6 dicas de como modernizar suas estratégias de marketing

O marketing é parte imprescindível para o desenvolvimento de empresas e deve ser implementado de forma efetiva e planejada, ou seja, por meio do estabelecimento de uma estratégia de marketing

Por qual motivo esse recurso é importante?

Existem diversos motivos que demonstram a necessidade de estabelecer estratégias de marketing de qualidade. 

Sendo assim, para explicitar essa importância, os principais serão destacados a seguir:

Sem desperdício de energia

Para implementar um novo projeto de uma empresa, é essencial saber o que deve ser feito e conhecer todos os passos para que a energia aplicada a ele não seja algo desperdiçado, mas bem pensado. 

Além disso, ela permite que os colaboradores não se estressem com o surgimento de diversos problemas ao longo do seu desenvolvimento, o que garante que eles não fiquem sobrecarregados e diminuam sua produtividade. 

Por exemplo, uma empresa de gesso que irá criar uma campanha para seu novo serviço, se ela tiver tudo organizado, definindo tudo o que precisará ser feito, sua equipe não precisará perder tempo com diversas surpresas ao longo do seu desenvolvimento. 

Criar e elaborar de forma complexa um projeto de marketing sem ideia do que deve ser feito, faz com que as decisões tomadas não sejam bem analisadas ou baseadas em pontos concretos e essenciais, diminuindo a empolgação dos times e aumentando os conflitos. 

Portanto, implementar e seguir uma estratégia de marketing detalhada permite dar um rumo para os desenvolvedores, evitando todo esse estresse por falta de um padrão e de organização do que deve ser feito. 

Diminuição dos gastos excessivos

Assim que a empresa se programa sobre as decisões a serem tomadas, ela diminui os gastos com estratégias que não serão efetivas ou que não suprirão os seus desejos, evitando investir em algo que não terá retorno. 

Isto é, um exemplo, uma marca de aluguel de sala de reunião que sabe a linguagem mais adequada aos seus clientes, irá utilizá-la desde o início, sem ter que perder tempo e dinheiro refazendo, pois depois percebeu que estava errado, gastando mais capital. 

Ter decisões é mais assertiva

A partir do momento que um negócio tem acesso a diversas informações sobre o seu público, seus interesses e gostos, ela consegue desenvolver estratégias direcionadas a essas características, tornando-as mais assertivas, pois irão agradar mais seus clientes. 

Por exemplo, se uma loja de balão personalizado sabe que seus consumidores estão mais concentrados nas redes sociais, ela não perderá tempo investindo no envio de conteúdo por e-mail, pois sabe que terá mais resultados no primeiro canal. 

Esse é um ponto para garantir um diferencial em relação às concorrentes, uma vez que aumenta a satisfação de seus clientes e proporciona um direcionamento maior para tudo em que ela investir. 

Crescimento da motivação do time

Uma forma de garantir que o time fique mais motivado é através do estabelecimento de metas claras e objetivos em comum, assim eles conseguem trabalhar em sincronia e como uma equipe, sabendo o que precisam e como fazer. 

Como consequência, eles conseguem se apoiar e ajudar em diversos processos, conseguindo resolver as tarefas de forma mais rápida e eficiente, diminuindo os problemas e sem prejudicar o desenvolvimento do projeto. 

Um exemplo, um grupo de trabalhadores que sabe como promover seu novo elevador acessibilidade, cada um irá trabalhar de acordo com as suas tarefas, sem prejudicar o colega ou fazer o mesmo que ele, desperdiçando tempo com ações já feitas. 

O que é criar uma estratégia de marketing?

Ao utilizar a ideia de criar uma estratégia de marketing, refere-se a ideia de um conjunto de ações que devem ser realizadas por uma empresa para que ela consiga alcançar seus objetivos de divulgação, vendas e estabelecimento de uma imagem positiva. 

Em outras palavras, ela é responsável por representar todo o esforço destinado a atingir um ponto de visibilidade, atrair novos consumidores e ser visto como um negócio de relevância no mercado no qual está inserido. 

Portanto, antes de implementar qualquer ação de marketing, é preciso criar essa estratégia, destinada a proporcionar um planejamento para o que será criado, definindo o que funciona mais para aquela instituição e fazendo uma avaliação de tudo. 

