A posição zero no Google também é conhecida como Featured Snippets, que nada mais são do que caixas de resposta que aparecem entre as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Muito se fala sobre a importância de ocupar o primeiro lugar nos resultados de pesquisa do Google, e do modo como as empresas precisam usar as palavras-chaves certas para conseguirem isso.

Só que, atualmente, o que as marcas realmente desejam é ocupar a posição zero, ou seja, aparecer dentro de uma caixa que resume muito bem o conceito de determinada palavra-chave usada.

Ela se posiciona acima até mesmo do primeiro lugar, isso significa que é impossível conseguir uma posição melhor nos resultados orgânicos do maior buscador do mundo, o que ajuda no:

  • Engajamento;
  • Ganho de clientes;
  • Aumento de autoridade;
  • Aumento de leads.

Se você também quer que o seu negócio conquiste essa posição, precisa saber um pouco mais sobre o assunto e assim usar as estratégias certas. É justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Você vai aprender o que é a posição zero no Google, porque ela é importante para uma marca e quais são os benefícios de quem consegue alcançar esse marco.

Qual o conceito de posição zero no Google?

A posição zero no Google também é conhecida como Featured Snippets, conforme mostramos anteriormente. Elas nada mais são do que respostas diretas e sucintas para determinado termo pesquisado pelo usuário.

O objetivo do Google é melhorar a experiência dos usuários cada vez mais, e este recurso possibilita responder diretamente à intenção de busca, sem que para isso a pessoa precise clicar no link.

Se alguém pesquisar sobre o que é asfalto a frio ensacado, pode encontrar respostas na posição zero em diferentes formatos, como parágrafos, tabelas e listas, e qualquer um dos 3 vai aparecer acima da primeira posição orgânica.

Exatamente por isso os snippets são extremamente almejados pelas marcas que querem superar qualquer posição orgânica.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, primeiro vamos entender o funcionamento da posição zero.

O Google seleciona uma resposta entre todas as publicações bem ranqueadas, que seja capaz de responder a dúvida do usuário de maneira direta e curta.

Não existem critérios claros para conseguir esse feito, mas é possível perceber alguns padrões que podem ajudar o seu negócio a conquistar essa posição.

Um deles é que, aparentemente, existe uma relação entre os snippets e o primeiro lugar ocupado nos resultados do Google.

Só que mesmo que a maioria das posições zero sejam provenientes da primeira posição, é possível que outros “lugares” consigam alcançá-lo.

Para entender um pouco melhor isso, cerca de 30% dos snippets são provenientes dos links que ocupam o primeiro lugar. Isso quer dizer que 70% são puxados de outras posições no ranking.

Ou seja, se alguém quiser saber sobre como montar um coquetel inauguração e obtiver como resposta uma posição zero, pode ser que ela seja proveniente do segundo, terceiro e até sétimo lugar no resultado de pesquisa.

De qualquer forma, é importante entender que 99% dessas respostas são de links que estão na primeira página. Outro ponto importante é que os backlinks não influenciam na definição da posição zero.

Isso acontece porque, de maneira em geral, as publicações que aparecem em primeiro lugar possuem autoridade de página e domínio maior.

Mas, independentemente dos fatores que colaboram ou não com essa prática do Google, ela é muito importante para as empresas.

Importância da posição zero

Estar na primeira posição dos resultados de pesquisa é muito importante para receber mais cliques, e com isso aumentar o tráfego no site institucional, o que aumenta as chances de converter visitantes em leads.

Todo gestor ou empreendedor já sabe disso, e conquistar a posição zero, ou seja, estar acima da primeira, é importante pelo mesmo motivo.

Um fabricante de ecobag infantil personalizada disputa a atenção dos usuários da internet e procura manter um bom posicionamento e uma presença construtiva nos canais digitais.

Quem ocupa o primeiro lugar nos resultados de pesquisa já mostra quem entende do assunto, mas ter seu conteúdo destacado como uma resposta imediata para a dúvida do usuário é algo que eleva a imagem da empresa.

Os usuários procuram tudo o que precisam na internet, e quanto mais objetiva for a resposta para aquilo que ele procura, melhor.

Mesmo que o conteúdo do primeiro ou segundo lugar seja mais completo do que o seu, só ele tem a capacidade de responder diretamente à pergunta, sem rodeios e sem que para isso o usuário precise ler um conteúdo enorme.

