Qualquer estabelecimento que deseja ser visto pelos seus clientes precisa investir em ações de publicidade para que os potenciais compradores dos seus produtos possam saber da existência dele, e uma boa estratégia para isso é o marketing local.

O mercado é bastante abrangente, nele há empresas dos mais diversos tamanhos, sendo elas grandes marcas que podem exportar os seus produtos para outros países. 

Há também os pequenos negócios e microempresas, que focam o seu atendimento ao público local. 

Mesmo que pareça que não há opções de ação para empresas de pequeno porte, na verdade esse é um engano. É possível criar estratégias que ajudem na divulgação do estabelecimento para as pessoas que estão no entorno. 

Sendo assim, uma empresa que trabalhe com laudo periculosidade eletricista pode atender os clientes da sua região com eficiência se souber o que fazer para ser visto por eles com maior facilidade. 

Para que isso seja feito, existe o marketing local, item indispensável dentro de uma estratégia de publicidade para empresas que desejam atuar na região em que estão localizadas. 

Com isso, é possível que elas impactem com maior facilidade o seu público, atraindo essas pessoas para o seu estabelecimento e fidelizando-as, para que tenham sempre a empresa como primeira opção de compra pela facilidade de estar próxima. 

O marketing local é um passo importante para que as pequenas e as microempresas consigam conquistar de maneira prática os clientes que estão à sua volta, pois eles podem se mostrar um público melhor qualificado para os objetivos do estabelecimento.

Entender mais sobre o que é o marketing local e conhecer dicas para colocá-lo em prática é fundamental para quem deseja crescer e ser visto na região em que atua. Se este é o seu caso, não deixe de ler este conteúdo até o fim. 

O que é marketing local e qual o impacto dele?

Uma pessoa que esteja em busca de uma fita pet 16mm nem sempre deseja realizar um pedido pela internet, ou mesmo ter que se deslocar até uma grande loja em uma região mais afastada para obter o produto.

Diante disso, uma boa alternativa para a compra deste item é a de ir até um estabelecimento próximo do seu trabalho ou residência, adquirindo o produto rapidamente. 

Mas, caso o cliente não saiba da existência desse empreendimento próximo dele, a alternativa que ele possui é se dirigir a um local mais afastado, o que acaba sendo uma opção ruim para o comprador e para a empresa local. 

Nesse cenário, entra um elemento que pode fazer diferença: a utilização do marketing local como estratégia de divulgação. 

De maneira direta, ele se trata da promoção de uma empresa com foco em estratégias para segmentação geográfica. 

Sendo assim, é a divulgação de um negócio, produto ou serviço, como a lavagem de tapetes persas, para impactar pessoas da região em que o estabelecimento atua. Para isso, ele leva em conta as informações sobre a localização do público. 

Isso significa que a empresa conseguirá investir em iniciativas que possibilitem chegar até pessoas que estejam na região, seja por morar no local ou trabalhar por ali. 

Diante disso, é possível dizer que o impacto do marketing local para um negócio é expressivo, e se apresenta de diversas formas, tais como:

  • Chegar a pessoas com maior potencial de compra;
  • Facilitar a vida dos clientes;
  • Ser a primeira opção de estabelecimento para o comprador;
  • Se tornar uma referência na região.

Na prática, um estabelecimento que atue oferecendo o serviço de raspar taco busca oferecer os seus serviços para os clientes da região, muitas vezes porque os custos para a realização da atividade são calculados com base nisso. 

Afinal, para atender a um cliente de outra cidade, por exemplo, o custo do deslocamento pode não compensar e ao ser transferido para o cliente, é possível que ele não caiba no orçamento disponível. 

Sendo assim, uma pequena empresa deve focar no atendimento regional, para que seus lucros estejam dentro do esperado e sem que isso signifique diminuir a sua capacidade de atuação. 

Além desse aspecto, é também necessário dizer que o marketing local é importante para chegar em pessoas que estão no momento de compra e podem aproveitar dessa vantagem para atrair esse cliente. 

Ao mesmo tempo, facilita a vida do cliente pois diminui a necessidade de deslocamento, o que também impacta nos custos finais para a compra do item, como uma capa para sax tenor, pois ele pode economizar com combustível, estacionamento ou mesmo com frete.