Isto é, uma empresa de divisórias que irá lançar um novo projeto utilizará essa estratégia de marketing para definir o público-alvo, a quantia de orçamento disponível e também uma análise do que ela está dando de retorno, permitindo a modificação e melhora. 

Quais são as classes de estratégias?

Nesse contexto, é preciso ressaltar que existe mais de um tipo de estratégia de marketing que pode ser aplicada, diferenciando-se pelas características e objetivos de cada uma delas.  

Natural marketing

Para o primeiro tipo, o foco deve ser em criar e solidificar um relacionamento de lealdade e confiança entre o negócio e os seus clientes, permitindo a criação de desejo dele por parte dos consumidores. 

Para isso, é preciso criar conteúdo autêntico de verdade, permitindo a criação de uma conexão com os leitores. 

Deve-se fazer a partir da exibição das formas com as quais aquela empresa é capaz de mudar a vida de seu público.

Sendo assim, ela deve ter um propósito muito claro para a marca e para seus clientes. É preciso ter em mente que os consumidores devem se sentir especiais, ouvidos e participando de algo que se identificam. 

Por exemplo, uma empresa que aluga sala privativa precisaria investir no estabelecimento de uma campanha que mostrasse que ela pode prover um ambiente essencial de trabalho, auxiliando o cliente a encontrar uma solução para o seu problema de falta de privacidade. 

Inbound marketing

Realizado por meio da criação de conteúdos de qualidade e relevantes para o público, o Inbound Marketing garante que ela terá a sua atenção, transmitindo, principalmente, credibilidade. Por isso, ela exige maior conhecimento sobre o funil de vendas. 

Portanto, uma loja que vende camisa para empresa personalizada posta vídeos de como usar seus produtos com roupas do dia a dia, produzindo material que interessa e ajuda o público, o que aumenta a capacidade de atração de clientes. 

Além disso, ela consegue demonstrar que tem propriedade sobre o que fala, uma vez que entrega informações adicionais ao que ela precisa vender, dando valor para auxiliar de alguma forma seus consumidores, melhorando sua imagem e o relacionamento. 

É importante ressaltar que, para isso, deve-se conhecer o público ao qual deseja atingir, coletando informações sobre seus interesses, problemas e comportamento em geral, para que haja um direcionamento das estratégias de forma correta.

Marketing de relacionamento

Esse tipo de marketing se refere à criação de estratégias direcionadas a fidelizar os clientes, ou seja, garantir que os compradores fiquem satisfeitos, transformando-os em fiéis e proporcionando a eles terem suas necessidades atendidas. 

Assim, por exemplo, uma loja que vende cadernos e bloco de anotações atacado faz com que os seus clientes continuem escolhendo ela, mesmo após a compra, garantindo que eles não optem pela concorrência no momento de compra futura. 

Além disso, eles passam a recomendar o serviço, o que garante um aumento do alcance da empresa e instiga mais os potenciais clientes a comprar, já que uma pessoa que consumiu se sentiu satisfeita a ponto de recomendar para os outros. 

É válido destacar também que existem diversos outros tipos de marketing, os quais estão crescendo cada vez mais, especialmente devido ao desenvolvimento contínuo do mundo digital e das tecnologias que se baseiam nessas estratégias. 

Deve-se ainda destacar que cada um deles está relacionado a um objetivo em específico, necessitando que a escolha seja feita seguindo as metas de uma empresa em cada momento para que os resultados sejam os esperados. 

Como modernizar o negócio?

Dessa maneira, é possível concluir que a empresa consegue modernizar o seu negócio a partir do estabelecimento de estratégias de marketing de qualidade. 

Para isso ficar mais claro, seguem algumas dicas de modernização:

  1. Utilize um software comum;
  2. Integre todas as equipes para uso;
  3. Invista nas redes sociais e e-mail;
  4. Utilize programas que analisam o público;
  5. Analise as estatísticas do seu website;
  6. Garanta uma boa comunicação com os clientes.

A partir dessas ações, a empresa consegue ter acesso a diversas informações, a partir da tecnologia, que proporcionam seu desenvolvimento em conjunto com as estratégias de marketing. 

Conclusão

Em suma, as estratégias de marketing se tornaram essencial para o crescimento de uma empresa e o seu estabelecimento no mercado, funcionando como uma base para todas as campanhas que forem criadas. 

É essencial compreender o assunto de forma geral, como através das informações deste artigo, para que essa ferramenta seja aplicada da forma correta, desencadeando todos os benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.