Como fazer um site aparecer no Google?

site google

Já foi o tempo em que empresas poderiam vender e crescer ignorando o ambiente digital, nos tempos atuais estar atento às tendências e novidades de plataformas como o Google é cada vez mais importante, se destacar no uso dessas ferramentas se tornou essencial. 

As estratégias de marketing digital podem operar várias formas para que uma empresa se destaque em meio à concorrência. 

Redes sociais, inbound marketing, marketing de conteúdo e entre outros, todos esses conceitos podem ser explorados para fazer uma empresa crescer. 

Antes, para  ser vista mais facilmente e acessada pelo seu público, uma empresa investiria em banners, cartazes ou letra caixa para recepção.

Entretanto, atualmente a arena onde as empresas competem em preço, atração e atendimento é digital e está o tempo todo ao nosso redor. 

Hoje em dia agimos quase como robôs, programados a qualquer sinal de dúvidas, questionamento ou novos interesses correr atrás de respostas na internet. 

Uma empresa que consegue se posicionar no topo dessa lista de resposta está mais perto de uma venda. 

Esse raciocínio funciona muito bem quando estamos buscando comprar algo, mas ter páginas de conteúdo útil também pode ser positivo em uma estratégia de marketing, ou seja, aparecer em pesquisa é essencial para qualquer negócio atualmente

Posicionar bem essas páginas pode transformar seu site em uma máquina geradora de leads. Em outras palavras, é possível crescer sua lista de contatos de compradores interessados a partir de links bem ranqueados nas buscas do Google. 

Essas estratégias são consideradas tão eficientes que cada vez mais elas crescem entre pequenas e grandes empresas. 

Tanto em facilidade e acessibilidade de investimento, quanto em resultados elas têm se mostrado mais eficientes que meios tradicionais como rádio comunicação. 

Sendo assim, entre as diversas opções que se destacam em meio aos planejamentos de marketing digital para alavancar os resultados de uma empresa, estão as estratégias focadas em posicionar links da empresa nas primeiras colocações dos motores de busca. 

Visto que com essa estratégia se tem um aumento do número de acessos ao site da empresa e assim, por consequência, aumentando as vendas.

Isto se aplica a uma empresa de harmonização facial feminina, por exemplo, que pode ser encontrada mais facilmente nas pesquisas de usuários.

Por que se preocupar com o posicionamento no Google?

Um site bem estruturado disponível e bem ranqueado em uma plataforma como o Google tem o potencial de aumentar e muito a visibilidade e o faturamento de uma empresa independente do seu porte ou do seu nicho de atuação. 

Ao invés de investir em mídias mais caras e menos efetivas como jornais, revistas, entre outros, uma carga pode investir onde todo mundo está olhando, na plataforma de pesquisas com mais acessos do mundo.

Além da eficiência geral, investir em campanhas de marketing a partir do Google gera também dois benefícios, Monitoramento e segmentação. 

Quando uma empresa de terceirização de limpeza e conservação passa a investir em marketing digital ela tem mais controle sobre o sucesso do seu investimento. As plataformas possibilitam um monitoramento exato de quem está visualizando as suas páginas. 

Dentro do marketing, mais importante do que apresentar um produto para várias pessoas, é apresentar para as pessoas certas. 

O marketing digital permitiu a segmentação dos conteúdos fazendo com que uma empresa de piso laminado colado encontre seu público.

Por muito tempo o Google foi ignorado nas estratégias de crescimento de empresas, mas atualmente, esse é um ponto fundamental para os planejamentos de marketing que visam o crescimento e o aumento das vendas. 

A presença do Google pode se dar através de várias maneiras, perfil em redes sociais, sites institucionais e até landing pages, páginas de conversão de vendas. 

Em resumo, qualquer espaço digital online em que sua marca esteja presente pode ser colocada como resultado de pesquisas. 

Apesar disso, para a estratégia realmente apresentar resultados é preciso estar bem posicionado nos resultados de pesquisa.

Isso além de vender mais gerará credibilidade para a marca que se apresenta entre as primeiras opções de uma busca. 

O sucesso desse planejamento está relacionado a forma com que uma empresa aparece tanto em pesquisas relacionadas à ela própria como em assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. 

As pessoas se deparam o tempo todo com situações em que precisam consultar a internet para buscar soluções para os problemas. Quando uma empresa de bateria 12v automotiva aparece nesse caso, ela está mais próxima da conversão de uma venda. 

