Os links patrocinados são um método que vem sendo muito usado por negócios, seja de um pequeno ou de grande porte. Essa estratégia se resume em anúncios, que são sempre mostrados em muitos mecanismos de busca, hoje em dia esses itens têm sido usados.
As empresas têm usado muito essa estratégia, até uma que faz caixinha para óculos. É a grande tendência do marketing digital hoje, fazer uso de links patrocinados para que seja possível conseguir mais tráfego no seu site e, como consequência, conseguir mais vendas.
De forma orgânica, fica muito difícil conseguir um tráfego minimamente aceitável para poder alcançar um nível interessante de conversão. Aí a empresa de placa acm adesivada, para aparecer mais na frente do público-alvo, usa essa estratégia de marketing que vai ajudar.
Os links patrocinados são os resultados que são vistos no topo da página de resultados do Google, ou outro mecanismo quando se faz uma busca. Eles aparecem com um pequeno jargão que diz de cara que é patrocinado, como adesivo parede inteira personalizado.
Essa é a maneira mais comum de utilizar links patrocinados, porém não é a única. Há sim, outras maneiras de usar esse links patrocinados, que são basicamente um jeito de anunciar, para os usuários dos mecanismos de busca um produto ou a marca como um todo geral.
Se uma determinada empresa que vende estante de gesso para escritório estiver com os planos de anunciar os produtos, pode fazer isso utilizando as maneiras citadas antes ou de outro modo. O importante é que a empresa consiga fazer mais vendas com esses métodos.
O marketing digital é um termo muito extenso, com várias estratégias e junções de táticas eficazes, utilizadas sempre com a mesma meta que é a conversão. O foco sempre é ter uma taxa de conversão maior, para que o lucro seja o maior possível para a empresa.
Trabalhar com a conquista dos clientes pela web, engloba quase sempre explorar o mesmo caminho que é atrair tráfego, fazer a geração de leads, nutri-los e, por fim, fechar a venda. É sempre esse mesmo caminho, a internet não muda tanto quanto as pessoas pensam.
A maneira mais famosa hoje em dia é o chamado tráfego orgânico, ou seja, quando os visitantes vão até o site de pura espontaneidade, sem utilizar os anúncios. E isso tem chamado bastante atenção no meio digital, muitas estratégias têm sido criadas nesse foco.
Uma empresa que produz tenda para casamento ao ar livre não vai sair perdendo se focar nessa estratégia. Se bem organizada, usando as palavras e conteúdos corretos no site, o tráfego que pode ser gerado é consideravelmente bom para a empresa.
Porém, os links patrocinados também são uma ótima escolha para chamar a atenção do público, e não devem ser descartados nos planos estratégicos de uma empresa que está dentro do universo digital. Pois, o alcance ultrapassa o que o tráfego orgânico proporciona.
Esses links patrocinados são quase como display para ponto de venda, eles de fato são mostrados bem na frente dos consumidores, se forem o público-alvo certo, eles vão ir até o site da marca, ao menos olhar e, se for um site bem feito, irão adquirir algum produto.
Vale muito a pena saber como usá-los da melhor maneira para conseguir ótimos resultados, e é isso que vai fazer toda a diferença em todas as estratégias de uma empresa, o fato deles se preocuparem em alcançar o maior número de pessoas possíveis.
Se a empresa conhece o público dela e entender, qual método pode impactar muito mais o cliente, criar uma campanha de marketing eficaz será mais simples do que se imagina. E crescer as variações de abordagem deve ser uma ótima escolha para o negócio.
Outro ponto importante é que os links patrocinados podem ser utilizados em conjuntos com as táticas de tráfego orgânico e podem trazer resultados acima do esperado pela organização.
Conceito de links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios de marketing digital nos quais sobressaem o modelo de texto simples. Como os links patrocinados mais fortes são os que aparecem em páginas do Google, há quem use o conceito como sinônimo dos anúncios do mecanismo de busca.
Os especialistas, no entanto, discutem e, muitos deles, defendem a ideia de incluir qualquer link pago que é usado para anunciar produtos ou serviços no digital. Desse modo, as propagandas do Google seriam só uma das possibilidades de usar esses links.
No decorrer do artigo, será usado o conceito mais amplo, que inclui também as redes sociais, blogs, dentre outras coisas. Links patrocinados devem ser mostrados em várias plataformas, como mecanismos de pesquisa, Rede de Display do Google e outros lugares.
