5 dicas de como melhorar sua estratégia de e-mail marketing usando vídeos?

e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que vem sendo usada pelas empresas há muito tempo, e consiste no envio de mensagens por parte de uma empresa para seu público.

Estes são contatos provenientes de uma base ou o formado por leads que foram gerados por meio de outras estratégias. Atualmente, o e-mail marketing é uma das principais estratégias de marketing digital.

Por meio dele, a marca consegue se comunicar com as pessoas de maneira direta e estreitar o relacionamento com elas, até que sejam convertidas em clientes. 

Por essa razão, é uma das ações com as melhores taxas de retorno sobre o investimento.

A tecnologia e as ferramentas que temos hoje são muito avançadas, o que possibilita usar o canal do e-mail de maneira eficiente, possibilitando que a marca converse com as pessoas certas, na hora certa e com o tipo de conteúdo ideal.

Um dos formatos mais trabalhados no e-mail marketing atualmente são os vídeos, o tipo de conteúdo preferido entre os consumidores.

Neste artigo, vamos explicar o que é e-mail marketing com vídeos, falar um pouco sobre a sua importância, os benefícios que traz e dar algumas dicas para melhorar essa prática.

O que é e-mail marketing com vídeos?

E-mail marketing com vídeos, como o próprio nome sugere, é o envio de conteúdos em formato de vídeo por e-mail para uma lista de contatos, previamente captados por outras estratégias.

A função do vídeo no e-mail é chamar a atenção da pessoa que o recebe, isso porque nenhuma outra forma de conteúdo consegue estabelecer uma comunicação tão eficaz e rápida, como no caso do vídeo.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester, os vídeos aumentam entre 200% e 300% as taxas de cliques das mensagens.

Isso significa que, com essa ação, uma escola com aula de moto iniciante tem em mãos uma excelente ferramenta para os negócios.

Usar os vídeos é interessante porque eles podem ser aplicados em vários outros canais, ou seja, aquele vídeo que você enviou por e-mail também pode ser usado nas redes sociais da marca, no site institucional e até mesmo em reuniões.

Importância dos vídeos no e-mail

Enviar vídeos por e-mail é importante por diversas razões. Uma delas é que esse tipo de conteúdo é muito mais fácil de ser assimilado pelas pessoas. Por mim o dele, é possível mostrar quem é a marca e o que ela faz.

Para qualquer pessoa, é muito mais fácil compreender um vídeo do que um texto, além de liberar o usuário para outras tarefas enquanto ouve o que o vídeo está falando.

Esse material também é importante para uma empresa de serviço de guincho mensal porque é uma forma de fazer com que seja reconhecida como autoridade no mercado em que atua.

Quanto mais completo for o vídeo, melhor será a transmissão da mensagem para a audiência. 

As pessoas obtêm por meio desses conteúdos todas as respostas para as suas dúvidas, e é justamente isso que faz enxergarem a empresa como autoridade.

A gravação de vídeos transparece empatia e faz com que o público se identifique com o negócio. O fato de unir e-mail marketing com vídeos também estimula o compartilhamento.

Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais têm mais facilidade para informar, entreter e emocionar a audiência. Também é um tipo de material muito prático de ser visto, o que facilita o compartilhamento entre os usuários em outros canais.

A pessoa recebe o vídeo por e-mail e pode compartilhá-lo nas redes sociais ou enviá-lo para outro contato, enfim. 

Isso acaba por aumentar a visibilidade da marca entre diferentes canais, mesmo que a estratégia tenha começado pontualmente no e-mail.

Também não podemos fechar esse tópico sem ressaltar que enviar vídeos por e-mail é uma forma de enviar conteúdo de qualidade e interativo para o seu público.

Um fabricante de bateria moura para carro não precisa fazer o upload do vídeo no corpo do e-mail, ao invés disso, pode enviar o link do YouTube e por lá o usuário pode interagir com a marca, por meio dos comentários.

Mas, caso a empresa prefira fazer o upload e mandar o vídeo diretamente, não tem problema, pois os contatos podem responder à mensagem, o que também se configura como uma forma de interação.

Benefícios do e-mail marketing com vídeos

Alguns empreendedores se perguntam se realmente vale inserir vídeos nos e-mails enviados para prospects e clientes, e a resposta é sim, vale muito a pena investir nessa prática.