Dessa maneira, a pequena empresa se torna a primeira opção de compra do cliente, dada a quantidade de benefícios que essa ação traz. A consequência disso é a de que o local se torna uma referência na região. 

De fato, a loja pode se tornar o melhor estabelecimento para compra de um ou mais produtos, tudo isso diante de uma estratégia de divulgação que foque os clientes que estão próximos da localidade. 

Dicas para realizar o marketing local com sucesso

Depois de entender o que é o marketing local e qual o impacto dele para as pequenas e microempresas, é fundamental conhecer também quais ações vão ajudar na implementação dessa estratégia. 

1. Comece segmentando

O marketing local vai funcionar bem a partir da segmentação. Isso significa definir o público-alvo, ou seja, as pessoas que serão impactadas pelas ações de publicidade do estabelecimento. 

Quem não possui experiência na área pode achar que bons resultados são conquistados quando uma empresa se comunica com uma ampla quantidade de pessoas. Mas, isso não é bem uma verdade. 

Esse pode ser um erro que acaba gerando mais custos para o negócio, pois atinge pessoas que podem não ter o menor interesse em adquirir o que o estabelecimento está vendendo. Portanto, quanto mais segmentado for o público, mais assertiva será a venda. 

Nesse caso, é preciso conhecer as informações sobre o público que a empresa atende. Além da localização, também é preciso entender características como faixa etária, gênero, faixa de renda, e outros aspectos que ajudam na elaboração de estratégias.

Depois, com as informações em mãos, é possível criar grupos e desenvolver anúncios e publicidades diversas focando na conquista de diferentes públicos.

2. Aposte em ferramentas de marketing digital

Para divulgar os serviços de limpeza de poltrona na região, a empresa pode apostar nas estratégias de marketing digital, apostando nelas para conseguir impactar mais facilmente o público da região.

A presença nas redes sociais, por exemplo, é fundamental para que a companhia consiga conhecer e se aproximar mais do seu público, o que é interessante para aperfeiçoar ainda mais o trabalho. 

As ferramentas de web analytics são também válidas para compreender mais hábitos das pessoas que estão no entorno, o que é um meio de aprimorar ainda mais os anúncios que serão utilizados nas estratégias de marketing local. 

Até o uso de e-mail marketing para divulgar uma promoção de selo mecânico tipo 21 viton pode atrair mais clientes regionais para a compra, uma vez que a divulgação pode estar atrelada a um prazo de compra para o aproveitamento do desconto. 

3. Utilize o geomarketing

Além das ferramentas de marketing digital, as microempresas podem focar no uso de estratégias de geolocalização, que permitem uma atuação ainda mais direcionada e efetiva. 

Um exemplo disso é apostar no Google Ads, ferramenta que ajuda na realização de anúncios patrocinados pela microempresa e que são exibidos para pessoas na região.

Outra possibilidade é a de focar no Facebook Ads, no qual é possível realizar a segmentação de usuários e limitar a área de exibição dos anúncios, para que a divulgação de uma retífica de bloco motor chegue nas pessoas certas. 

O Google Meu Negócio é mais uma das alternativas oferecidas para realizar o geomarketing, sendo possível criar um perfil próprio do negócio e alimentá-lo com conteúdos que vão atrair cada vez mais clientes. 

Por fim, para deixar as redes sociais mais voltadas para o público regional, a dica é apostar em hashtags nas postagens realizadas, uma vez que esse é um elemento que contribui para a busca dos clientes nas diferentes plataformas virtuais. 

Considerações finais

Diante de tudo isso, não dá para negar o impacto positivo que o marketing local pode ter para as pequenas e microempresas, sendo fundamental que elas utilizem estratégias para atingir o seu público. 

Nesses casos, a segmentação, as ferramentas de marketing digital e o geomarketing podem ajudar de forma significativa no sucesso de um estabelecimento na região em que ele atua.

Portanto, não deixe de inserir as dicas abordadas acima e tenha uma melhor performance regional, elevando o seu negócio a um novo patamar, que fará total diferença no sucesso da sua empresa graças ao marketing local. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário em “Qual é o impacto do marketing local para pequenas e microempresas?”

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