O WhatsApp é uma ferramenta que se tornou uma das principais formas de comunicação da atualidade, especialmente pelas oportunidades que oferece aos usuários que buscam um meio para criar um contato tanto social quanto comercial.

Criado em 2009 e com o nome ligado à expressão em inglês what’s up, tendo a tradução para “e aí?”, o aplicativo foi desenvolvido por Brian Acton e Jan Koum como uma forma alternativa para o sistema de SMS, o que acabou atraindo a atenção do mercado.

Podendo não apenas enviar mensagens sobre uma jaqueta personalizada empresa, como também conteúdos em vídeos e fotos ou outros arquivos de mídia que foram sendo introduzidos com as atualizações.

Em 2014, o WhatsApp foi vendido por mais de 19 bilhões de dólares para o Facebook, que possui os direitos sobre o aplicativo até a atualidade e, posteriormente, desenvolveu o formato Business, indicado para os empreendimentos.

Sendo um dos aplicativos de mensagens utilizados por todo o mundo, e sendo considerado algo essencial dentro de um smartphone, o WhatsApp está ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade, especialmente com o que ele oferece.

Com as mudanças do mercado e o crescimento constante da tecnologia, o aplicativo se tornou um dos principais meios para se vender produtos, que podem ser desde pneus largos para carros até peças de roupa.

O ato de vender através do aplicativo vem se tornando cada vez mais comum dentro de qualquer nicho, portanto, antes que a prática seja exercida por uma empresa ou microempreendedor, alguns pontos são essenciais para serem compreendidos.

De modo que, saber usar o WhatsApp como uma ferramenta para vendas, pode trazer mais benefícios do que se espera, levando ainda mais o ponto de importância que é a compreensão de como vender por meio desta ferramenta.

O formato WhatsApp Business

Com o crescimento do WhatsApp como uma fonte de comercialização, a empresa desenvolveu o formato Business para facilitar com que o contato entre negócio de bandeira vertical e consumidor seja ainda mais estreito.

Especialmente, porque esse formato proporciona vantagens e ferramentas exclusivas ao negócio, sendo eles:

  • Estatísticas;
  • Perfil da empresa;
  • Respostas automáticas;
  • Migração de conversa.

Sendo uma ferramenta corporativa, este modelo proporciona que se tenha os dados das mensagens que foram enviadas, entregues, lidas ou que chegaram na conta, de forma que permite uma personalização no perfil.

Diferentemente do modelo social, o formato corporativo contém informações que incluem desde fotos e nomes de perfil, mas uma localização para o empreendimentos físicos, descrições que ajudam a definir como é o perfil da empresa e outros meios de contato.

Quem vende pelo aplicativo, também pode solicitar que a empresa seja verificada pela plataforma, de maneira que ofereça uma maior segurança para os consumidores, assim como intensificando o profissionalismo.

Outro ponto que contribui para as vendas são as respostas automáticas, podendo ser uma forma de boas-vindas ou, então, quando o expediente estiver passado do horário, para que o cliente de forro de isopor decorativo não fique muito tempo esperando.

Se um usuário usava o formato social, com o Business também é possível que haja uma migração das conversas para a corporativas, mantendo, assim, o atendimento ao consumidor de uma forma mais profissional.

Compreender o WhatsApp faz com que as vendas de uma empresa aumente e, com isso, ter uma chance de se destacar em meio as concorrências do mercado.

Por que é importante vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp vem se tornando cada vez mais um meio de comunicação comum dentro do cotidiano social, o que acaba contribuindo para os empreendimentos iniciarem uma primeira abordagem com o consumidor.

Por ser mobile e ter a instantaneidade ao seu favor, o WhatsApp permite que uma empresa, ainda na sua abordagem inicial, possa mandar conteúdos sobre a bateria estacionária de lítio dentro de uma conversa.

Além de que, para clientes que precisam de uma mensagem mais sonora, o aplicativo disponibiliza a conversa por meio de áudio ou até mesmo, a realização de chamadas telefônicas, dependendo do caso da necessidade.

Outro ponto importante que a venda pelo WhatsApp proporciona são as formas de pagamento. Tendo a percepção de que cada vez mais as transações bancárias estão evoluindo para serem instantâneas, o aplicativo se adaptou para essa função.

De forma que o cliente pode realizar o pagamento ao empreendimento pela conversa com a função para essa ação, assim, a transação ocorre de maneira segura e o dinheiro vai diretamente para a conta bancária cadastrada.