A primeira razão para isso é que trata-se de uma combinação entre duas grandes ações de marketing digital, e ambas ajudam a aumentar a visibilidade do negócio e o engajamento por parte do público.

De acordo com um levantamento realizado pela Campaign Monitor, o uso de vídeos junto com as estratégias de marketing aumenta as taxas de abertura em 19%, as taxas de cliques em 65% e reduz a taxa de cancelamento em 26%.

Ou seja, se uma empresa de curso de NR 01 envia vídeos para seus contatos por e-mail, vai fazer com que mais pessoas abram a mensagem e cliquem nos links sugeridos. 

Só que outras vantagens também se destacam, como:

  • Aumento das taxas de conversão;
  • Mais compartilhamento;
  • Cria autenticidade de marca;
  • Aumenta a confiança.

Só que para aproveitar todas essas vantagens, seu negócio precisa saber como trabalhar os vídeos junto às estratégias de e-mail marketing.

Como melhorar o e-mail marketing com os vídeos?

Agora que você já sabe que vale muito a pena inserir os vídeos nas estratégias de e-mail marketing, confira algumas maneiras de fazer isso.

1.    Criar vídeos de qualidade

Ao assistir aos vídeos de uma vidraçaria mais próxima por e-mail, o cliente quer consumir um material de qualidade. Mas, veja, quando falamos de qualidade, não nos referimos apenas a um conceito subjetivo.

Na verdade, ela está relacionada à capacidade que a companhia tem de criar o material certo para atrair seu público, responder suas dúvidas e impactar as métricas de desempenho de maneira positiva.

Isso também diz respeito à qualidade dos vídeos dentro de seu sentido literal, como a iluminação, o som e a resolução da imagem. Para ter qualidade nesse sentido, é fundamental usar os equipamentos corretos.

2.    Facilitar o acesso ao conteúdo

Carregar um vídeo inteiro antes de assistir, além de ser entediante para muitas pessoas, pode ser muito arriscado.

Uma alternativa para quebrar objeções é incluir uma imagem do vídeo com o botão de play no centro, algo que vemos, por exemplo, nos vídeos do YouTube.

Uma empresa de rápido motoboy pode fazer isso e o destinatário precisa apenas clicar na imagem para consumir o material. É uma maneira de entregar o conteúdo no corpo do e-mail, e aumentar as taxas de cliques.

Outra opção é usar um GIF animado para representar o player do vídeo, mas tenha cuidado na hora de escolher um bom primeiro frame para o GIF, tendo em vista que nem todos os sistemas de e-mail abrem esses recursos.

3.    Usar os formatos corretos

Uma das maiores vantagens de enviar vídeos por e-mail é que eles podem se tornar aquilo que a marca precisa, por essa razão, é necessário decidir o tipo de formato.

Por exemplo, se uma empresa de limpeza em condomínio quer aumentar o engajamento, pode criar tutoriais sobre limpeza de vidros ou então entrevistas com clientes, e assim por diante.

4.    Oferecer uma boa duração

Os usuários gostam muito de vídeos, mas nem por isso uma campanha criada para um público ainda iniciante no funil de vendas não deve ultrapassar os 90 segundos.

Não é necessário abordar o produto nos mínimos detalhes, contudo, o vídeo precisa convencer o espectador de que a marca é uma excelente opção para as suas necessidades, pois é assim que ele vai avançar pelo funil de vendas.

Em contrapartida, se o material for destinado a um público que já conhece mais a empresa, então pode variar em sua duração entre 1 e 30 minutos.

5.    Descrever o assunto

Ao enviar um e-mail, um fabricante de divisórias de MDF para escritório precisa escrever uma mensagem relevante na linha de assunto da mensagem, lembrando que isto é a primeira coisa que o destinatário enxerga.

É necessário que seja eficaz e que motive as pessoas a clicarem na mensagem. Não se esqueça de avisar o público de que existe um conteúdo de vídeo para ser visualizado.

Considerações finais

Sendo assim, o vídeo é um excelente formato de conteúdo para ser enviado por e-mail, uma vez que traz uma série de vantagens para as empresas.

Para trabalhar essa prática do jeito certo, basta seguir as recomendações passadas neste conteúdo e perceber o quanto os conteúdos audiovisuais podem fazer pelo seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.