Mix de marketing é uma estratégia que define os 4 pilares das estratégias de marketing, existem vários conceitos para divulgar produtos e serviços que simplesmente não se tornam obsoletos ou ultrapassados.

A internet surgiu e com seu surgimento houve uma grande mudança no comportamento dos consumidores. As transformações estão cada vez mais rápidas e isso começa a impactar no planejamento das organizações.

Mas, independentemente do tempo, quem estuda marketing, certamente vai conhecer os 4 pilares que ajudam a definir de que maneira a empresa vai chegar ao seu público, se posicionar no mercado em que atua e alcançar seus objetivos.

Essa metodologia foi criada na década de 1960 e até o presente momento, passou por várias modificações para que pudesse se adaptar à era digital. Mas, até hoje continua embasando as decisões de empresas dos mais variados tipos.

Se você também tem um negócio e quer aproveitar todas as vantagens que o marketing é capaz de trazer, levando ao conhecimento de um número muito maior de pessoas, as soluções oferecidas por ele, leia este artigo.

Sendo assim, acompanhe quais são os 4 Ps de marketing e qual é a importância do mix de marketing para as organizações. 

Quais são os 4 Ps de marketing?

Os 4 Ps de marketing nada mais são do que variáveis usadas pelas empresas para apresentar seus produtos e serviços para o público, e assim alcançar seus objetivos. 

Estes elementos são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

Essa é a classificação usada para o mix de marketing, que também pode ser conhecido como composto de marketing, e que algumas empresas podem englobar outros pontos importantes.

Por exemplo, além dos 4 Ps, uma oficina de alinhamento e balanceamento é necessário incluir outra variável.

Entretanto, de acordo com Philip Kotler, que popularizou essa metodologia, esses elementos são controláveis pelas organizações, podendo ser decididos internamente, durante o planejamento e considerando os objetivos de marketing do negócio.

Também se trata de variáveis interdependentes, uma vez que uma influencia a outra para ter sucesso. Assim sendo, é muito importante que sejam planejadas em conjunto, para manter o alinhamento e trazer uma percepção única e relevante.

Agora sendo um pouco mais específico sobre os 4 Ps, primeiro vamos falar sobre preço, que como o próprio nome sugere, diz respeito à precificação, que nem sempre é percebida como elemento de marketing.

Contudo, o preço é um elemento muito importante para construir a imagem da marca e é o responsável por gerar receita para a companhia.

Para determiná-lo, algumas decisões importantes podem se envolver, como preço de lista, formação do preço, modelo de cobrança, variações regionais, políticas de desconto, condições de pagamento e formas de pagamento.

O preço nada mais é do que o valor que o cliente vai pagar por um produto ou serviço, por exemplo, ao contratar monitoramento eletrônico residencial.

Essa questão envolve um componente psicológico, tendo em vista que o consumidor vai fazer uma avaliação do custo-benefício, dos aspectos emocionais e até inconscientes, antes de pagar o valor cobrado.

Quanto mais valor a pessoa percebe em um produto, mais ela está disposta a pagar. Podemos usar como exemplo as hamburguerias gourmet, que vendem o mesmo tipo de produto, mas com um aspecto visual diferente, e por isso cobram mais caro.

Para precificar um produto ou serviço, é necessário considerar os custos da empresa, lucros que quer alcançar, média cobrada pelos concorrentes, dentre outros fatores.

O produto é o principal responsável pela existência de um negócio e ele é criado para satisfazer as necessidades dos consumidores, trazendo benefícios para a sua vida.

O produto é determinado com base na qualidade, características, design, tipo de embalagem, linhas de produtos, branding do produto e os serviços agregados.

Uma empresa de sanitização de ambientes também precisa definir a praça, ou seja, os canais de distribuição e os pontos de venda que vai usar, podendo ser físico ou virtual.

Em outras palavras, é o modo pelo qual o produto chega até os consumidores, considerando canais de distribuição, cobertura de distribuição, pontos de venda, regiões de venda, locais de estoque, frete e logística.

A definição desse p depende muito do tipo de produto ou serviço, dos custos envolvidos, número de intermediários, tempo de entrega e canais de vendas.

