Marketing experiencial é uma estratégia que procura melhorar os níveis de engajamento e o alcance orgânico de uma empresa, por meio de experiências valiosas.

Cada vez mais as organizações procuram maneiras de oferecer uma experiência positiva para o consumidor. Essa é a melhor forma de atrair as pessoas, sendo mais eficiente até mesmo do que qualquer outra estratégia.

Não é difícil imaginar porque uma boa experiência é tão importante, afinal, os consumidores modernos estão acostumados com compras rápidas e eficientes e preferem empresas que oferecem um bom atendimento.

Quando alguém acessa uma loja virtual, por exemplo, quer encontrar rapidamente o produto que precisa comprar e realizar a transação com rapidez e eficiência. Se tiver algum problema, também quer ser prontamente atendido.

Embora simples, este é um exemplo clássico de experiência positiva, e é assim que o negócio vai estabelecer uma conexão forte e duradoura, ampliar o alcance de sua marca e receber feedbacks cada vez mais positivos.

Nesse contexto, além de oferecer produtos de qualidade, a companhia precisa investir em marketing experiencial. Neste artigo, você vai entender seu conceito, os benefícios que ele traz e como essa estratégia funciona.

O conceito de marketing experiencial

O objetivo do marketing experiencial é aumentar o nível de engajamento do consumidor, oferecendo a ele experiências positivas com a marca.

Para isso, é necessário ter como foco a persona, de modo a gerar sentimentos positivos, o que torna os produtos e serviços itens secundários no planejamento.

As campanhas de marketing experiencial podem variar muito. Por exemplo, em um evento, essa prática se soma ao live experience, trazendo uma abordagem que ajuda a maximizar o engajamento dos leads.

Da mesma forma, o marketing experiencial de um estúdio especializado em micropigmentação sobrancelha degrade pode envolver visitas virtuais, dentre outras estratégias dentro e fora da internet.

O ideal é ser criativo para criar experiências em ambientes estratégicos dos mais variados tipos, como:

  • Museus;
  • Eventos esportivos;
  • Concertos;
  • Instalações artísticas.

Independentemente do ambiente escolhido, é fundamental estimular a participação e o engajamento do consumidor. Não faz sentido criar um evento do interesse da persona se ela participar apenas como ouvinte.

É fundamental oferecer ao público a possibilidade de fazer parte da experiência, da mesma forma como acontece no marketing de interação.

É indispensável promover os valores e as mensagens da companhia, pois mesmo que os produtos e serviços não tenham espaço nessa abordagem, é necessário trabalhar a identidade da marca de maneira ampla.

Outro aspecto que precisa ser considerado é o valor que as ações vão gerar em longo prazo, tendo em vista que muitas empresas desenvolvem estratégias lindas, porém malsucedidas e que geram valor apenas por pouco tempo.

Ao investir em marketing experiencial, o propósito de uma escola particular fundamental 1 é manter contato com as pessoas.

Benefícios do marketing experiencial

Essa estratégia de marketing é excelente para humanizar a marca e criar experiências que transmitem mensagens positivas e duradouras.

Originalmente, as experiências ocorrem na vida real e de maneira presencial, mas elas podem ser combinadas com outras estratégias, como o marketing nas redes sociais e produção de conteúdo para potencializar os esforços em diferentes canais.

Só que muito além de criar experiências, a organização precisa trabalhar meios para que as pessoas possam compartilhar as impressões que tiveram.

Por exemplo, uma marca pode criar uma roda de prêmios ou sorteios para o público, mas além disso, precisa promover interação experiencial. Ela deve criar pontes de contato que envolvem os participantes de maneiras inesperadas.

Um exemplo disso é incentivar as pessoas a tirarem selfies nos eventos e publicá-las nas redes sociais para ganhar cupons de desconto.

Essa divulgação traz benefícios para a empresa e seus patrocinadores, além disso, traz muitas outras vantagens para uma empresa de conserto de ar condicionado de janela, como:

  • Reconhecimento de marca;
  • Lealdade;
  • Contato próximo;
  • Marketing espontâneo;
  • Geração de leads.

O reconhecimento acontece porque a marca é divulgada e fixada na memória dos consumidores como algo positivo e único.

As pessoas compram soluções considerando suas próprias emoções e as experiências que tiveram, e isso aumenta as conversões.

Tendo em vista que nem todos os canais permitem aos clientes tocar, sentir e provar os produtos, o marketing de experiência ajuda a promover esses acontecimentos.