No topo das páginas, são mostrados alguns sites em destaque com a identificação de que se trata de propagandas. Esses são links pagos ou patrocinados. Nos últimos anos, começaram também os anúncios nas redes sociais, que vêm tendo cada vez mais poder.
Entre os diversos modelos disponíveis, estão os links patrocinados. Eles, normalmente, são separados em algumas métricas, principalmente para que seja possível identificar se está bem. E a separação conta com:
- O CPC, o anunciante paga quando tem um clique;
- O CPM, paga quando o ADS tem mil visualizações;
- O CPA, cobrado quando o usuário faz algo no site;
- E o CPV, é cobrado um valor para cada visualização.
Os valores pagos vão depender muito do formato e da palavra-chave que foram escolhidas pelos anunciantes, cada um contando com seus benefícios e características próprias. E esses valores mudam, pois dependem de muitas variáveis.
Muitas vezes, pode vir caro e outras barato, para um mesmo público-alvo. Vai depender do volume de visualizações em um site e diversas outras coisas. Uma empresa de pia em aço inox para cozinha industrial deve investir nessa estratégia, pois tem um bom alcance.
Importância de utilizar esses links patrocinados
Por um lado, há quem direcione praticamente todo o orçamento de marketing só em anúncios, incluindo os links patrocinados nas ferramentas de pesquisa e mídias no geral.
Por outro lado, alguns não concordam com essa estratégia, julgando que ela faz parte dos métodos mais ultrapassados, e ineficientes do marketing e que é o momento de dar atenção só às táticas orgânicas.
É sabido que cada um deve escolher como cuidar da própria empresa e quais são as diretrizes que deve seguir. Porém, o melhor caminho mesmo é achar o equilíbrio entre as estratégias de marketing orgânico e pago. Alguns benefícios dos links patrocinados:
É de fácil de escalação
A empresa pode começar uma campanha com pouco investimento e aumentar o recurso de acordo com o retorno para a empresa.
Essa é uma boa escolha para quem está iniciando e não quer arriscar muito caso as coisas não aconteçam como é esperado. Se o medo era esse, talvez seja uma ótima hora para se preparar e levar em conta o uso de links pagos.
É de simples de mensuração
Hoje em dia, não há local para fazer qualquer ação de marketing que seja sem ter possibilidade de mensurar propriamente os resultados e fazer os ajustes necessários.
Sabendo disso, as plataformas de anúncios contam com algumas ferramentas muito poderosas de avaliação de dados, e dão relatórios com todas as informações que a empresa vai precisar.
Com esses dados, ela poderá analisar a forma como está performando nas campanhas e ter a garantia que o investimento não será perdido.
Rápido para fazer a otimização
Se os problemas foram encontrados enquanto estava sendo feita a análise, sem preocupação, as plataformas dão formas aceleradas e práticas de ajustar qualquer item de uma campanha.
Desse modo, a pessoa não fica presa a uma escolha inicial errada, e tem o poder real sobre o dinheiro que está sendo gasto em sua campanha de marketing.
Essa rapidez é essencial também na hora de otimizar a sua campanha, caso ela esteja indo bem e a empresa decida estender o alcance das campanhas.
Foi criado pensando na segmentação
Um problema relacionado aos anúncios tem muito a ver com a ideia clássica que tem-se em relação ao Outbound Marketing. É muito comum ver panfletos sendo jogados para qualquer um que queria ou comerciais de TV que anunciam para qualquer pessoa.
Com os links pagos essa técnica de chamar a atenção de qualquer um, não é usada. Pelo contrário, eles têm avançado com o passar do tempo, levando em conta a segmentação de público, anunciando assim para o público correto.
Isso significa ofertar produtos e serviços só para quem mostrou verdadeiro interesse de compra neles. É isso que uma empresa de locação de aparelhos para academia deve fazer para ter mais vendas.
Considerações finais
Neste artigo, foi possível entender mais sobre o conceito, as vantagens, os cuidados e sobre outros aspectos dos links patrocinados. E foi salientada a importância que tem esse modelo de propaganda para os negócios.
É importante ressaltar que as empresas devem inserir esses mesmos links patrocinados em uma campanha que já existe. E também não fazer uso apenas de uma estratégia no marketing digital, se por acaso a empresa conseguir conciliar duas é interessante.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.