Uma das mais importantes técnicas que surgiram no mundo do marketing digital na última década leva o nome de data-driven marketing, ou marketing baseado nos dados, em português.

Essa estratégia ajuda o negócio a chegar mais perto do seu público de uma forma diferente de qualquer outra que se tenha conhecido antes da popularização da internet no processamento de dados.

Muitos podem acabar até tendo medo de trabalhar com o data-driven marketing pelos mais diversos motivos, seja por contar com muitos dados diferentes ou por não saber integrá-los aos processos de marketing.

Porém, muitas pessoas sempre admitem que depois de uma década de grande conhecimento, ele está cada dia mais presente na ajuda de várias empresas.

Para entender mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final e descobrir o que é data-driven marketing, os seus maiores benefícios e muito mais.

O que é data-driven marketing?

Em termos simples, o data-driven marketing usa os dados que se coleta com as interações com as pessoas e fluentes no geral, e depois disso usa informações para tentar entender melhor seu público.

O que quer dizer que ele busca por aprender tudo o que pode sobre o público de uma marca, motivações, preferências e até comportamentos.

Essas informações adquiridas são utilizadas para uma série de coisas, mas principalmente para orientar as decisões de compra de mídias e para a elaboração de mensagens criativas.

Além de tudo, isso mostra que ele tem o poder de lançar tendências sobre um determinado assunto, o que se torna uma vantagem para o negócio fabricante de compactador manual de solo que o usa.

O objetivo principal dessa estratégia é criar meios eficientes para elaborar campanhas de marketing, que possam melhorar a experiência do público e aumentar o ROI nos seus canais.

Mesmo que o data-driven marketing tenha surgido até mesmo antes da explosão da internet, ele só ganhou popularidade depois do seu surgimento, a começar pelos CRM, que são softwares de relacionamento com o cliente.

Esses tipos de softwares permitem que as marcas alcancem seus clientes com mala direta, o que ajudou a empresa de material gráfico para escritório a direcionar mensagens mais segmentadas.

Esse método inicial do data-driven entrou no mundo do marketing digital e foi repassado por abrir caminho para o que hoje se chama de automação de vendas de marketing.

O CRM ainda usava muito a segmentação para classificar clientes, mas a maior vantagem que eles levaram ao data-driven marketing foi poder criar perfis de marketing.

Esses perfis podem ser de clientes individuais, e melhor de tudo, a base para suas criações são as interações deles via e-mail ou site.

A publicidade programática também ganhou outra cara com essa novidade, até porque a compra e venda automática de anúncios se tornou possível.

Essa estratégia foi extremamente inovadora para o marketing, porém, mesmo que tenha sido ótimo, também trouxe um problema consigo.

Esse problema foi o excesso de dados, dando espaço para a criação de programas que trabalhavam no gerenciamento dos dados que entravam.

Depois dessa ferramenta, que agregou muito mais vantagens ao data-driven marketing, ele alcançou um potencial jamais visto para personalizar estratégias de marketing.

E isso era algo que quase nenhum especialistas em marketing sabia ou usava, por não saber de todo esse potencial. Mas, nos dias de hoje, contar com uma publicidade personalizada se tornou muito mais do que importante, mas essencial.

Conteúdos de uma marca de jukebox digital que pareçam relevantes pessoalmente podem impactar em grande escala a escolha de compra do público.

Ou seja, as empresas que ignorarem o enorme potencial que o data-driven marketing tem, tendem a sofrer sérios problemas no gerenciamento de processos envolvendo o marketing.

Seus principais benefícios

Quando uma empresa usa o data-driven marketing em suas estratégias, ela pode se beneficiar de uma série de vantagens. Algumas delas, são:

Melhor segmentação

Ao investir tanto no marketing quanto em campanhas publicitárias, elas são totalmente otimizadas e sua segmentação se baseia em dados reais e concretos.

Isso permite a criação de campanhas mais específicas, além de diferenciadas para os clientes que terão um interesse genuíno na mensagem.

Ao falar com as pessoas certas e na hora certa, os números de conversão só subiram mais, fazendo os custos de campanha serem melhor distribuídos.

Melhor produção de conteúdos

A época em que o marketing usava conteúdos genéricos para a divulgação de campanhas de um negócio já se foi há muito tempo.