Além de estar disponível na plataforma para ser encontrado, é fundamental estar no topo da aba de pesquisas. E isso pode ser observado com facilidade ao olhar o próprio comportamento. Dificilmente vamos além da primeira página em busca de respostas. 

O Google desenvolveu um algoritmo capaz de selecionar os links mais qualificados para gerar utilidades para o público. 

Por isso, a luta pelas primeiras posições é bastante concorrida e para vencê-la é preciso conhecer profundamente a plataforma.

Como aparecer nos resultados de pesquisa do Google?

Já deu para perceber como aparecer entre os primeiros resultados do Google é importante, mas a partir disso, como chegar nesse ponto se torna a questão mais importante, para isso uma empresa pode ter em mão uma série de técnicas, como:

  • Conhecimento de SEO;
  • Ter um site otimizado para diferentes dispositivos (desktop e mobile);
  • Construção de link building; 
  • Uso de imagens e vídeos.

O próprio Google oferece uma série de ferramentas e plataformas para auxiliar no processo de ranqueamento dos links da sua empresa, uma delas é o Search Console, essencial para que o algoritmo encontre o site e apresentá-lo nas pesquisas. 

Antes de qualquer coisa, é necessário validar o seu site dentro do Google, se o link aparece nas pesquisas, ele está disponível para ser ranqueado pelo algoritmo. Se ele não aparecer é possível utilizar o Search Console para adicioná-lo de forma manual. 

Apesar de ser um sistema básico e não gerar grandes custos, em muitos casos empresas como um centro de lavagem de bancos de carros pode precisar de um especialista em programação para web ou um profissional com um maior conhecimento dos detalhes. 

Com todas as configurações em dia, chegou a hora de pensar no ranqueamento. Nesse caminho somos apresentados à sigla SEO, Searching Engine Optimization, esse é o mecanismo utilizado por empresas para melhorar seu posicionamento nas buscas. 

Fica mais fácil de entender a aplicação real desse conceito se pensarmos que essa é a técnica utilizada para informar o Google que uma página merece estar nas primeiras posições. 

As informações sobre o funcionamento do SEO são tão preciosas para o planejamento e a construção de páginas que até os dias de hoje não se sabe o funcionamento desse sistema por completo.

Mas, sabemos que o sistema possui algumas regras que possuem uma hierarquia interna para posicionar links. 

O Google guarda alguns segredos como uma chave codificada Honda, imagina-se que os fatores não revelados são aqueles que baseiam mais fortemente o ranqueamento. 

Em resumo, o que sabemos do SEO é um conjunto de práticas que auxiliam nesse posicionamento. 

Algumas dessas práticas estão relacionadas à métricas obtidas pelo próprio Google como o tempo de retenção da página, a porcentagem de cliques e o retorno à página de pesquisa. A partir disso o buscador tem uma noção se o link foi útil ou não. 

Quem já conhece um pouco sobre SEO sabe que as palavras chave são parte fundamental da estratégia. São elas que norteiam as pesquisas para que elas ofereçam o seu link como resultado. 

Quando falamos dessas palavras, são os termos colocados no Search Console do Google para o algoritmo entender rapidamente quais são os temas e nichos a quem um link pode interessar. 

Contudo, o SEO reforçou a necessidade de construir em sites de empresas um ambiente bem desenvolvido e atrativo para chamar e reter a atenção de um público a partir de um planejamento estratégico. 

Os resultados que aparecem em primeiro nos resultados de pesquisa do Google são aqueles que melhor conseguiram reunir todas essas questões e requisitos em suas páginas. Essa construção cria uma visibilidade com credibilidade e consistência. 

Considerações finais

Sendo dessa forma,  estar em evidência nos ambientes digitais ganha mais importância a cada dia. O marketing digital conquistou muito espaço com estratégias mais eficientes que as opções tradicionais. 

Portanto, uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o posicionamento de links no Google. 

Aparecer entre os primeiros resultados de uma pesquisa faz com que sua empresa ganhe mais acessos, por consequência, um aumento na taxa de conversão e outros benefícios como a geração de credibilidade.

Todas essas vantagens dependem de um trabalho bem feito de produção de conteúdo, construção de sites e SEO para que a marca da empresa seja bem-vista pelo algoritmo e posicionada entre os primeiros resultados das buscas referentes ao nicho de atuação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.