A ferramenta do YouTube pode ser considerada a maior plataforma de exibição de vídeos gratuitos na web, um pioneiro que mantém seu sucesso absoluto em quase 20 anos de funcionamento.
A sobrevivência da marca diante dos diversos estágios de crescimento da internet, impulsionados pela rápida expansão de seu acesso ao usuário doméstico, torna a plataforma ainda mais relevante para publicação de conteúdo online.
Com o novo paradigma dos múltiplos canais de comunicação com o cliente, as melhores posições no YouTube são cobiçadas por pessoas físicas, que pretendem divulgar seus trabalhos e pessoas jurídicas, que comercializam seus produtos.
Nesta fase mais avançada da plataforma, é necessário admitir a existência de figuras hegemônicas na criação de vídeos em todos os assuntos e por isso, a importância de revolucionar o conteúdo com soluções criativas.
Neste artigo, o leitor conhecerá a importância do YouTube para a criação de material na web, estratégias de marketing audiovisual para projeto de sala comercial, bem como dicas para construir um roteiro coeso de conteúdo de valor para a plataforma.
Por que o YouTube é importante?
O consumo de material audiovisual, isto é, vídeos, já corresponde a maior parte dos acessos de usuários na internet, passando dos 50% na média mundial e atingindo marcas maiores que 70% na média nacional.
Analisando o YouTube em específico, o caráter versátil de suas modalidades desktop e mobile, com opções que permitem o aproveitamento de tela na vertical e horizontal, é sinal da grande adaptabilidade desta plataforma.
Nascida em um período anterior aos smartphones, sua interface era completamente voltada ao consumo de vídeos em computadores, com telas largas e padrão de consumo esporádico, posto que era necessário se deslocar até uma máquina.
Com a inserção da internet nos dispositivos móveis, muitas das redes sociais e interfaces voltadas para o consumo em computadores foram à falência, abrindo espaço para o surgimento de outros produtos adequados a este novo modelo de consumo.
O antigo modelo de consumo estava restrito a momentos do dia e telas maiores, com baixa expressão de empresas e operações comerciais e menor tempo de uso da internet.
O smartphone liberou o acesso à internet em qualquer lugar, em qualquer hora.
O uso da web como espaços de venda de itens diários, como uma caneca personalizada de alumínio, um fone de ouvido ou um livro novo, aumentou o tempo de uso de espaços virtuais em aparelhos de tamanho menor e com configurações distintas.
Durante este período de desaparecimento de nomes antigos e surgimento de novos, o YouTube manteve-se firme como a preferência no que dizia respeito ao consumo de vídeos.
Tamanha resistência às oscilações do mercado pode ser explicada por:
Alta especialização do produto
O YouTube manteve, em todos os anos de seu funcionamento, seu objetivo fundacional praticamente intacto: o compartilhamento de vídeos.
Diferente de outras redes sociais e plataformas, seguiu na contramão e focou seus esforços em um único produto.
A alta especialização da atividade prestada, apesar suas contra indicações, centraliza o esforço de equipes no aprimoramento daquele produto, aumentando sua qualidade com maior rapidez.
O YouTube melhorou a experiência do usuário em pontos importantes:
- Menor tempo de carregamento do vídeo;
- Possibilidade de ajuste da resolução;
- Criação fácil de legendas em qualquer idioma;
- Reprodução em qualquer parte do vídeo;
- Inserção de mecanismos de indexação por palavra-chave.
Até então, inéditos na reprodução de vídeo para a internet. Tais mudanças popularizaram esta modalidade de conteúdo nos hábitos de consumo virtuais, conferindo uma experiência de qualidade superior à TV, hegemônica até aquele momento.
No ponto de vista do produtor de conteúdo, como uma coworking sala privativa, o YouTube significou, desde sua fundação, uma oportunidade para extensão de seus negócios através da integração com plataformas de anúncio pago.
Entre as opções disponíveis para o produtor, além da geração de anúncios a serem exibidos, inicialmente, na lateral da tela de reprodução, algumas das mais lucrativas, muitas ainda em operação, eram:
- Monetização de vídeos em moeda estrangeira;
- Adaptação de técnicas de SEO;
- Análise em tempo real de estatísticas para cada vídeo;
- Impulsionamento de propagandas de cinco a trinta segundos;
- Preferências por grupo demográfico (idade, local, sexo, dispositivo usado).
Portanto, utilizar o YouTube não era apenas uma possibilidade de divulgar seu trabalho ao público, como também um modo de conhecer os hábitos de consumo, preferências e características de um cliente ideal para determinado tipo de negócio.
Rápida adaptabilidade
A adaptabilidade do YouTube é a segunda característica que selou sua permanência entre as plataformas mais utilizadas na internet, 18 anos após o seu lançamento.
A plataforma foi capaz de absorver e gerar valor através das mudanças de consumo pós-smartphone.
Com séries de atualizações que se iniciaram em meados de 2010, o YouTube transformou sua interface voltada para computadores em um espaço para múltiplos dispositivos, otimizando a publicação e visualização de vídeos em qualquer aparelho.