Lembre-se de que as pessoas estão sem tempo para nada, e quando elas procuram alguma coisa, querem esclarecer logo que precisam e passar para a próxima atividade.

Por exemplo, alguém que procurou informações sobre van para viagem com motorista, quer pegar o telefone da empresa, consultar seu endereço ou esclarecer uma dúvida e quer fazer isso rápido.

Seria horrível se toda vez precisássemos acessar o site, ler um conteúdo inteiro para depois esclarecer a dúvida. Aparecer na posição zero é importante para agradar o usuário e esclarecer a dúvida dele rapidamente.

Benefícios do Featured Snippet

Muitos empreendedores se perguntam por que devem se focar na posição zero se simplesmente podem conquistar a primeira posição. Para ser sincero, o ideal é conseguir as duas coisas.

A empresa deve focar no topo, mas otimizar seus conteúdos a ponto de ocuparem a posição zero. Ao conseguir fazer isso, passa a ter acesso a uma série de vantagens, que são:

Aumento da autoridade

Conquistar a posição zero é uma maneira incomparável de aumentar a credibilidade do site do negócio, afinal, o Google considera a resposta de uma empresa de PABX em nuvem tão boa que merece estar antes do primeiro lugar.

O Google analisou a resposta e viu que ela esclarece exatamente aquilo que a pessoa precisa, por isso, estará posicionada antes da primeira posição. É como se o Google falasse para o usuário que não existe resposta melhor no mundo.

Competir com os sites maiores

Nora de criar o material, a empresa escolheu as melhores palavras-chave para o otimizar ele, fez uma publicação completa sobre determinado assunto e atraiu um monte de links para o conteúdo, mesmo assim, não consegue sair do lugar.

Na verdade, o que ela mais vê são páginas gigantes, como Wikipédia, dentre muitas outras, que fica até difícil pensar em como a empresa poderia competir com elas.

A resposta está justamente nos snippets, pois inevitavelmente qualquer companhia que conquiste essa posição estará acima de grandes sites que costumam ocupar os primeiros lugares.

Se o conteúdo de uma empresa de rápido motoboy estiver otimizado qual a melhor resposta, facilmente vai superar páginas conhecidas por serem verdadeiras gigantes da web.

Aumenta o tráfego orgânico

Outro objetivo das marcas é conquistar tráfego orgânico para o site institucional e para o blog, mas isso não é tão fácil assim.

Felizmente, a internet também está recheada de conteúdos bons e as empresas competem entre si para entregar a melhor informação ao público.

Você já sabe que ocupar o primeiro lugar é indispensável para aumentar o tráfego orgânico, mas conquistar um snippet é potencializar ainda mais a quantidade de pessoas que chegam à sua plataforma de maneira natural,

Para uma empresa de manutenção de jardim, a caixa de resposta amplia o tráfego orgânico, principalmente se ela estiver no top 3 do Google.

Saltar no ranking

Como falamos anteriormente, mesmo que a empresa ocupe a nona posição no resultado de pesquisa, pode simplesmente saltar para cima se sua resposta for boa o suficiente para aparecer na caixa de respostas.

Se pararmos para pensar no que é uma resposta boa, não é difícil entender esse conceito. Por exemplo, se alguém pesquisar o ano de morte de determinada celebridade, cabe à página responder diretamente que fulano morreu no ano de xx.

Em contrapartida, enrolar muito na resposta explicando que fulano de tal fazia tal coisa e acabou morrendo da maneira x, não vai ranquear na posição zero.

O objetivo do Google é oferecer uma resposta direta e simples, para perguntas diretas e simples. Se um fabricante de divisórias de MDF para escritório conseguir entregar esse tipo de resposta, vai aparecer na posição zero.

Considerações finais

Sendo assim, o Google é o maior buscador do mundo e sua prioridade é agradar as pessoas que utilizam seus recursos todos os dias. Você mesmo, como usuário, sabe que pode confiar nele para qualquer dúvida.

A plataforma vem se aprimorando e oferecendo recursos cada vez melhores para os usuários, e um deles é o featured snippets, que além de oferecer a melhor resposta para as pessoas, traz muitos benefícios para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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