Diante do acirramento da competitividade do mercado online, é importante que se compreenda as suas principais ferramentas. Portanto, aqui, impõe-se a necessidade de falar sobre o Google Shopping e os benefícios de se fazer presente nele.
Estar no meio digital é, inevitavelmente, estar buscando meios de se destacar em mecanismos de busca. Dentre eles, o Google aparece como o principal.
No entanto, é preciso entender as suas ferramentas para que, assim, uma estratégia de marketing bem delimitada seja feita.
O Google Shopping aparece como uma dessas soluções. Além do site da empresa estar bem direcionado para a venda, precisa estar presente também na plataforma.
Com ela, é possível destacar os produtos de uma empresa. Um cliente pode estar procurando uma mesa 4 cadeiras lanchonete e comparar as condições de venda ali mesmo na plataforma.
Para implementar o Google Shopping como ponto estratégico de uma marca, é necessário, antes de tudo, entender como ele funciona.
Google Shopping: uma grande vitrine
O Google Shopping é uma ferramenta que foi instaurada na plataforma do Google em 2011, a fim de garantir que as empresas e os clientes se encontrassem com mais facilidade.
No entanto, esse tipo de vitrine para comparação de preços já era bem comum. Só que, dessa vez, o Google conseguiu agregar toda essa tecnologia ao seu grande tráfego de usuário.
Essa introdução no mercado mudou a forma de conquistar clientes para uma marca, uma vez que o tráfego dos sites dos anunciantes acabam por ser mais qualificados.
Do ponto de vista do usuário, a facilidade de efetuar comparações também gerou um impacto no consumo da ferramenta.
Quando se faz uma busca no Google sobre algum produto, é possível, através de certos passos, obter exatamente o que se procura, seja pesquisar um produto no buscador, ir à guia “shopping”; filtrar pelas condições procuradas e acessar os sites.
Qualificando leads
Seguindo esses passos, um usuário que antes, poderia passar um tempo muito maior indo de site em site, agora, tem chances maiores de entrar a fim de efetuar a compra.
Ou seja, o que antes seria um lead, que é um cliente em potencial, agora, qualificado pela plataforma pode com muito mais facilidade ser convertido em cliente.
Supondo que a busca é por bateria de 90 a, o usuário pode filtrar por preços e condições de pagamento para que, assim, consiga qualificar ainda mais o direcionamento para o site da empresa.
Se, depois de todo esse processo, houve a obtenção do clique, isso significa que as chances de fechar negócio é gigantesca.
Maior conversão em vendas
Uma vez qualificado, aquele lead que está presente na plataforma da empresa tem que ser levado até a última etapa: o fechamento de negócios.
Para que isso ocorra, é interessante que o site direcionado seja claro e traga segurança para o consumidor.
Esse é um ponto interessante, uma vez que a própria plataforma do Google tem um rigor muito alto quanto aos sites que ela vai rankear.
Se o objetivo é obter uma alta taxa de conversão de leads, alguns passos devem ser integrados à presença na plataforma:
- Site intuitivo;
- Compreensão dos concorrentes;
- Entender o público;
- Apostar em condições de pagamento.
Para entender melhor como a plataforma funciona, basta imaginar uma vitrine expositora para padaria.
Um cliente que busca bons produtos quer ter o máximo de informações sobre aquilo. Portanto, é importante, também, que aqueles produtos estejam apetitosos para que, assim, independente do preço, o atraia.
Consolidado o desejo, fica mais fácil de oferecer outros pormenores do produto. Por isso, é importante que isso seja alinhado com outros pontos de atração, por exemplo, preços competitivos.
Menos gastos em mídias
Com uma estratégia bem delineada, é possível que a adoção da plataforma do Google Shopping reflita em um menor custo de mídia.
Isso se dá, principalmente, se o site da empresa estiver adaptado para as buscas orgânicas na plataforma.
Como dito anteriormente, essas ferramentas são dotadas de um alto rigor para melhorar a experiência do usuário.
Sites com uma programação que leva o Google a suspeitar de sua confiança, pode significar um naufrágio para os negócios.
Portanto, é importante integrá-lo à plataforma. Para que isso seja possível, é necessário que os profissionais responsáveis estejam antenados aos algoritmos de busca.
No entanto, é possível, também, estar presente na plataforma como anunciante. Nesse sentido, continua sendo muito vantajoso adotar as duas dinâmicas.
Como funciona?
Do ponto de vista do usuário, é muito fácil de entender como o Google Shopping funciona. Basta ir à plataforma do Google e digitar “kit embreagem caminhão”, por exemplo.
Na parte de pesquisas, vai ser possível encontrar alguns artigos de sites que prestam consultoria para esse tipo de assunto.
Porém, indo na barra “shopping” já é possível encontrar tudo o que a plataforma tem para oferecer dentro do segmento.
Lá, dá para classificar por preços e por diversas outras condições de compra que o usuário desejar.
Cadastrando empresas
Para estar bem posicionado na plataforma, é preciso, obviamente, estar cadastrado à ela. Portanto, aqui vão algumas dicas para que isso ocorra.
Acesse a plataforma de Merchant Center
Aqui, é possível efetuar o cadastro da empresa através de um login e senha. É importante lembrar que a mesma senha utilizada na parte de Ads tem de ser usada aqui.
Na parte de “adicionar detalhes da empresa” é importante que alguns passos sejam dados para habilitar as próximas opções.
Supondo que a empresa oferece piso industrial polido, é necessário que se preencha a ficha cadastral sem que se omita nada.
Por fim, basta aceitar os termos de uso do Google e habilitar que a venda seja terminada no site da empresa.
Posteriormente, é necessário cadastrar o URL da página. Aqui, é para informar o site da loja para que o google efetue a busca e o autentique.
Feito isso, é possível configurar o frete. No menu “configurar frete” é possível informar a cobertura de entrega feita pela empresa.
Afinal, não tem porque um suporte para tomada RJ45 que só é entregue na grande São Paulo ser anunciado em Ribeirão Preto, por exemplo.
Entendendo a parte de entregas da empresa, já se pode adicionar os produtos. Neste tópico, a complexidade aumenta, uma vez que é necessário cadastrar todos os detalhes do produto, incluindo imagens.
Por fim, é importante ler e aceitar as políticas do Google para que, assim, abra a última aba do cadastro que é a de revisão.
Essa última etapa é muito importante para que não se cometa nenhum erro. Afinal, se o objetivo é qualificar leads, não se pode cometer erros.
Detalhes do anúncio
Por último, algumas dicas devem ser levantadas para uma boa construção da marca dentro da plataforma do Google Shopping. A primeira coisa a ser feita é integrar a parte do Google Merchant Center com o Google Ads.
Ou seja, é importante que toda a presença da empresa esteja integrada na plataforma para melhorar a experiência.
Com isso, já é possível definir os objetivos de campanha do anúncio presente na plataforma para que ele seja efetuado.
Se a empresa quer vender box elegance frontal é possível que ela defina o tipo de campanha a ser adotada.
Além disso, algumas dicas são essenciais para que o uso dessa ferramenta seja mais assertivo e condizente com os objetivos:
- Cadastro detalhado;
- Conhecimento em SEO;
- Uso de imagens de qualidade;
- Sempre olhando a concorrência.
Ou seja, esses cuidados são primordiais para que a estratégia não naufrague e amargue resultados negativos.
O primeiro ponto atenta para um cadastro detalhado. Isso significa se ater aos detalhes da empresa na horas de informá-la ao Google. É importante lembrar que seus algoritmos são muito exigentes.
Nesse sentido, o segundo ponto é essencial, uma vez que, a partir do domínio de técnicas em SEO, é possível fazer com que a plataforma entenda a confiabilidade daquele conteúdo e o ofereça para os usuários.
Essa técnica, em específico, tem o objetivo de adaptar toda a estrutura do site da empresa para os mecanismos de busca do Google.
O uso da imagem de qualidade aparece como um fator que pode determinar o desejo do cliente por um produto.
Um box elegance frontal com imagem que torne aquilo um objeto de desejo por parte do cliente pode ser determinante na hora de considerar a marca como uma opção na hora da compra.
Por último, mas não menos importante, é preciso se ater à concorrência presente na plataforma.
Isso significa dizer que é preciso checar se as outras empresas estão dando a atenção necessária para todos os pontos levantados.
Para que isso ocorra, basta efetuar a pesquisa dentro daquele universo que se deseja averiguar.
Supondo que a pesquisa é sobre púlpito em acrílico cristal, é possível ver o tipo de imagem que estão usando, os preços praticados e o rankeamento do Google.
Considerações finais
Por fim, em virtude de tudo que foi apresentado, já é possível colocar uma empresa dentro da plataforma do Google Shopping.
É muito importante que se considere esse mecanismo, uma vez que estar presente no Google significa, para muitos usuários, existir como empresa.
Por isso é tão importante que o cadastro na plataforma seja feito e que os pontos levantados sejam levados em consideração.
Destacando, acima de tudo, um bom desenvolvimento do site da empresa e sua adaptação para SEO.
Diante dos critérios que o Google impõe, é necessário tomá-los como desafio a fim de apresentar respostas que garantam para a empresa um bom rankeamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.