É possível vender em lojas próprias ou multimarcas, fazer entregas ou oferecer retiradas na loja física. Também é possível adotar diferentes canais, integrar todos aqueles que a organização usa e assim oferecer uma experiência melhor para o cliente.

Por fim, promoção é o elemento mais associado ao marketing, pois ele se refere a estímulos que aumentam a demanda sobre um produto ou serviço, por parte do público.

Um fabricante de toalha americana de papel, para definir o modo como vai promover suas soluções, precisa considerar o tipo de propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, estratégias de publicidade e relações públicas.

Também deve considerar assessoria de imprensa, materiais de merchandising, ações nas redes sociais, conteúdos publicados no blog e parcerias com influenciadores.

Essas estratégias ajudam a comunicar a marca para o público, despertam o interesse das pessoas e criam expectativas no consumidor em relação à tangibilidade ou intangibilidade de um produto.

Quando os clientes experimentam a oferta, suas expectativas precisam ser atendidas, assim sendo, as estratégias para promover a oferta precisam estar alinhadas às características do produto ou serviço.

Prometer mais do que aquilo que ele realmente entrega, pode provocar frustração e aumentar o nível de insatisfação do cliente.

Importância do mix de marketing

O mix de marketing é importante para uma loja de bolsas atacado online porque funciona como sistema norteador, ajudando a definir como vender mais, como conquistar mais clientes e como mantê-los fiéis.

A companhia que não se dedica a esses elementos a capa contando com a própria sorte e não sabe como lidar com o dinamismo do mercado, o que pode gerar impactos negativos em seus resultados.

Investir em marketing é crucial para a sobrevivência de qualquer organização, e os 4 Ps trazem mais clareza para o planejamento e divulgação.

Quando eles estão equilibrados, toda a estratégia de marketing se torna mais clara e objetiva, portanto, os resultados serão muito melhores, além de fazer valer a pena todo o investimento.

Outra vantagem é que a companhia tem mais facilidade para desenvolver novos produtos, tendo em vista que a partir do momento em que as estratégias do negócio são bem definidas, fica mais fácil entender como ele se comporta na mente do consumidor.

É uma forma que uma confecção de um vestido para debutante tem de obter insights para criar produtos, e agregar ainda mais valor para a sua imagem e sua marca.

O mix de marketing também serve como ferramenta para que o empreendedor identifique pontos fortes e o que precisa ser melhorado dentro da corporação. Como resultado, terá mais facilidade para estabelecer estratégias de mercado.

Por fim, identificar o que é bom ou não dentro do negócio é uma forma de criar maneiras de se diferenciar dos concorrentes e estar sempre um passo à frente da concorrência.

Dicas para estruturar o mix de marketing

Separamos algumas dicas rápidas para te ajudar a estruturar o mix de marketing do seu negócio. Em primeiro lugar, faça uma análise interna para entender o que está sendo vendido.

Por exemplo, uma empresa de aluguel de guindaste articulado deve saber quais são os diferenciais do que faz e com isso encontrar maneiras de cativar o consumidor.

O segundo passo é saber qual é o custo-benefício oferecido pela oferta e se o cliente se importaria de pagar um pouco mais para ter um produto com o qual se identifica.

A marca deve avaliar se é de fácil acesso aos consumidores ou se pode optar por outros canais e pontos de vendas para disponibilizar seus produtos.

Por fim, escolha estratégias inteligentes para divulgar a marca e garantir que ela sobreviva no mercado, e isso vai fazer com que, além de ser conhecida por outras pessoas, consiga renovar sua imagem perante os clientes que já possuem.

Todo empreendedor precisa ter em mente que a sua empresa deve se destacar no mercado, sempre procurando divulgar seus valores, princípios e ideais, pois esses elementos vão ajudar a fixar a marca na mente do consumidor.

Considerações finais

Resumindo, o mix de marketing é uma estratégia básica para qualquer tipo de negócio, desde um chaveiro plantão 24 horas, até uma loja de roupas para bebês.

Em outras palavras, independentemente do seu tipo de empresa, é crucial entender os 4 Ps do marketing e saber trabalhá-los do jeito certo. Cada um desses elementos vai fortalecer seus investimentos em marketing e melhorar os retornos obtidos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 comentários em “Saiba a importância do mix de marketing para as empresas”

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