Ao mesmo tempo, as pessoas terão o que falar sobre a empresa nas redes sociais, uma vez que vão participar de atividades divertidas.

O negócio só precisa reunir informações sobre os clientes em potencial e utilizá-las para criar experiências únicas, feito isso, pode usar a lista de leads para prospectar clientes.

Como o marketing experiencial funciona

O funcionamento do marketing de experiência ocorre por meio de elementos fundamentais, e uma empresa especializada em faxineira lava louça pode se conectar com o público por meio das seguintes maneiras:

Identificação

Marketing de experiência pode ser usado para causar identificação no público e estabelecer uma conexão mais profunda com as pessoas.

A companhia pode falar com indivíduos que têm as mesmas causas e propósitos, aumentando ainda mais as chances de atrair clientes.

Comportamental

O marketing experiencial comportamental faz com que o público realize uma ação específica, uma forma de promover os produtos.

Ao mesmo tempo, o negócio consegue incentivar um estilo de vida ou determinado comportamento que esteja diretamente relacionado com ele e suas soluções.

Cognitivo

A corporação também pode oferecer novas perspectivas para as pessoas, por meio do marketing de experiência cognitivo.

Esse elemento permite instigar as pessoas a colocarem em prática sua criatividade, e resolver problemas por meio da colaboração.

Emocional

Muitas empresas já perceberam o poder do emocional na decisão de compra, por isso, investem em várias maneiras de impactá-lo.

Ao trabalhar dessa forma, uma gráfica especializada em plotagem de carros propaganda gera sentimentos e reflexões acerca de uma temática. Como resultado, vai cativar o público, a partir das emoções que provoca.

Sensorial

O marketing sensorial é capaz de construir uma vivência com o público, por meio dos 5 sentidos, que são audição, o fato, tato, paladar e visão.

A empresa trabalha todas as sensações do corpo durante as experiências, causando impactos positivos no público.

É muito comum ver essa estratégia em prática em lojas de perfume, que oferecem papéis aromatizados para promover suas fragrâncias.

Mas, o funcionamento do marketing de experiência também precisa contar com 3 fatores muito importantes, que ajudam a embasar a estratégia.

O primeiro deles é a verdade, ou seja, ser sincero e transparente com o público na hora de promover experiências para as pessoas.

Uma loja de móveis para clínica de fisioterapia deve contar histórias verdadeiras e ressaltar seus valores e propósitos, além de fazer promessas que possa cumprir.

Qualquer empresa que decida trabalhar com marketing de experiências sem se basear na verdade sobre ela mesma, pode prejudicar sua credibilidade e perder uma chance valiosa de se relacionar com os consumidores.

Outro fator muito importante é a vontade, ou seja, considerar a necessidade ou desejo real do cliente em comprar determinado produto ou serviço.

O papel do marketing é aguçar essa sensação e incentivar a compra, mas a vontade está diretamente relacionada com a verdade.

Isso significa que seu negócio promete entregar algo e não cumpre, só vai fazer com que o consumidor se sinta frustrado, uma vez que sua vontade não é atendida.

Por fim, um fabricante de sonda nasoenteral pediatria precisa transmitir valor, algo que está diretamente relacionado com a percepção do cliente em relação à experiência que ele teve com a empresa.

Em outras palavras, aborda o quanto o produto, serviço e organização foram relevantes para a pessoa, por meio da entrega de algo valioso para o seu dia a dia e que vai ajudá-la de alguma forma.

O valor é algo que pode ser muito bem explorado nas estratégias de marketing de experiência, desde que a marca seja capaz de transmiti-lo claramente e mostrar de que maneira pode beneficiar o cliente.

O consumidor moderno está muito exigente em relação às capacidades das empresas em entregar exatamente aquilo que ele precisa.

Isso se aplica a qualquer tipo de organização, incluindo um fabricante de teflon nylon, plataformas e-commerce, dentre outros. Assim sendo, entregar valor deve ser sempre uma prioridade.

Considerações finais

O marketing de experiência é uma excelente opção para atrair e reter clientes, além de ajudar a estabelecer uma conexão profunda com as pessoas.

Em algum momento, seu negócio terá a oportunidade de trabalhar essa prática e encantar as pessoas que precisam de seus produtos e serviços.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e pôde compreender de que maneira essa ação funciona para trazer todos os benefícios que sua empresa precisa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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