Uma empresa que se adapta às praticidades que estão sendo constantes dentro do mercado, pode se preparar mais facilmente para o futuro e, assim, não sofrer tantos impactos com as tecnologias que virão.

A percepção dos clientes pelas empresas que buscam acompanhar as inovações tecnológicas também tornam-se pontos importantes que contribuem com as vendas de telhado de vidro para churrasqueira aumentarem por meios digitais.

Dicas de como vender

Para os empreendimentos que desejam usar o WhatsApp como uma ferramenta alinhada para aumentar o número de vendas, algumas dicas, além do modelo Business, podem contribuir com esse planejamento e ajudar nas metas que foram estipuladas. São elas:

1. Número exclusivo

Passar profissionalismo durante um contato com o consumidor é fundamental para um empreendimento de porta comercial e, por isso, ter um número exclusivo para que sejam realizadas as vendas pelo WhatsApp reforça ainda mais essa imagem.

Principalmente, se for um microempreendedor, já que a imagem de um negócio não deve se misturar com uma pessoa física, por questões de segurança devido ao alto compartilhamento que o número pode haver.

Inclusive, para que não haja uma mistura de assuntos, de maneira que até mesmo o tempo pode ser melhor administrado quando se separa os canais de comunicação.

2. Catálogos para apresentação

Catálogos são fundamentais dentro de um empreendimento, porque é por intermédio deles que pode haver uma ordem dos produtos com as descrições necessárias e o preço, em alguns casos, o link para a página de venda.

Na função do WhatsApp, é possível que sejam criados catálogos de uma forma mais prática com as informações mais necessárias que os consumidores devem ter conhecimento, com imagens ou até vídeos para deixar a ilustração ainda mais detalhada.

3. Preparar ofertas

Consumidores se sentem atraídos por empreendimentos que oferecem descontos e preparam ofertas especiais, e essa fidelização pode acontecer por intermédio do WhatsApp, com descontos para consumidores considerados especiais.

Ofertas com frete grátis em um planner personalizado empresa de pequeno porte ou, então, formas de pagamentos diferenciadas, tornam as vendas pelo aplicativo mais fácil de ocorrerem.

4. Usar o status

Usar todas as ferramentas do aplicativo é um método para atrair a atenção dos consumidores, e uma delas é o status, onde anúncios podem ser compartilhados e os contatos que estão na lista recebem e podem visualizá-los até em 24 horas.

Essa alternativa proporciona um início de contato sem mensagens consideradas evasivas, que acabam atrapalhando, muitas vezes, na fidelização da empresa com o consumidor.

5. Cuidado com a linguagem

Embora seja um aplicativo conhecido por ser mais descontraído, o WhatsApp, quando usado por uma empresa, deve conter uma linguagem profissional durante o contato com os consumidores e até mesmo com fornecedores ou parceiros.

Linguagens mais neutras e que se adequem para todos os consumidores é uma opção, de modo que, assim, o cliente se sentirá confortável com o canal de comunicação que está sendo utilizado.

Mesmo que o recurso usado seja áudio, é essencial que o tom da voz esteja incluído como de uma forma profissional e, claro, para que não gere ruídos na comunicação com o consumidor que estiver do outro lado da tela.

Considerações finais

O WhatsApp é um aplicativo que, desde que surgiu, em 2009, proporciona uma nova forma de comunicação que pode integrar arquivos de mídias que o usuário deseje compartilhar, atraindo, desta forma, os olhos do mercado.

Tendo a percepção de que o WhatsApp é capaz de ser uma ferramenta de vendas, logo o modelo Business acabou sendo lançado para auxiliar os empreendedores do ramo, com configurações de mensagens automáticas e apresentações em estatísticas dos resultados.

Outros pontos como catálogos dentro do aplicativo, número exclusivo ou, então, ofertas especiais usando diferentes tipos de mídia, podem ser tornar contribuintes para que uma empresa venda através do aplicativo.

Proporcionando um contato mais direto entre empresa e cliente, as chances de as vendas aumentarem são em grandes porcentagens e, assim, colaborando para que haja um alinhamento entre os objetivos da empresa com o recurso que é usado.

De maneira que o WhatsApp torna-se mais do que um canal de comunicação, mas também uma ferramenta fundamental para se ganhar uma maior estabilidade no segmento mercadológico de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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