção de resultados, tendo em vista – principalmente – o tempo de maturação de ações orgânicas.

Somente dessa forma, a empresa consegue obter resultados positivos, seja o aumento no número de curtidas ou mesmo o impacto na quantidade de vendas.

Mas lembre-se, cada dado/métrica leva um tempo para ser analisado e condensado, contribuindo para o desenvolvimento do negócio.

Por isso, se sua empresa trabalha com a venda de produtos e serviços, como o montagem de infraestrutura elétrica, investir em inbound é essencial para tornar seu negócio ainda mais reconhecido, fazendo com que os clientes se relacionem e confiem nele, ampliando as oportunidades de crescimento e vendas.  Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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