Com o nascimento dos serviços de streaming, o YouTube também foi capaz de voltar sua atenção à TV, desenvolvendo melhorias para a exibição de conteúdo na tela gigante de televisores inteligentes, equipados com sistemas operacionais.
Outra mudança rapidamente absorvida pelo YouTube foi a nova preferência por vídeos curtos, desencadeada por novas redes sociais e funcionalidades, como os stories, ideal para os smartphones, a opção também está disponível na plataforma.
Assim, o YouTube se manifesta em diferentes utilidades para a audiência, vídeos curtos patrocinados por influenciadores digitais para porta caneta de acrílico, cosméticos e outros itens, documentários, filmes e música sem deslocar-se para outra interface.
Como aproveitar as funcionalidades do YouTube?
Conhecendo a importância e impacto do YouTube sobre a produção de conteúdo para a internet, é possível estabelecer alguns critérios e dicas para um aproveitamento completo das funcionalidades da plataforma.
Desenvolva características de um youtuber
Para saber o que fazer, é importante observar quais são as características que unem os maiores casos de sucesso.
O youtuber, termo utilizado para designar o criador de conteúdo da plataforma, é um comunicador por excelência.
Seja na apresentação de um projeto arquitetônico para empresas ou a exploração de um novo jogo, as características em comum de todo youtuber de sucesso, são:
- Identificação com gostos e interesses da audiência;
- Periodicidade de conteúdo;
- Linguagem clara e atraente;
- Atenção às tendências e atualidades.
Engana-se quem imagina que apenas pessoas extrovertidas, naturalmente inclinadas à comunicação são as únicas que podem exercer esse trabalho. A linguagem, dicção e ritmo são aspectos que podem ser aprendidos.
Outro fator que facilita a inclusão de diversos tipos de pessoa na criação de conteúdo no YouTube, a substituição do rosto pela voz, desenho ou imagem é uma opção com exemplos de êxitos na plataforma.
Convide especialistas
Independente de qual é o tema a ser abordado em seu canal, a participação de especialistas na área é um modo de unir entretenimento e informação, gerando interesse ao passo em que cria autoridade dentro de seu segmento.
Os especialistas no assunto que o criador de conteúdo deseja abordar, como uma série de entrevistas com gestores de empresa de divisórias, podem compartilhar seus conhecimentos de maneira dinâmica, em um acordo de ajuda mútua.
Em geral, estas parcerias acontecem entre dois canais no YouTube, onde ambos acordam de divulgar, cedendo parte de seu espaço, o criador convidado para seu público, em troca do mesmo tipo de serviço. Tais acordos possuem uma alta taxa de sucesso.
Defina objetivo e tom da mensagem
Definir objetivo e tom da mensagem é fundamental para a criação de uma estratégia de conteúdo no YouTube, uma vez que, identificado o seu público-alvo, é necessário adaptar a linguagem diante das preferências deste.
Uma estratégia para um público mais jovem será bem sucedida se emular, com naturalidade, o modo de comunicação e os interesses deste grupo demográfico.
Definir tais elementos passa pela compreensão de suas experiências de vida.
Humanize o canal
Um dos conteúdos de maior sucesso no YouTube está relacionado a erros, falhas e problemas enfrentados pelo seu autor.
Se o objetivo da produção de conteúdo é educar o ouvinte quanto a determinado assunto, comece pelo que ele não deve fazer.
Começar abrindo seus próprios erros e expondo fraquezas é um modo de humanizar o criador de conteúdo, aproximando emissor e receptor, de forma a envolver a audiência, não apenas em estímulo intelectual, quanto em afinidade afetiva.
O canal de uma empresa de portaria terceirizada, por exemplo, pode enfrentar uma resistência do público no início de suas atividades.
Uma vez que sua postura formal pode levar o usuário a sentir que está consumindo uma propaganda.
Por isso, humanizar o canal por meio de eventos de interação com a audiência, como transmissões ao vivo, perguntas e respostas, curiosidades e histórias tragicômicas são ideais para quebrar esta barreira.
Invista em infraestrutura
Essencial para o sucesso do canal, apresentar imagem e áudio de boa qualidade é um requisito mínimo para a produção de conteúdo no YouTube.
Isso inclui a boa disposição de objetos no espaço, iluminação e equipamentos de qualidade, como câmera e microfone.
Para a criação empresarial, um aluguel de sala de reunião é uma opção que deve ser considerada.
A contratação de apresentadores e influenciadores digitais também é uma alternativa de estabelecer um rosto e voz oficial.
Conclusão
O YouTube é uma plataforma de extrema relevância, uma liderança absoluta no que diz respeito ao compartilhamento de vídeos na internet.
Sua inclusão na estratégia de uma empresa ou produtor independente é fundamental para a expansão de uma marca.
Compreender a importância do YouTube por meio do aproveitamento completo de suas funcionalidades é o caminho mais coeso para desenvolvimento de um canal de valor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.