Os clientes de uma empresa de serviços de tratamento de concreto a vista, nos dias de hoje, estão mais interessados nos conteúdos que tem a ver com a resolução de seus problemas, eles devem apresentar:

  • Boa qualidade;
  • Bom preço;
  • Boas promoções;
  • Informações relevantes.

Ao aplicar a análise e o data-driven marketing, os conteúdos serão baseados 100% em informações relevantes que trarão melhores resultados para as campanhas.

Fazer testes A/B

Testes desse tipo ajudam a mostrar ao público duas versões de uma mesma campanha, mas com pequenos detalhes diferentes, seja no texto ou no visual.

Ambas são mostradas ao público em um período chamado “período de teste” e a que for melhor vista e trouxer os melhores resultados se torna a versão fixa.

Uma estratégia como essa só pode ocorrer com a análise de dados para uma tomada de decisão mais assertiva, quando se escolhe a que tem um desempenho melhor, as taxas de concessão tendem a aumentar.

Integrar os setores e saber onde comprar

A integração entre os setores de uma companhia que constrói laje treliçada unidirecional com o uso do data-driven marketing ajuda muito a melhorar seus resultados.

O data-driven marketing pode compartilhar dados importantes para todos os setores, que sejam relevantes para cada um deles.

Antes, a compra de mídias de alta eficiência e também o planejamento para isso exigiam grandes habilidades muito difíceis de adquirir.

Entretanto, os algoritmos nos dias de hoje fazem com que a compra seja mais eficaz, pois ela se torna muito mais programática.

Oferecer uma boa experiência aos não clientes

O uso dessa estratégia também permite que tanto as campanhas de anúncios quanto as mensagens mais específicas sejam passadas a públicos específicos.

Elas chegam a atingir pessoas avulsas mesmo que o marketing seja feito com base no perfil de certos clientes.

Porém, a boa experiência com a marca e a qualidade dos conteúdos podem chegar a converter leads em novas vendas, e novos clientes e clientes fiéis.

Experiência multicanal

Com as tecnologias que vêm chegando no mercado e os dados que o data-driven marketing permite usar, é muito mais fácil aplicar novas campanhas em vários canais diferentes.

Isso permite que o negócio alcance o seu público da maneira que preferir, usando muito mais do que apenas e-mails marketing e redes sociais já saturadas para muitos usuários.

Criar melhores produtos e ter mais retorno

Além de tudo, as empresas podem se aproveitar dos dados para criar produtos melhores de acordo com as necessidades e também com as preferências dos seus clientes.

Todo esse empenho e dedicação aumentam o ROI em um âmbito geral. Por isso, esteja sempre atento às novidades do data-driven marketing para não deixar sua empresa de aluguel de caçamba de lixo para trás.

Por que o data-driven marketing é importante?

Os donos e gestores de um negócio nunca poderão controlar algo que não podem medir, principalmente o tempo recorrente, e é por isso que o data-driven marketing é tão importante.

Quando uma rotina simples é colocada em prática em um negócio, os colaboradores podem perceber que a sua realidade pode mudar para melhor em vários aspectos.

Isso mostra que os dados podem afetar todas as decisões do dia em uma corporação, melhorando a produtividade no máximo possível.

Os dados que ele permite coletar mostram que é possível seguir a intuição, mas nem sempre ela sozinha pode trazer os melhores resultados para um negócio ou suas campanhas.

Vale lembrar que o data-driven pode ser aplicado em qualquer aspecto do marketing no negócio de móveis planejados para escritório pequeno.

Considerações finais

Todos os dados de uma empresa, seja ela um pequeno negócio ou uma grande organização, devem ser analisados e cuidados com a sua devida importância.

Eles abrangem uma série de possibilidades ao negócio e isso graças a tecnologia que surgiu e vem se aprimorando mais e mais a cada dia.

Por isso, a sua empresa, seja ela do ramo de venda mesa saarinen canto ou qualquer outro, não pode deixar de usar o data-driven marketing para melhorar suas campanhas.

Mas, além de melhorar as campanhas, não deixe de usá-lo para otimizar os investimentos no geral e garantir que os resultados positivos se multipliquem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *